O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Daniela Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4544
Resumo: This study analyzes the advertising discourse of Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, through the analysis of the contracts that the University establish with communication partners. This study assumes that advertising is at the service of the market and, hence, looks forward to increase the interest of consumption. Therefore, examination of communication contracts also allows to identify how are established the strategies of concealment of marketing bias and seduction which in turn, through the enchantment, aim at achieving the objectives of consumption. Finally, through the theory of semiolinguistica Patrick Charaudeau and semiotic analysis in discursive level of Greimas and Courtes, the following five ads audiovisual of the University are analyzed: We want anyone who wants more, produced in 2004, To know is to live, produced in year , 2005; Transformation, produced in year 2008, 40 years, produced in year 2009 and Institutional 01 20, produced in year 2010.
id P_RS_29d60d318b96ad235613f004ac716857
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4544
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Carvalho, Cristiane MafacioliCPF:62686674091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138Y8CPF:91973333015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4461100H3Medeiros, Daniela Maria2015-04-14T14:41:50Z2013-06-192013-03-26MEDEIROS, Daniela Maria. O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4544This study analyzes the advertising discourse of Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, through the analysis of the contracts that the University establish with communication partners. This study assumes that advertising is at the service of the market and, hence, looks forward to increase the interest of consumption. Therefore, examination of communication contracts also allows to identify how are established the strategies of concealment of marketing bias and seduction which in turn, through the enchantment, aim at achieving the objectives of consumption. Finally, through the theory of semiolinguistica Patrick Charaudeau and semiotic analysis in discursive level of Greimas and Courtes, the following five ads audiovisual of the University are analyzed: We want anyone who wants more, produced in 2004, To know is to live, produced in year , 2005; Transformation, produced in year 2008, 40 years, produced in year 2009 and Institutional 01 20, produced in year 2010.Propomos com este estudo analisar o discurso publicitário da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Para tanto, buscaremos em especial a análise dos contratos de comunicação que a universidade estabelece com os demais parceiros de troca. Esse estudo parte do pressuposto de que a publicidade está a serviço do mercado e, portanto visa despertar o interesse de consumo. Logo, revelar os contratos de comunicação permitirá também indentificar de que forma ocorrem as estratégias de ocultação do viés mercadológico e sedução que por sua vez, através do encantamento, visa atingir os objetivos de consumo. Para tanto, através da teoria semiolinguistica de Patrick Charaudeau e da análise semiótica em nível discursivo de Greimas e Courtés, analisaremos cinco anúncios audiovisuais da universidade: Nós queremos quem quer mais, produzido no ano de 2004; Pra saber tem que viver, produzido no ano de 2005; Transformação, produzido no ano de 2008; 40 anos, produzido no ano de 2009 e Institucional 01 20, produzido no ano de 2010.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448724.pdf: 2178078 bytes, checksum: 68ebedf42b5c320abaf1c112ea11f6d4 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14780/448724.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALANÁLISE DO DISCURSO - SEMIOLOGIASEMIOLOGIAPUBLICIDADE - LINGUAGEMLINGUÍSTICACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL448724.pdf.jpg448724.pdf.jpgimage/jpeg3079http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/3/448724.pdf.jpgf57b58bc0c9144a8256309a4d02140f2MD53TEXT448724.pdf.txt448724.pdf.txttext/plain272339http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/2/448724.pdf.txtb96eb0220ee7bb4228359801a44d79bcMD52ORIGINAL448724.pdfapplication/pdf2178078http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/1/448724.pdf68ebedf42b5c320abaf1c112ea11f6d4MD51tede/45442015-04-20 12:37:51.314oai:tede2.pucrs.br:tede/4544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:37:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
title O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
spellingShingle O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
Medeiros, Daniela Maria
COMUNICAÇÃO SOCIAL
ANÁLISE DO DISCURSO - SEMIOLOGIA
SEMIOLOGIA
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
LINGUÍSTICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
title_full O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
title_fullStr O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
title_full_unstemmed O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
title_sort O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS
author Medeiros, Daniela Maria
author_facet Medeiros, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Cristiane Mafacioli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:62686674091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138Y8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91973333015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4461100H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Daniela Maria
contributor_str_mv Carvalho, Cristiane Mafacioli
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
ANÁLISE DO DISCURSO - SEMIOLOGIA
SEMIOLOGIA
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
LINGUÍSTICA
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
ANÁLISE DO DISCURSO - SEMIOLOGIA
SEMIOLOGIA
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
LINGUÍSTICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study analyzes the advertising discourse of Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, through the analysis of the contracts that the University establish with communication partners. This study assumes that advertising is at the service of the market and, hence, looks forward to increase the interest of consumption. Therefore, examination of communication contracts also allows to identify how are established the strategies of concealment of marketing bias and seduction which in turn, through the enchantment, aim at achieving the objectives of consumption. Finally, through the theory of semiolinguistica Patrick Charaudeau and semiotic analysis in discursive level of Greimas and Courtes, the following five ads audiovisual of the University are analyzed: We want anyone who wants more, produced in 2004, To know is to live, produced in year , 2005; Transformation, produced in year 2008, 40 years, produced in year 2009 and Institutional 01 20, produced in year 2010.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Daniela Maria. O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4544
identifier_str_mv MEDEIROS, Daniela Maria. O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/3/448724.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/2/448724.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4544/1/448724.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f57b58bc0c9144a8256309a4d02140f2
b96eb0220ee7bb4228359801a44d79bc
68ebedf42b5c320abaf1c112ea11f6d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765301446836224