Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audino, Iana Franciscatto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337
Resumo: A intenção central deste estudo foi a de investigar as percepções dos alunos sobre uma proposta de ensino-aprendizagem que partiu do cotidiano dos mesmos. Discutiu-se, ainda, as mudanças geradas na concepção dos alunos sobre o papel da escola e do processo de ensino-aprendizagem após a participação dos mesmos na proposta realizada em sala de aula. Para a concretização deste propósito, optou-se pela realização de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, procurando-se estabelecer interligações entre a prática pedagógica, com valorização do processo de educar pela pesquisa, e as percepções e comportamentos dos alunos, que norteavam as relações sociais e intelectuais existentes em sala de aula. A coleta de dados realizou-se durante o ano letivo de 2004 em uma turma da oitava totalidade no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa procurou-se desvelar as mudanças geradas em sala de aula a partir da participação em uma proposta de ensino-aprendizagem com valorização no cotidiano dos mesmos. Os procedimentos metodológicos selecionados foram os depoimentos dos alunos, orais ou escritos, e as observações em sala de aula. Ao longo do estudo refletiu-se sobre o papel da escola e sua organização, a importância da pesquisa em sala de aula, bem como a estreita ligação entre o conhecimento cotidiano e a linguagem. A pesquisa possibilitou demonstrar que o partir do cotidiano dos alunos, a motivação, o uso e o estímulo da linguagem em sala de aula foram fatores que contribuíram e interferiram de maneira significativa na formação da autonomia e aprendizagem dos educandos. Como resultado da investigação, verificou-se a importância de aproveitar o conhecimento cotidiano em sala de aula, bem como os possíveis benefícios de sua utilização. Procurei demonstrar o quanto nossos alunos podem contribuir com suas experiências em sala de aula e, desta forma, o quanto estas podem acrescentar na construção e reconstrução da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que uma sala de aula participativa, democrática, desafiadora, que estimule o engajamento dos alunos, o intercâmbio e a circulação de diferentes perspectivas sobre os maisvariados assuntos contribui para o desenvolvimento da autonomia. Por outro lado, foi fator necessário para a concretização de aprendizagens mais significativas a superação, por parte do professor, da centralização do conhecimento. Entendo que ao descentralizar a aprendizagem podemos formar alunos críticos e autônomos capazes de mudar a realidade na qual estão inseridos.
id P_RS_29eb251de0c34af21759e042df0a4512
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3337
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:92555187049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717344A5Audino, Iana Franciscatto2015-04-14T14:12:27Z2006-11-292006-03-14AUDINO, Iana Franciscatto. Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 346930.pdf: 474220 bytes, checksum: fcad51004954309abb48edf5c4518985 (MD5) Previous issue date: 2006-03-14A intenção central deste estudo foi a de investigar as percepções dos alunos sobre uma proposta de ensino-aprendizagem que partiu do cotidiano dos mesmos. Discutiu-se, ainda, as mudanças geradas na concepção dos alunos sobre o papel da escola e do processo de ensino-aprendizagem após a participação dos mesmos na proposta realizada em sala de aula. Para a concretização deste propósito, optou-se pela realização de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, procurando-se estabelecer interligações entre a prática pedagógica, com valorização do processo de educar pela pesquisa, e as percepções e comportamentos dos alunos, que norteavam as relações sociais e intelectuais existentes em sala de aula. A coleta de dados realizou-se durante o ano letivo de 2004 em uma turma da oitava totalidade no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa procurou-se desvelar as mudanças geradas em sala de aula a partir da participação em uma proposta de ensino-aprendizagem com valorização no cotidiano dos mesmos. Os procedimentos metodológicos selecionados foram os depoimentos dos alunos, orais ou escritos, e as observações em sala de aula. Ao longo do estudo refletiu-se sobre o papel da escola e sua organização, a importância da pesquisa em sala de aula, bem como a estreita ligação entre o conhecimento cotidiano e a linguagem. A pesquisa possibilitou demonstrar que o partir do cotidiano dos alunos, a motivação, o uso e o estímulo da linguagem em sala de aula foram fatores que contribuíram e interferiram de maneira significativa na formação da autonomia e aprendizagem dos educandos. Como resultado da investigação, verificou-se a importância de aproveitar o conhecimento cotidiano em sala de aula, bem como os possíveis benefícios de sua utilização. Procurei demonstrar o quanto nossos alunos podem contribuir com suas experiências em sala de aula e, desta forma, o quanto estas podem acrescentar na construção e reconstrução da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que uma sala de aula participativa, democrática, desafiadora, que estimule o engajamento dos alunos, o intercâmbio e a circulação de diferentes perspectivas sobre os maisvariados assuntos contribui para o desenvolvimento da autonomia. Por outro lado, foi fator necessário para a concretização de aprendizagens mais significativas a superação, por parte do professor, da centralização do conhecimento. Entendo que ao descentralizar a aprendizagem podemos formar alunos críticos e autônomos capazes de mudar a realidade na qual estão inseridos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12633/346930.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEM - ESTRATÉGIASPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL346930.pdf.jpg346930.pdf.jpgimage/jpeg3204http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/3/346930.pdf.jpgd861148a55ba3baf0fb74dd12e026a4aMD53TEXT346930.pdf.txt346930.pdf.txttext/plain169733http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/2/346930.pdf.txte5c6b098e23088203db12fb34a7ea2deMD52ORIGINAL346930.pdfapplication/pdf474220http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/1/346930.pdffcad51004954309abb48edf5c4518985MD51tede/33372015-04-17 15:59:58.395oai:tede2.pucrs.br:tede/3337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
title Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
Audino, Iana Franciscatto
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
title_full Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
title_sort Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
author Audino, Iana Franciscatto
author_facet Audino, Iana Franciscatto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00705080030
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92555187049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717344A5
dc.contributor.author.fl_str_mv Audino, Iana Franciscatto
contributor_str_mv Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A intenção central deste estudo foi a de investigar as percepções dos alunos sobre uma proposta de ensino-aprendizagem que partiu do cotidiano dos mesmos. Discutiu-se, ainda, as mudanças geradas na concepção dos alunos sobre o papel da escola e do processo de ensino-aprendizagem após a participação dos mesmos na proposta realizada em sala de aula. Para a concretização deste propósito, optou-se pela realização de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, procurando-se estabelecer interligações entre a prática pedagógica, com valorização do processo de educar pela pesquisa, e as percepções e comportamentos dos alunos, que norteavam as relações sociais e intelectuais existentes em sala de aula. A coleta de dados realizou-se durante o ano letivo de 2004 em uma turma da oitava totalidade no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa procurou-se desvelar as mudanças geradas em sala de aula a partir da participação em uma proposta de ensino-aprendizagem com valorização no cotidiano dos mesmos. Os procedimentos metodológicos selecionados foram os depoimentos dos alunos, orais ou escritos, e as observações em sala de aula. Ao longo do estudo refletiu-se sobre o papel da escola e sua organização, a importância da pesquisa em sala de aula, bem como a estreita ligação entre o conhecimento cotidiano e a linguagem. A pesquisa possibilitou demonstrar que o partir do cotidiano dos alunos, a motivação, o uso e o estímulo da linguagem em sala de aula foram fatores que contribuíram e interferiram de maneira significativa na formação da autonomia e aprendizagem dos educandos. Como resultado da investigação, verificou-se a importância de aproveitar o conhecimento cotidiano em sala de aula, bem como os possíveis benefícios de sua utilização. Procurei demonstrar o quanto nossos alunos podem contribuir com suas experiências em sala de aula e, desta forma, o quanto estas podem acrescentar na construção e reconstrução da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que uma sala de aula participativa, democrática, desafiadora, que estimule o engajamento dos alunos, o intercâmbio e a circulação de diferentes perspectivas sobre os maisvariados assuntos contribui para o desenvolvimento da autonomia. Por outro lado, foi fator necessário para a concretização de aprendizagens mais significativas a superação, por parte do professor, da centralização do conhecimento. Entendo que ao descentralizar a aprendizagem podemos formar alunos críticos e autônomos capazes de mudar a realidade na qual estão inseridos.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AUDINO, Iana Franciscatto. Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337
identifier_str_mv AUDINO, Iana Franciscatto. Cotidiano, pesquisa e linguagem : um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/3/346930.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/2/346930.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3337/1/346930.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d861148a55ba3baf0fb74dd12e026a4a
e5c6b098e23088203db12fb34a7ea2de
fcad51004954309abb48edf5c4518985
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292904087552