Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto, Lucas André
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706
Resumo: At the beginning of the 21st century, samba in Brazil and fado in Portugal were recognized by national and international organizations as symbolic cultural expressions of Brazilian and Portuguese national identities. However, if nowadays they belong to the national pantheon of their respective countries in the field of music, the analysis of their historical paths shows dissonant interpretations about the criteria that defines both samba and fado as traditional manifestations. This work analyzes the different interpretations of people and nation present in the historical construction of these musical genres as identity symbols. Through a set of heterogeneous, unarticulated sources, regarded as meaning-producing discourses, one investigates how different interpretations of nationality provided the material capable of embodying the "presentiment" of the nation in three specific contexts in which samba and fado appear as "popular culture", as "urban folklore" and as "national song". Exposing different historical layers, the discourses from the music and the ones referring to it conformed fissured identities, result of the diversity of elements that compose the national collectivity gathered in the notions of people and nation.
id P_RS_2d04af19f6a36aa55edb31b12b9967c9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/8706
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Paredes, Marçal de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3045569204606196http://lattes.cnpq.br/1556068422001617Gasparotto, Lucas André2019-06-14T14:18:09Z2019-03-29http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706At the beginning of the 21st century, samba in Brazil and fado in Portugal were recognized by national and international organizations as symbolic cultural expressions of Brazilian and Portuguese national identities. However, if nowadays they belong to the national pantheon of their respective countries in the field of music, the analysis of their historical paths shows dissonant interpretations about the criteria that defines both samba and fado as traditional manifestations. This work analyzes the different interpretations of people and nation present in the historical construction of these musical genres as identity symbols. Through a set of heterogeneous, unarticulated sources, regarded as meaning-producing discourses, one investigates how different interpretations of nationality provided the material capable of embodying the "presentiment" of the nation in three specific contexts in which samba and fado appear as "popular culture", as "urban folklore" and as "national song". Exposing different historical layers, the discourses from the music and the ones referring to it conformed fissured identities, result of the diversity of elements that compose the national collectivity gathered in the notions of people and nation.No início do século XXI, o samba, no Brasil, e o fado, em Portugal, foram reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais como expressões culturais simbólicas das identidades brasileira e portuguesa. Contudo, se ocupam, atualmente, um lugar no panteão nacional de seus respectivos países no âmbito da música, a análise de seus percursos históricos expõe interpretações dissonantes acerca dos critérios capazes de defini-los como manifestações tradicionais. Este trabalho coloca em perspectiva histórica as diferentes leituras sobre o povo e a nação presentes no processo de construção desses gêneros musicais como símbolos identitários. Através de um conjunto de fontes heterogêneas, desierarquizadas e encaradas como discursos produtores de sentido, investiga-se como diferentes interpretações da nacionalidade forneceram a matéria capaz de corporificar a “presentificação” da nação em três contextos específicos em que o samba e o fado surgem como “expressão do popular”, como “folclore urbano” e como “canção nacional”. Expondo distintas camadas históricas, os discursos da e referente à música conformaram identidades fissuradas resultantes da diversidade de elementos que compõem a coletividade nacional reunida nas noções de povo e nação.Submitted by PPG História (historia-pg@pucrs.br) on 2019-05-28T13:02:22Z No. of bitstreams: 1 GASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf: 3222526 bytes, checksum: f90d69d4174705cfc6759c61d48949f0 (MD5)Approved for entry into archive by Sarajane Pan (sarajane.pan@pucrs.br) on 2019-06-14T14:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf: 3222526 bytes, checksum: f90d69d4174705cfc6759c61d48949f0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-14T14:18:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf: 3222526 bytes, checksum: f90d69d4174705cfc6759c61d48949f0 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175557/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%c3%a3o%20final.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBrasilEscola de HumanidadesSambaFadoNaçãoIdentidade NacionalMúsica PopularCIENCIAS HUMANAS::HISTORIASe não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação2600208937974908513500500500600-6557531471218110192-38409219363320405911802873727776104890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf.jpgGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf.jpgimage/jpeg5824http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/4/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdf.jpgde58f5abce2df58fe239b3afc97b86b0MD54TEXTGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf.txtGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdf.txttext/plain1266100http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/3/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdf.txt6b75afba5d9892cad5f7b50474a1338dMD53ORIGINALGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdfGASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdfapplication/pdf3222526http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/2/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdff90d69d4174705cfc6759c61d48949f0MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/87062019-06-14 12:00:31.111oai:tede2.pucrs.br:tede/8706QXV0b3JpemE/P28gcGFyYSBQdWJsaWNhPz9vIEVsZXRyP25pY2E6IENvbSBiYXNlIG5vIGRpc3Bvc3RvIG5hIExlaSBGZWRlcmFsIG4/OS42MTAsIGRlIDE5IGRlIGZldmVyZWlybyBkZSAxOTk4LCBvIGF1dG9yIEFVVE9SSVpBIGEgcHVibGljYT8/byBlbGV0cj9uaWNhIGRhIHByZXNlbnRlIG9icmEgbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgRGlnaXRhbCBkYSBQb250aWY/Y2lhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXQ/bGljYSBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIFN1bCwgc2VkaWFkYSBhIEF2LiBJcGlyYW5nYSA2NjgxLCBQb3J0byBBbGVncmUsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gU3VsLCBjb20gcmVnaXN0cm8gZGUgQ05QSiA4ODYzMDQxMzAwMDItODEgYmVtIGNvbW8gZW0gb3V0cmFzIGJpYmxpb3RlY2FzIGRpZ2l0YWlzLCBuYWNpb25haXMgZSBpbnRlcm5hY2lvbmFpcywgY29ucz9yY2lvcyBlIHJlZGVzID9zIHF1YWlzIGEgYmlibGlvdGVjYSBkYSBQVUNSUyBwb3NzYSBhIHZpciBwYXJ0aWNpcGFyLCBzZW0gP251cyBhbHVzaXZvIGFvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgYSB0P3R1bG8gZGUgZGl2dWxnYT8/byBkYSBwcm9kdT8/byBjaWVudD9maWNhLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-06-14T15:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
title Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
spellingShingle Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
Gasparotto, Lucas André
Samba
Fado
Nação
Identidade Nacional
Música Popular
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
title_full Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
title_fullStr Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
title_full_unstemmed Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
title_sort Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
author Gasparotto, Lucas André
author_facet Gasparotto, Lucas André
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paredes, Marçal de Menezes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3045569204606196
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1556068422001617
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparotto, Lucas André
contributor_str_mv Paredes, Marçal de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Samba
Fado
Nação
Identidade Nacional
Música Popular
topic Samba
Fado
Nação
Identidade Nacional
Música Popular
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description At the beginning of the 21st century, samba in Brazil and fado in Portugal were recognized by national and international organizations as symbolic cultural expressions of Brazilian and Portuguese national identities. However, if nowadays they belong to the national pantheon of their respective countries in the field of music, the analysis of their historical paths shows dissonant interpretations about the criteria that defines both samba and fado as traditional manifestations. This work analyzes the different interpretations of people and nation present in the historical construction of these musical genres as identity symbols. Through a set of heterogeneous, unarticulated sources, regarded as meaning-producing discourses, one investigates how different interpretations of nationality provided the material capable of embodying the "presentiment" of the nation in three specific contexts in which samba and fado appear as "popular culture", as "urban folklore" and as "national song". Exposing different historical layers, the discourses from the music and the ones referring to it conformed fissured identities, result of the diversity of elements that compose the national collectivity gathered in the notions of people and nation.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-14T14:18:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2600208937974908513
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -6557531471218110192
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -3840921936332040591
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 1802873727776104890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/4/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/3/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/2/GASPAROTTO_LUCAS_tese_vers%C3%A3o+final.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8706/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv de58f5abce2df58fe239b3afc97b86b0
6b75afba5d9892cad5f7b50474a1338d
f90d69d4174705cfc6759c61d48949f0
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765340255682560