Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595 |
Resumo: | Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado. |
id |
P_RS_35116e652a693c018f00e1395ddf66eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3595 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abrahão, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:51535475072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728507Z2Barreiro, Cristhianny Bento2015-04-14T14:22:52Z2009-04-022009-03-20BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410838.pdf: 14333245 bytes, checksum: 556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fb (MD5) Previous issue date: 2009-03-20Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13180/410838.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPESQUISA EDUCACIONALPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - BIOGRAFIASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPesquisa-formação : a construção de si na escuta do outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410838.pdf.jpg410838.pdf.jpgimage/jpeg3175http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/3/410838.pdf.jpg4704ff3185251d2ba61d727e67a7e456MD53TEXT410838.pdf.txt410838.pdf.txttext/plain244880http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/2/410838.pdf.txt37425347dde566eafe1bacec0ff5aa66MD52ORIGINAL410838.pdfapplication/pdf14333245http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/1/410838.pdf556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fbMD51tede/35952015-04-17 15:54:58.223oai:tede2.pucrs.br:tede/3595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
title |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
spellingShingle |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro Barreiro, Cristhianny Bento EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - BIOGRAFIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
title_full |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
title_fullStr |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
title_sort |
Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
author |
Barreiro, Cristhianny Bento |
author_facet |
Barreiro, Cristhianny Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:05525225034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:51535475072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728507Z2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiro, Cristhianny Bento |
contributor_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - BIOGRAFIAS |
topic |
EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - BIOGRAFIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-04-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595 |
identifier_str_mv |
BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/3/410838.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/2/410838.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/1/410838.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4704ff3185251d2ba61d727e67a7e456 37425347dde566eafe1bacec0ff5aa66 556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294437105664 |