Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Cristhianny Bento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595
Resumo: Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado.
id P_RS_35116e652a693c018f00e1395ddf66eb
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3595
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Abrahão, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:51535475072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728507Z2Barreiro, Cristhianny Bento2015-04-14T14:22:52Z2009-04-022009-03-20BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410838.pdf: 14333245 bytes, checksum: 556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fb (MD5) Previous issue date: 2009-03-20Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13180/410838.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPESQUISA EDUCACIONALPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - BIOGRAFIASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPesquisa-formação : a construção de si na escuta do outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410838.pdf.jpg410838.pdf.jpgimage/jpeg3175http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/3/410838.pdf.jpg4704ff3185251d2ba61d727e67a7e456MD53TEXT410838.pdf.txt410838.pdf.txttext/plain244880http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/2/410838.pdf.txt37425347dde566eafe1bacec0ff5aa66MD52ORIGINAL410838.pdfapplication/pdf14333245http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/1/410838.pdf556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fbMD51tede/35952015-04-17 15:54:58.223oai:tede2.pucrs.br:tede/3595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
title Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
spellingShingle Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
Barreiro, Cristhianny Bento
EDUCAÇÃO
PESQUISA EDUCACIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - BIOGRAFIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
title_full Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
title_fullStr Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
title_full_unstemmed Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
title_sort Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro
author Barreiro, Cristhianny Bento
author_facet Barreiro, Cristhianny Bento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05525225034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:51535475072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728507Z2
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Cristhianny Bento
contributor_str_mv Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PESQUISA EDUCACIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - BIOGRAFIAS
topic EDUCAÇÃO
PESQUISA EDUCACIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - BIOGRAFIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595
identifier_str_mv BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/3/410838.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/2/410838.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3595/1/410838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4704ff3185251d2ba61d727e67a7e456
37425347dde566eafe1bacec0ff5aa66
556630a23bdb7aa3ccb2bde25f2a41fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294437105664