Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Katia Henn
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisa
id P_RS_3546fedd572caba85533b29f1b34d1ba
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3318
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:53964543004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232086T0Gil, Katia Henn2015-04-14T14:12:22Z2008-05-272008-03-18GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401324.pdf: 768490 bytes, checksum: 48238a170ebdab56be301c25a5090bca (MD5) Previous issue date: 2008-03-18Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12645/401324.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICAMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESÁLGEBRA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401324.pdf.jpg401324.pdf.jpgimage/jpeg3060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/3/401324.pdf.jpge64fb5cbde7ea181dbd6451c1c037864MD53TEXT401324.pdf.txt401324.pdf.txttext/plain176140http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/2/401324.pdf.txt974a26774ef7ad64de5ba18213105a72MD52ORIGINAL401324.pdfapplication/pdf768490http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf48238a170ebdab56be301c25a5090bcaMD51tede/33182015-04-17 15:59:58.437oai:tede2.pucrs.br:tede/3318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
title Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
spellingShingle Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
Gil, Katia Henn
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
ÁLGEBRA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
title_full Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
title_fullStr Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
title_full_unstemmed Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
title_sort Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
author Gil, Katia Henn
author_facet Gil, Katia Henn
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:53964543004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232086T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Katia Henn
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
ÁLGEBRA - ENSINO
topic MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
ÁLGEBRA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisa
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318
identifier_str_mv GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/3/401324.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/2/401324.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e64fb5cbde7ea181dbd6451c1c037864
974a26774ef7ad64de5ba18213105a72
48238a170ebdab56be301c25a5090bca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292497240064