Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisa |
id |
P_RS_3546fedd572caba85533b29f1b34d1ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3318 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:53964543004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232086T0Gil, Katia Henn2015-04-14T14:12:22Z2008-05-272008-03-18GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401324.pdf: 768490 bytes, checksum: 48238a170ebdab56be301c25a5090bca (MD5) Previous issue date: 2008-03-18Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12645/401324.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICAMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESÁLGEBRA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401324.pdf.jpg401324.pdf.jpgimage/jpeg3060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/3/401324.pdf.jpge64fb5cbde7ea181dbd6451c1c037864MD53TEXT401324.pdf.txt401324.pdf.txttext/plain176140http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/2/401324.pdf.txt974a26774ef7ad64de5ba18213105a72MD52ORIGINAL401324.pdfapplication/pdf768490http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf48238a170ebdab56be301c25a5090bcaMD51tede/33182015-04-17 15:59:58.437oai:tede2.pucrs.br:tede/3318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
title |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
spellingShingle |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra Gil, Katia Henn MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM - DIFICULDADES ÁLGEBRA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
title_full |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
title_fullStr |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
title_sort |
Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra |
author |
Gil, Katia Henn |
author_facet |
Gil, Katia Henn |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16876504034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:53964543004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232086T0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Katia Henn |
contributor_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM - DIFICULDADES ÁLGEBRA - ENSINO |
topic |
MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM - DIFICULDADES ÁLGEBRA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis razões para as dificuldades apresentadas pelos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental no estudo dos conceitos e procedimentos algébricos. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de testes com alunos e entrevistas com alunos e professores. Estes instrumentos foram elaborados para tentar detectar as causas das dificuldades que são percebidas. O estudo envolveu uma turma de 7ª série de uma escola da rede privada do ensino em Porto Alegre, e a amostra foi composta de 32 alunos. Por meio deste estudo, cuja análise foi feita de forma eminentemente qualitativa, pretende-se compreender as dificuldades encontradas e buscar alternativas capazes de permitir uma melhor compreensão da aprendizagem da Álgebra. Percebe-se que a interpretação de problemas algébricos, que exigem uma tradução da linguagem corrente para a linguagem simbólica apresenta obstáculos, assim como, a relação entre a Álgebra e a Aritmética. Esses foram os principais fatores detectados na presente pesquisa |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318 |
identifier_str_mv |
GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/3/401324.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/2/401324.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3318/1/401324.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e64fb5cbde7ea181dbd6451c1c037864 974a26774ef7ad64de5ba18213105a72 48238a170ebdab56be301c25a5090bca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292497240064 |