DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/saladeaula.v9i2.883 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883 |
Resumo: | Este texto tem como propósito apresentar uma das ações do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM/UFGD), tratando-se de um relato de experiência realizado durante o ano letivo de 2019. Este trabalho foi de cunho qualitativo e teve como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. Para isso, elaboramos uma tarefa que contemplou a formação e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico. A atividade apoiou-se nas ideias da metodologia do Ensino Exploratório, segundo Canavarro, a qual é estruturada em quatro momentos: Proposição e apresentação da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão coletiva da tarefa e Sistematização. A partir das análises das resoluções dos alunos, identificamos quatro tipos de soluções. Como um dos resultados, destacamos que a metodologia utilizada contribuiu para a compreensão dos conceitos abordados na tarefa proposta. |
id |
IFES-1_66360119a10ce3ebba839ff7f2f61c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/883 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTALÁlgebraEnsino Fundamental Aprendizagem MatemáticaEste texto tem como propósito apresentar uma das ações do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM/UFGD), tratando-se de um relato de experiência realizado durante o ano letivo de 2019. Este trabalho foi de cunho qualitativo e teve como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. Para isso, elaboramos uma tarefa que contemplou a formação e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico. A atividade apoiou-se nas ideias da metodologia do Ensino Exploratório, segundo Canavarro, a qual é estruturada em quatro momentos: Proposição e apresentação da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão coletiva da tarefa e Sistematização. A partir das análises das resoluções dos alunos, identificamos quatro tipos de soluções. Como um dos resultados, destacamos que a metodologia utilizada contribuiu para a compreensão dos conceitos abordados na tarefa proposta.EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/88310.36524/saladeaula.v9i2.883Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 82-932316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883/594Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiola, Adriana Fatima de SouzaCanto Flores, Leonardo 2021-08-03T04:00:55Zoai::article/883Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.625005Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Miola, Adriana Fatima de Souza Álgebra Ensino Fundamental Aprendizagem Matemática Miola, Adriana Fatima de Souza Álgebra Ensino Fundamental Aprendizagem Matemática |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Miola, Adriana Fatima de Souza |
author_facet |
Miola, Adriana Fatima de Souza Miola, Adriana Fatima de Souza Canto Flores, Leonardo Canto Flores, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Canto Flores, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miola, Adriana Fatima de Souza Canto Flores, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra Ensino Fundamental Aprendizagem Matemática |
topic |
Álgebra Ensino Fundamental Aprendizagem Matemática |
description |
Este texto tem como propósito apresentar uma das ações do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM/UFGD), tratando-se de um relato de experiência realizado durante o ano letivo de 2019. Este trabalho foi de cunho qualitativo e teve como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. Para isso, elaboramos uma tarefa que contemplou a formação e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico. A atividade apoiou-se nas ideias da metodologia do Ensino Exploratório, segundo Canavarro, a qual é estruturada em quatro momentos: Proposição e apresentação da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão coletiva da tarefa e Sistematização. A partir das análises das resoluções dos alunos, identificamos quatro tipos de soluções. Como um dos resultados, destacamos que a metodologia utilizada contribuiu para a compreensão dos conceitos abordados na tarefa proposta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883 10.36524/saladeaula.v9i2.883 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i2.883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883/594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 82-93 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075454001152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i2.883 |