Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129 |
Resumo: | A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes |
id |
P_RS_36b8109cd08c1940939b181408f55f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2129 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:71303049015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6Chaves, Jésura Lopes2015-04-14T13:39:01Z2007-04-102007-01-09CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388586.pdf: 1012212 bytes, checksum: 32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientesapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9694/388586.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICALEITURA - COMPREENSÃOINTERPRETAÇÃO DE TEXTOSPSICOLINGÜÍSTICAARGUMENTAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388586.pdf.jpg388586.pdf.jpgimage/jpeg2822http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/3/388586.pdf.jpg3541576d9a1e6183d4342b3c1a915677MD53TEXT388586.pdf.txt388586.pdf.txttext/plain284863http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/2/388586.pdf.txt171733613c2be99616f2de288b441bcdMD52ORIGINAL388586.pdfapplication/pdf1012212http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/1/388586.pdf32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32MD51tede/21292015-04-17 16:57:01.811oai:tede2.pucrs.br:tede/2129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
title |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
spellingShingle |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica Chaves, Jésura Lopes LINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PSICOLINGÜÍSTICA ARGUMENTAÇÃO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
title_full |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
title_fullStr |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
title_full_unstemmed |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
title_sort |
Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica |
author |
Chaves, Jésura Lopes |
author_facet |
Chaves, Jésura Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:28033159049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:71303049015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Jésura Lopes |
contributor_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PSICOLINGÜÍSTICA ARGUMENTAÇÃO |
topic |
LINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PSICOLINGÜÍSTICA ARGUMENTAÇÃO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:39:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129 |
identifier_str_mv |
CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/3/388586.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/2/388586.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/1/388586.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3541576d9a1e6183d4342b3c1a915677 171733613c2be99616f2de288b441bcd 32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765284527013888 |