Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Jésura Lopes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129
Resumo: A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes
id P_RS_36b8109cd08c1940939b181408f55f3a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2129
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:71303049015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6Chaves, Jésura Lopes2015-04-14T13:39:01Z2007-04-102007-01-09CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388586.pdf: 1012212 bytes, checksum: 32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientesapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9694/388586.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICALEITURA - COMPREENSÃOINTERPRETAÇÃO DE TEXTOSPSICOLINGÜÍSTICAARGUMENTAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388586.pdf.jpg388586.pdf.jpgimage/jpeg2822http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/3/388586.pdf.jpg3541576d9a1e6183d4342b3c1a915677MD53TEXT388586.pdf.txt388586.pdf.txttext/plain284863http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/2/388586.pdf.txt171733613c2be99616f2de288b441bcdMD52ORIGINAL388586.pdfapplication/pdf1012212http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/1/388586.pdf32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32MD51tede/21292015-04-17 16:57:01.811oai:tede2.pucrs.br:tede/2129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
title Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
spellingShingle Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
Chaves, Jésura Lopes
LINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PSICOLINGÜÍSTICA
ARGUMENTAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
title_full Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
title_fullStr Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
title_full_unstemmed Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
title_sort Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica
author Chaves, Jésura Lopes
author_facet Chaves, Jésura Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:71303049015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Jésura Lopes
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PSICOLINGÜÍSTICA
ARGUMENTAÇÃO
topic LINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PSICOLINGÜÍSTICA
ARGUMENTAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129
identifier_str_mv CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/3/388586.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/2/388586.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2129/1/388586.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3541576d9a1e6183d4342b3c1a915677
171733613c2be99616f2de288b441bcd
32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284527013888