A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggiotto, Anny Liege Copetti
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4613
Resumo: O presente estudo trata-se de uma análise das inferências na linguagem audiovisual e linguagem verbal do discurso publicitário a partir de uma abordagem cognitivista. O constructo teórico da Teoria das Implicaturas de Grice (1989) e da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1995) foi aplicado como método de análise teórica em três peças audiovisuais publicitárias selecionadas, assim, pode-se objetivamente observar os fenômenos lingüísticos e cognitivos envolvidos na compreensão da mensagem audiovisual publicitária. A fim de legitimar a análise, foram realizadas pesquisas com espectadores e com os diretores de cena das respectivas peças audiovisuais publicitárias, cumprindo os objetivos propostos e corroborando as hipóteses levantadas. Da união das observações teóricas com os resultados das análises, foi possível reconhecer e comprovar a eficácia dessas teorias da comunicação inferencial, para verificação da compreensão da mensagem através dos implícitos
id P_RS_38d0150cf726ab2c3ca4f30588d6152d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4613
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Wainberg, Jacques AlkalaiCPF:22126961087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781398T5CPF:68131330044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282516T5Baggiotto, Anny Liege Copetti2015-04-14T14:42:14Z2007-05-222006-12-06BAGGIOTTO, Anny Liege Copetti. A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4613Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390212.pdf: 1301922 bytes, checksum: d43a2a59ac7a31c427ddd62b321b7cbc (MD5) Previous issue date: 2006-12-06O presente estudo trata-se de uma análise das inferências na linguagem audiovisual e linguagem verbal do discurso publicitário a partir de uma abordagem cognitivista. O constructo teórico da Teoria das Implicaturas de Grice (1989) e da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1995) foi aplicado como método de análise teórica em três peças audiovisuais publicitárias selecionadas, assim, pode-se objetivamente observar os fenômenos lingüísticos e cognitivos envolvidos na compreensão da mensagem audiovisual publicitária. A fim de legitimar a análise, foram realizadas pesquisas com espectadores e com os diretores de cena das respectivas peças audiovisuais publicitárias, cumprindo os objetivos propostos e corroborando as hipóteses levantadas. Da união das observações teóricas com os resultados das análises, foi possível reconhecer e comprovar a eficácia dessas teorias da comunicação inferencial, para verificação da compreensão da mensagem através dos implícitosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14950/390212.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialPUBLICIDADE - LINGUAGEMCOGNIÇÃOINFERÊNCIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390212.pdf.jpg390212.pdf.jpgimage/jpeg3730http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/3/390212.pdf.jpg82e6b3b770d0402c5d2536031847b1dfMD53TEXT390212.pdf.txt390212.pdf.txttext/plain430780http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/2/390212.pdf.txt0a22a62c25dcb29b0f3edfac3f387f5aMD52ORIGINAL390212.pdfapplication/pdf1301922http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/1/390212.pdfd43a2a59ac7a31c427ddd62b321b7cbcMD51tede/46132015-04-20 12:41:13.638oai:tede2.pucrs.br:tede/4613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:41:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
title A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
spellingShingle A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
Baggiotto, Anny Liege Copetti
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
COGNIÇÃO
INFERÊNCIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
title_full A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
title_fullStr A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
title_full_unstemmed A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
title_sort A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista
author Baggiotto, Anny Liege Copetti
author_facet Baggiotto, Anny Liege Copetti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wainberg, Jacques Alkalai
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22126961087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781398T5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:68131330044
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282516T5
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggiotto, Anny Liege Copetti
contributor_str_mv Wainberg, Jacques Alkalai
dc.subject.por.fl_str_mv PUBLICIDADE - LINGUAGEM
COGNIÇÃO
INFERÊNCIA
topic PUBLICIDADE - LINGUAGEM
COGNIÇÃO
INFERÊNCIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O presente estudo trata-se de uma análise das inferências na linguagem audiovisual e linguagem verbal do discurso publicitário a partir de uma abordagem cognitivista. O constructo teórico da Teoria das Implicaturas de Grice (1989) e da Teoria da Relevância de Sperber & Wilson (1995) foi aplicado como método de análise teórica em três peças audiovisuais publicitárias selecionadas, assim, pode-se objetivamente observar os fenômenos lingüísticos e cognitivos envolvidos na compreensão da mensagem audiovisual publicitária. A fim de legitimar a análise, foram realizadas pesquisas com espectadores e com os diretores de cena das respectivas peças audiovisuais publicitárias, cumprindo os objetivos propostos e corroborando as hipóteses levantadas. Da união das observações teóricas com os resultados das análises, foi possível reconhecer e comprovar a eficácia dessas teorias da comunicação inferencial, para verificação da compreensão da mensagem através dos implícitos
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAGGIOTTO, Anny Liege Copetti. A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4613
identifier_str_mv BAGGIOTTO, Anny Liege Copetti. A natureza da interface linguagem audiovisual-linguagem verbal no discurso publicitário : uma abordagem cognitivista. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/3/390212.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/2/390212.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4613/1/390212.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82e6b3b770d0402c5d2536031847b1df
0a22a62c25dcb29b0f3edfac3f387f5a
d43a2a59ac7a31c427ddd62b321b7cbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765301672280064