O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Vanessa da Conceição
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439
Resumo: Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente
id P_RS_39266ae6ec702f61241def5bf2c9f34d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3439
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:81148798072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2Osório, Vanessa da Conceição2015-04-14T14:12:54Z2007-03-222007-01-11OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388460.pdf: 589988 bytes, checksum: d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff (MD5) Previous issue date: 2007-01-11Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docenteapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12490/388460.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALEDUCAÇÃO PERMANENTEOFICINAS PEDAGÓGICASENSINO - TÉCNICASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências dasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388460.pdf.jpg388460.pdf.jpgimage/jpeg3791http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/3/388460.pdf.jpg755113ba3772bbbe7d52b0c8712b05bfMD53TEXT388460.pdf.txt388460.pdf.txttext/plain212144http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/2/388460.pdf.txt6b096e7042600921b291a16c686f4b9eMD52ORIGINAL388460.pdfapplication/pdf589988http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/1/388460.pdfd22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbffMD51tede/34392015-04-17 15:59:57.686oai:tede2.pucrs.br:tede/3439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
title O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
spellingShingle O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
Osório, Vanessa da Conceição
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PERMANENTE
OFICINAS PEDAGÓGICAS
ENSINO - TÉCNICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
title_full O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
title_fullStr O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
title_full_unstemmed O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
title_sort O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
author Osório, Vanessa da Conceição
author_facet Osório, Vanessa da Conceição
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81148798072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Vanessa da Conceição
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PERMANENTE
OFICINAS PEDAGÓGICAS
ENSINO - TÉCNICAS
topic CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO PERMANENTE
OFICINAS PEDAGÓGICAS
ENSINO - TÉCNICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-03-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439
identifier_str_mv OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/3/388460.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/2/388460.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/1/388460.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 755113ba3772bbbe7d52b0c8712b05bf
6b096e7042600921b291a16c686f4b9e
d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293547913216