O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439 |
Resumo: | Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente |
id |
P_RS_39266ae6ec702f61241def5bf2c9f34d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3439 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:81148798072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2Osório, Vanessa da Conceição2015-04-14T14:12:54Z2007-03-222007-01-11OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388460.pdf: 589988 bytes, checksum: d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff (MD5) Previous issue date: 2007-01-11Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docenteapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12490/388460.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALEDUCAÇÃO PERMANENTEOFICINAS PEDAGÓGICASENSINO - TÉCNICASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências dasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388460.pdf.jpg388460.pdf.jpgimage/jpeg3791http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/3/388460.pdf.jpg755113ba3772bbbe7d52b0c8712b05bfMD53TEXT388460.pdf.txt388460.pdf.txttext/plain212144http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/2/388460.pdf.txt6b096e7042600921b291a16c686f4b9eMD52ORIGINAL388460.pdfapplication/pdf589988http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/1/388460.pdfd22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbffMD51tede/34392015-04-17 15:59:57.686oai:tede2.pucrs.br:tede/3439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
title |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
spellingShingle |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das Osório, Vanessa da Conceição CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO PERMANENTE OFICINAS PEDAGÓGICAS ENSINO - TÉCNICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
title_full |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
title_fullStr |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
title_full_unstemmed |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
title_sort |
O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das |
author |
Osório, Vanessa da Conceição |
author_facet |
Osório, Vanessa da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:23772093000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81148798072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550636J2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Vanessa da Conceição |
contributor_str_mv |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO PERMANENTE OFICINAS PEDAGÓGICAS ENSINO - TÉCNICAS |
topic |
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO PERMANENTE OFICINAS PEDAGÓGICAS ENSINO - TÉCNICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-03-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439 |
identifier_str_mv |
OSÓRIO, Vanessa da Conceição. O educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas : contribuições para prática docente no ensino de ciências das. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/3/388460.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/2/388460.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3439/1/388460.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
755113ba3772bbbe7d52b0c8712b05bf 6b096e7042600921b291a16c686f4b9e d22d2cb924af7b9f073b3db9727cfbff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293547913216 |