Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599 |
Resumo: | Esta tese parte de uma inspiração genealógica para analisar de que modos o dispositivo da inclusão vem funcionando por meio do discurso da Justiça Restaurativa na escola, sendo justamente os mecanismos de segurança uma condição de possibilidade para essa filiação entre educação e justiça através da tecnologia do Círculo Restaurativo em que se busca a transformação das experiências de si mesmo dos indivíduos colocados na posição de ofensor. Esta pesquisa debruça-se sobre essas práticas discursivas nas escolas de Porto Alegre, a partir de entrevistas, questionários e análise documental, buscando entender como estamos nos constituindo em diferentes relações de poder, saber e modos de subjetivação, sendo este último o efeito principal dessa maquinaria jurídico-escolar. Nesse sentido, o Círculo Restaurativo coloca-se como um procedimento de verdade e governo, empregando o exercício do poder soberano, disciplinar e de controle, por meio de tecnologias de si tais como a exposição pública, a confissão, a responsabilização e o acordo, atravessados por uma razão de estado, em que o sujeito e suas condutas deverão coincidir com padrões administrativos de segurança. Assim, o aluno ofensor de hoje é tomado como risco em potencial no futuro e nessa relação são produzidos vereditos morais e científicos, em que os indivíduos em posição de alunos são colocados a experimentar a si mesmo, em um determinado domínio moral, cristão, de uma justiça metafísica, da ciência com seus manuais, metodologias e relatórios, se problematizando a si mesmo por meio de valores como culpa, vergonha, cura, responsabilização, humildade, ofencionalidade, justiça. Temos aí o controle dos indivíduos e das populações em uma biopolítica contemporânea, em que o controle torna-se generalizado, garantindo isso principalmente pelos espaços de auto-narração, em que o indivíduo se faz nos próprios códigos do regime de verdade vigente. Um ato jurídico da consciência, somado a toda uma tecnologia de escrita e documentação, em que o tribunal é assumido como modo de existência, em que o indivíduo deverá estar constantemente prestando contas de si, julgando-se, expressando sua verdade, assumindo obrigações, ocupando o assento moral do ofensor, do responsabilizado, do restaurado, assumindo essa identidade e sendo enclausurado dentro dela, tendo como fim último o auto-governo. |
id |
P_RS_3d17c0b2a7f2fb1920e303789d1f7805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3599 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marcos VillelaCPF:38364670034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5CPF:81214120059http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771945D4Schuler, Betina2015-04-14T14:22:53Z2009-05-132009-02-26SCHULER, Betina. Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412046.pdf: 6124731 bytes, checksum: 6b7fd015e4ce3aec01d8752abc360311 (MD5) Previous issue date: 2009-02-26Esta tese parte de uma inspiração genealógica para analisar de que modos o dispositivo da inclusão vem funcionando por meio do discurso da Justiça Restaurativa na escola, sendo justamente os mecanismos de segurança uma condição de possibilidade para essa filiação entre educação e justiça através da tecnologia do Círculo Restaurativo em que se busca a transformação das experiências de si mesmo dos indivíduos colocados na posição de ofensor. Esta pesquisa debruça-se sobre essas práticas discursivas nas escolas de Porto Alegre, a partir de entrevistas, questionários e análise documental, buscando entender como estamos nos constituindo em diferentes relações de poder, saber e modos de subjetivação, sendo este último o efeito principal dessa maquinaria jurídico-escolar. Nesse sentido, o Círculo Restaurativo coloca-se como um procedimento de verdade e governo, empregando o exercício do poder soberano, disciplinar e de controle, por meio de tecnologias de si tais como a exposição pública, a confissão, a responsabilização e o acordo, atravessados por uma razão de estado, em que o sujeito e suas condutas deverão coincidir com padrões administrativos de segurança. Assim, o aluno ofensor de hoje é tomado como risco em potencial no futuro e nessa relação são produzidos vereditos morais e científicos, em que os indivíduos em posição de alunos são colocados a experimentar a si mesmo, em um determinado domínio moral, cristão, de uma justiça metafísica, da ciência com seus manuais, metodologias e relatórios, se problematizando a si mesmo por meio de valores como culpa, vergonha, cura, responsabilização, humildade, ofencionalidade, justiça. Temos aí o controle dos indivíduos e das populações em uma biopolítica contemporânea, em que o controle torna-se generalizado, garantindo isso principalmente pelos espaços de auto-narração, em que o indivíduo se faz nos próprios códigos do regime de verdade vigente. Um ato jurídico da consciência, somado a toda uma tecnologia de escrita e documentação, em que o tribunal é assumido como modo de existência, em que o indivíduo deverá estar constantemente prestando contas de si, julgando-se, expressando sua verdade, assumindo obrigações, ocupando o assento moral do ofensor, do responsabilizado, do restaurado, assumindo essa identidade e sendo enclausurado dentro dela, tendo como fim último o auto-governo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13206/412046.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçINCLUSÃO ESCOLARJUSTIÇA RESTAURATIVAEDUCAÇÃO E SOCIEDADEVIOLÊNCIA NAS ESCOLASDISCIPLINA ESCOLARCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVeredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412046.pdf.jpg412046.pdf.jpgimage/jpeg3413http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/3/412046.pdf.jpge06ca99e8c8a61ce8377dc827ac4b7d5MD53TEXT412046.pdf.txt412046.pdf.txttext/plain543917http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/2/412046.pdf.txt052a68c660cfbc31bbd940d9a038b984MD52ORIGINAL412046.pdfapplication/pdf6124731http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/1/412046.pdf6b7fd015e4ce3aec01d8752abc360311MD51tede/35992015-04-17 15:54:58.291oai:tede2.pucrs.br:tede/3599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
title |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
spellingShingle |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si Schuler, Betina INCLUSÃO ESCOLAR JUSTIÇA RESTAURATIVA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DISCIPLINA ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
title_full |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
title_fullStr |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
title_full_unstemmed |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
title_sort |
Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si |
author |
Schuler, Betina |
author_facet |
Schuler, Betina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:38364670034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81214120059 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771945D4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuler, Betina |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INCLUSÃO ESCOLAR JUSTIÇA RESTAURATIVA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DISCIPLINA ESCOLAR |
topic |
INCLUSÃO ESCOLAR JUSTIÇA RESTAURATIVA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DISCIPLINA ESCOLAR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta tese parte de uma inspiração genealógica para analisar de que modos o dispositivo da inclusão vem funcionando por meio do discurso da Justiça Restaurativa na escola, sendo justamente os mecanismos de segurança uma condição de possibilidade para essa filiação entre educação e justiça através da tecnologia do Círculo Restaurativo em que se busca a transformação das experiências de si mesmo dos indivíduos colocados na posição de ofensor. Esta pesquisa debruça-se sobre essas práticas discursivas nas escolas de Porto Alegre, a partir de entrevistas, questionários e análise documental, buscando entender como estamos nos constituindo em diferentes relações de poder, saber e modos de subjetivação, sendo este último o efeito principal dessa maquinaria jurídico-escolar. Nesse sentido, o Círculo Restaurativo coloca-se como um procedimento de verdade e governo, empregando o exercício do poder soberano, disciplinar e de controle, por meio de tecnologias de si tais como a exposição pública, a confissão, a responsabilização e o acordo, atravessados por uma razão de estado, em que o sujeito e suas condutas deverão coincidir com padrões administrativos de segurança. Assim, o aluno ofensor de hoje é tomado como risco em potencial no futuro e nessa relação são produzidos vereditos morais e científicos, em que os indivíduos em posição de alunos são colocados a experimentar a si mesmo, em um determinado domínio moral, cristão, de uma justiça metafísica, da ciência com seus manuais, metodologias e relatórios, se problematizando a si mesmo por meio de valores como culpa, vergonha, cura, responsabilização, humildade, ofencionalidade, justiça. Temos aí o controle dos indivíduos e das populações em uma biopolítica contemporânea, em que o controle torna-se generalizado, garantindo isso principalmente pelos espaços de auto-narração, em que o indivíduo se faz nos próprios códigos do regime de verdade vigente. Um ato jurídico da consciência, somado a toda uma tecnologia de escrita e documentação, em que o tribunal é assumido como modo de existência, em que o indivíduo deverá estar constantemente prestando contas de si, julgando-se, expressando sua verdade, assumindo obrigações, ocupando o assento moral do ofensor, do responsabilizado, do restaurado, assumindo essa identidade e sendo enclausurado dentro dela, tendo como fim último o auto-governo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHULER, Betina. Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599 |
identifier_str_mv |
SCHULER, Betina. Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/3/412046.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/2/412046.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3599/1/412046.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e06ca99e8c8a61ce8377dc827ac4b7d5 052a68c660cfbc31bbd940d9a038b984 6b7fd015e4ce3aec01d8752abc360311 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294447591424 |