As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Daniela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2226
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a validade e consistência da Teoria das Implicaturas de Grice(1975), que descreve e explica o significado implícito enquanto processo inferencial de comunicação. Os slogans publicitários servem como fonte de análise para o trabalho, pois possuem uma camada significativa de implicaturas, ou seja, dizem muito mais do que está dito. Estas implicaturas podem ser de diferentes tipos, porém no trabalho são verificadas somente aquelas que indicam traços de sexismo, isto é, aquelas que apresentam algum tipo de discriminação em relação ao gênero, nesse caso, o feminino. A Teoria das Implicaturas de Grice, que é pragmática por natureza, é considerada importante porque estuda o significado que escapa à abordagem semântica, apesar de partir desta. Assim, o trabalho valoriza a interface entre a Pragmática e a Semântica, acreditando que uma área complementa a outra no estudo do significado em linguagem natural.
id P_RS_3ec7bbe522e46467919db9217f30b7ef
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2226
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Costa, Jorge Campos daCPF:12335517015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2CPF:90802721087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718238A6Araujo, Daniela2015-04-14T13:39:32Z2007-05-242007-01-22ARAUJO, Daniela. As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2226Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390016.pdf: 6741037 bytes, checksum: ed5faf8698ca44b3e2d8e05171b36a0f (MD5) Previous issue date: 2007-01-22Este trabalho tem como objetivo verificar a validade e consistência da Teoria das Implicaturas de Grice(1975), que descreve e explica o significado implícito enquanto processo inferencial de comunicação. Os slogans publicitários servem como fonte de análise para o trabalho, pois possuem uma camada significativa de implicaturas, ou seja, dizem muito mais do que está dito. Estas implicaturas podem ser de diferentes tipos, porém no trabalho são verificadas somente aquelas que indicam traços de sexismo, isto é, aquelas que apresentam algum tipo de discriminação em relação ao gênero, nesse caso, o feminino. A Teoria das Implicaturas de Grice, que é pragmática por natureza, é considerada importante porque estuda o significado que escapa à abordagem semântica, apesar de partir desta. Assim, o trabalho valoriza a interface entre a Pragmática e a Semântica, acreditando que uma área complementa a outra no estudo do significado em linguagem natural.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10362/390016.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICA DO TEXTOPUBLICIDADE - LINGUAGEMPROPAGANDA - LINGUAGEMLINGUAGEM - TEORIASTEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGÜÍSTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAs palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390016.pdf.jpg390016.pdf.jpgimage/jpeg2900http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/3/390016.pdf.jpg876ee687c45a75994c302ec0a3dd3bb6MD53TEXT390016.pdf.txt390016.pdf.txttext/plain202045http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/2/390016.pdf.txte7c40e67105f2ae10216e41f6dab896dMD52ORIGINAL390016.pdfapplication/pdf6741037http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/1/390016.pdfed5faf8698ca44b3e2d8e05171b36a0fMD51tede/22262015-04-17 16:57:03.775oai:tede2.pucrs.br:tede/2226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
title As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
spellingShingle As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
Araujo, Daniela
LINGÜÍSTICA DO TEXTO
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
PROPAGANDA - LINGUAGEM
LINGUAGEM - TEORIAS
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
title_full As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
title_fullStr As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
title_full_unstemmed As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
title_sort As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade
author Araujo, Daniela
author_facet Araujo, Daniela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Jorge Campos da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12335517015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:90802721087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718238A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Daniela
contributor_str_mv Costa, Jorge Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA DO TEXTO
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
PROPAGANDA - LINGUAGEM
LINGUAGEM - TEORIAS
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
topic LINGÜÍSTICA DO TEXTO
PUBLICIDADE - LINGUAGEM
PROPAGANDA - LINGUAGEM
LINGUAGEM - TEORIAS
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE LINGÜÍSTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Este trabalho tem como objetivo verificar a validade e consistência da Teoria das Implicaturas de Grice(1975), que descreve e explica o significado implícito enquanto processo inferencial de comunicação. Os slogans publicitários servem como fonte de análise para o trabalho, pois possuem uma camada significativa de implicaturas, ou seja, dizem muito mais do que está dito. Estas implicaturas podem ser de diferentes tipos, porém no trabalho são verificadas somente aquelas que indicam traços de sexismo, isto é, aquelas que apresentam algum tipo de discriminação em relação ao gênero, nesse caso, o feminino. A Teoria das Implicaturas de Grice, que é pragmática por natureza, é considerada importante porque estuda o significado que escapa à abordagem semântica, apesar de partir desta. Assim, o trabalho valoriza a interface entre a Pragmática e a Semântica, acreditando que uma área complementa a outra no estudo do significado em linguagem natural.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAUJO, Daniela. As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2226
identifier_str_mv ARAUJO, Daniela. As palavras e seus efeitos : o sexismo na publicidade. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/3/390016.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/2/390016.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2226/1/390016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 876ee687c45a75994c302ec0a3dd3bb6
e7c40e67105f2ae10216e41f6dab896d
ed5faf8698ca44b3e2d8e05171b36a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284918132736