A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente.
id UFPA_531cca83ba24e8a5ca16d2d576962d3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/2527
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2012-03-06T13:58:45Z2012-03-06T13:58:45Z2005-06-04NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras.http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente.This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguísticaAnálise do discursoTexto publicitárioGênero publicitárioTeoria da relevânciaA contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4291543797221091http://lattes.cnpq.br/0622292740835424NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdfDissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdfapplication/pdf10565016http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/1/Dissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf2c84fe69a2420372319d02f45c2e7d4eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/2/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/4/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/5/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD55TEXTDissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf.txtDissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf.txtExtracted texttext/plain246224http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/6/Dissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf.txt09adc06f3395955f9623dedfa36d6491MD562011/25272018-01-22 08:29:03.823oai:repositorio.ufpa.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-01-22T11:29:03Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
spellingShingle A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
title_short A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_full A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_fullStr A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_full_unstemmed A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
title_sort A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
author NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
author_facet NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4291543797221091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0622292740835424
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
contributor_str_mv FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
description O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-06T13:58:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-06T13:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527
identifier_str_mv NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/2011/2527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/1/Dissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/2527/6/Dissertacao_ContribuicaoLinguisticaTextual.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c84fe69a2420372319d02f45c2e7d4e
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
09adc06f3395955f9623dedfa36d6491
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771982378762240