A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655 |
Resumo: | A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional. |
id |
P_RS_42a28ca1bca054ece8efd95b6cec3deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2655 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo eCPF:19311087068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2CPF:49526944020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751767E7Nunes, Vivian Patrícia Caberlon2015-04-14T13:53:41Z2007-01-242006-05-30NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655Made available in DSpace on 2015-04-14T13:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386536.pdf: 338536 bytes, checksum: 672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38 (MD5) Previous issue date: 2006-05-30A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10930/386536.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia BiomédicaPUCRSBRInstituto de Geriatria e GerontologiaENVELHECIMENTOIDOSOSINFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAISINFORMÁTICA - ENSINOAPRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAISCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis44386614769531790335006002296420844541114010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386536.pdf.jpg386536.pdf.jpgimage/jpeg3125http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/3/386536.pdf.jpg754318de4dc028ddaf17b043621a34ecMD53TEXT386536.pdf.txt386536.pdf.txttext/plain100504http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/2/386536.pdf.txt7fd99bfae5c0c1a5de65fed4c18c3f0fMD52ORIGINAL386536.pdfapplication/pdf338536http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/1/386536.pdf672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38MD51tede/26552015-04-30 08:15:35.889oai:tede2.pucrs.br:tede/2655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
title |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
spellingShingle |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento Nunes, Vivian Patrícia Caberlon ENVELHECIMENTO IDOSOS INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS INFORMÁTICA - ENSINOA PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
title_short |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
title_full |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
title_fullStr |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
title_full_unstemmed |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
title_sort |
A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
author |
Nunes, Vivian Patrícia Caberlon |
author_facet |
Nunes, Vivian Patrícia Caberlon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19311087068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:49526944020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751767E7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Vivian Patrícia Caberlon |
contributor_str_mv |
Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENVELHECIMENTO IDOSOS INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS INFORMÁTICA - ENSINOA PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS |
topic |
ENVELHECIMENTO IDOSOS INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS INFORMÁTICA - ENSINOA PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
description |
A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-05-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-01-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:53:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655 |
identifier_str_mv |
NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
4438661476953179033 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2296420844541114010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Geriatria e Gerontologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/3/386536.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/2/386536.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/1/386536.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
754318de4dc028ddaf17b043621a34ec 7fd99bfae5c0c1a5de65fed4c18c3f0f 672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765288008286208 |