A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Vivian Patrícia Caberlon
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655
Resumo: A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional.
id P_RS_42a28ca1bca054ece8efd95b6cec3deb
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2655
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo eCPF:19311087068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2CPF:49526944020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751767E7Nunes, Vivian Patrícia Caberlon2015-04-14T13:53:41Z2007-01-242006-05-30NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655Made available in DSpace on 2015-04-14T13:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386536.pdf: 338536 bytes, checksum: 672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38 (MD5) Previous issue date: 2006-05-30A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10930/386536.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia BiomédicaPUCRSBRInstituto de Geriatria e GerontologiaENVELHECIMENTOIDOSOSINFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAISINFORMÁTICA - ENSINOAPRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAISCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis44386614769531790335006002296420844541114010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386536.pdf.jpg386536.pdf.jpgimage/jpeg3125http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/3/386536.pdf.jpg754318de4dc028ddaf17b043621a34ecMD53TEXT386536.pdf.txt386536.pdf.txttext/plain100504http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/2/386536.pdf.txt7fd99bfae5c0c1a5de65fed4c18c3f0fMD52ORIGINAL386536.pdfapplication/pdf338536http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/1/386536.pdf672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38MD51tede/26552015-04-30 08:15:35.889oai:tede2.pucrs.br:tede/2655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
title A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
spellingShingle A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
Nunes, Vivian Patrícia Caberlon
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
INFORMÁTICA - ENSINOA
PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
title_full A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
title_fullStr A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
title_full_unstemmed A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
title_sort A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento
author Nunes, Vivian Patrícia Caberlon
author_facet Nunes, Vivian Patrícia Caberlon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19311087068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:49526944020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751767E7
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Vivian Patrícia Caberlon
contributor_str_mv Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
dc.subject.por.fl_str_mv ENVELHECIMENTO
IDOSOS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
INFORMÁTICA - ENSINOA
PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS
topic ENVELHECIMENTO
IDOSOS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
INFORMÁTICA - ENSINOA
PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-30
dc.date.available.fl_str_mv 2007-01-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655
identifier_str_mv NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4438661476953179033
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2296420844541114010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Geriatria e Gerontologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/3/386536.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/2/386536.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2655/1/386536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 754318de4dc028ddaf17b043621a34ec
7fd99bfae5c0c1a5de65fed4c18c3f0f
672c8cc3fef17a38185e6fa52aa34a38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765288008286208