As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328 |
Resumo: | O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor. |
id |
P_RS_4dfb0e47f2f6c0a5340e87abefd26339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3328 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:55186505072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227623P9Becker, Edna da Silva2015-04-14T14:12:25Z2008-07-012005-04-07BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333104.pdf: 483171 bytes, checksum: cffa0247d06a51027479dd93319a14a0 (MD5) Previous issue date: 2005-04-07O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12709/333104.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃORELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOMATEMÁTICA - ENSINOMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL333104.pdf.jpg333104.pdf.jpgimage/jpeg3512http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/3/333104.pdf.jpg5b177e5dbda7210dbcf68453db451d2aMD53TEXT333104.pdf.txt333104.pdf.txttext/plain185881http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/2/333104.pdf.txt204852eb2b649089b48aa558f3f3e370MD52ORIGINAL333104.pdfapplication/pdf483171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/1/333104.pdfcffa0247d06a51027479dd93319a14a0MD51tede/33282015-04-17 15:59:58.687oai:tede2.pucrs.br:tede/3328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
title |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
spellingShingle |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática Becker, Edna da Silva EDUCAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MATEMÁTICA - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
title_full |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
title_fullStr |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
title_sort |
As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática |
author |
Becker, Edna da Silva |
author_facet |
Becker, Edna da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31673899072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:55186505072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227623P9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Edna da Silva |
contributor_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MATEMÁTICA - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
topic |
EDUCAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MATEMÁTICA - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-04-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328 |
identifier_str_mv |
BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/3/333104.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/2/333104.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/1/333104.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b177e5dbda7210dbcf68453db451d2a 204852eb2b649089b48aa558f3f3e370 cffa0247d06a51027479dd93319a14a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292522405888 |