As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Edna da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
Resumo: O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.
id P_RS_4dfb0e47f2f6c0a5340e87abefd26339
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3328
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:55186505072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227623P9Becker, Edna da Silva2015-04-14T14:12:25Z2008-07-012005-04-07BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333104.pdf: 483171 bytes, checksum: cffa0247d06a51027479dd93319a14a0 (MD5) Previous issue date: 2005-04-07O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12709/333104.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃORELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOMATEMÁTICA - ENSINOMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL333104.pdf.jpg333104.pdf.jpgimage/jpeg3512http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/3/333104.pdf.jpg5b177e5dbda7210dbcf68453db451d2aMD53TEXT333104.pdf.txt333104.pdf.txttext/plain185881http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/2/333104.pdf.txt204852eb2b649089b48aa558f3f3e370MD52ORIGINAL333104.pdfapplication/pdf483171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/1/333104.pdfcffa0247d06a51027479dd93319a14a0MD51tede/33282015-04-17 15:59:58.687oai:tede2.pucrs.br:tede/3328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
title As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
spellingShingle As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
Becker, Edna da Silva
EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
title_full As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
title_fullStr As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
title_full_unstemmed As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
title_sort As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
author Becker, Edna da Silva
author_facet Becker, Edna da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31673899072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:55186505072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227623P9
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Edna da Silva
contributor_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
topic EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-07
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
identifier_str_mv BECKER, Edna da Silva. As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/3/333104.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/2/333104.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3328/1/333104.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b177e5dbda7210dbcf68453db451d2a
204852eb2b649089b48aa558f3f3e370
cffa0247d06a51027479dd93319a14a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292522405888