Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Elionice Lopes da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Janete Santa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764
Resumo: Partindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se  restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que  começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de  construção de  conhecimento. 
id UTFPR-8_9c01c63ffe9a0ca3890cf4ef6d004791
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4764
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamentalEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoAlfabetização; pré-requisitos; relação/professor/alunoPartindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se  restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que  começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de  construção de  conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Elionice Lopes da SilvaRibeiro, Janete Santa Maria2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-476410.3895/recit.v8.n22.4764Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764/pdf_1Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:42Zoai:periodicos.utfpr:article/4764Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:42Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
title Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
spellingShingle Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
Carvalho, Elionice Lopes da Silva
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno
title_short Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
title_full Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
title_fullStr Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
title_sort Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
author Carvalho, Elionice Lopes da Silva
author_facet Carvalho, Elionice Lopes da Silva
Ribeiro, Janete Santa Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Janete Santa Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Elionice Lopes da Silva
Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno
description Partindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se  restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que  começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de  construção de  conhecimento. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764
10.3895/recit.v8.n22.4764
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252271902720