Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764 |
Resumo: | Partindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de construção de conhecimento. |
id |
UTFPR-8_9c01c63ffe9a0ca3890cf4ef6d004791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4764 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamentalEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoAlfabetização; pré-requisitos; relação/professor/alunoPartindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de construção de conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Elionice Lopes da SilvaRibeiro, Janete Santa Maria2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-476410.3895/recit.v8.n22.4764Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764/pdf_1Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:42Zoai:periodicos.utfpr:article/4764Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:42Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
title |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental Carvalho, Elionice Lopes da Silva Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno |
title_short |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
title_full |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
title_sort |
Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita no ensino fundamental |
author |
Carvalho, Elionice Lopes da Silva |
author_facet |
Carvalho, Elionice Lopes da Silva Ribeiro, Janete Santa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Janete Santa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Elionice Lopes da Silva Ribeiro, Janete Santa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno |
topic |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Alfabetização; pré-requisitos; relação/professor/aluno |
description |
Partindo da realidade de que os alunos são diferentes em relação as suas capacidades, motivações, interesses, situações ambientais e estilos de aprendizagem, é que estes trabalho se direciona. Visto que alfabetizar não se restringe á decodificação e a aplicação de rituais repetitivos de escrita e leitura, mas sim a um processo que começa a ser construído fora e antes da entrada da criança na escola. Discutir a prática pedagógica dos profissionais da educação, a partir de suas opiniões e buscar subsídios para entender e ajudar os educandos, sujeitos ativos do processo ensino aprendizagem, discutindo constantemente os fatores internos e externos que atingem o processo de construção de conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764 10.3895/recit.v8.n22.4764 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n22.4764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4764/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252271902720 |