Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775 |
Resumo: | O presente trabalho inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo narrar a trajetória de reconstrução de uma escola que está conseguindo, gradativamente, tornar-se inclusiva, ou melhor, aberta às diferenças de alunos. Conta-se essa história com o grupo de professoras que dela fazem parte, tendo como suporte as idéias sobre investigação narrativa de Clandinin e Conelly (2000), Ferraço (2003), Arnaus (1995), entre outros. Recorre-se à metáfora de rede para, junto com as professoras e com os teóricos que fundamentaram este trabalho, tecer conhecimentos que permitiram a construção da tese: É possível romper com a lógica da exclusão, abrindo-se a escola às diferenças. Para isso foi necessária uma ruptura consciente e coletiva, gerando mudanças de várias ordens: um movimento de formação continuada, marcado pela inclusão voluntária e compreensiva dos professores para atender às exigências de uma nova situação; mudanças nas concepções pessoais e pedagógicas que fundamentam as práticas educativas, permitindo a inclusão dos alunos, e mudanças nas relações interpessoais, incluindo-se alunos, escola, família e comunidade. A narrativa demonstra o processo pelo qual uma escola está passando para se tornar inclusiva, como uma possibilidade de romper com a lógica da exclusão. Não se procurou apresentar um modelo de escola inclusiva, tampouco os passos para chegar-se à sua construção. Foi narrada a reconstrução de uma escola, a Dora Abreu, e, com esta narrativa, espera-se contribuir para que outras escolas e seus profissionais revejam suas práticas e busquem seus próprios caminhos na mesma direção: acolher a todos os alunos, sem quaisquer condições e discriminações. Trata-se de uma narrativa aberta ao diálogo e à cumplicidade de quem estiver lendo o texto |
id |
P_RS_4eadb6b2934f6c3fb82ef09af24febaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3775 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grillo, Marlene CorreroCPF:08097046091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767823A7CPF:37808494020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774933Z9Gessinger, Rosana Maria2015-04-14T14:23:38Z2007-04-042007-01-05GESSINGER, Rosana Maria. Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388466.pdf: 3531935 bytes, checksum: 437dabb22344100f8578702b79ce11bd (MD5) Previous issue date: 2007-01-05O presente trabalho inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo narrar a trajetória de reconstrução de uma escola que está conseguindo, gradativamente, tornar-se inclusiva, ou melhor, aberta às diferenças de alunos. Conta-se essa história com o grupo de professoras que dela fazem parte, tendo como suporte as idéias sobre investigação narrativa de Clandinin e Conelly (2000), Ferraço (2003), Arnaus (1995), entre outros. Recorre-se à metáfora de rede para, junto com as professoras e com os teóricos que fundamentaram este trabalho, tecer conhecimentos que permitiram a construção da tese: É possível romper com a lógica da exclusão, abrindo-se a escola às diferenças. Para isso foi necessária uma ruptura consciente e coletiva, gerando mudanças de várias ordens: um movimento de formação continuada, marcado pela inclusão voluntária e compreensiva dos professores para atender às exigências de uma nova situação; mudanças nas concepções pessoais e pedagógicas que fundamentam as práticas educativas, permitindo a inclusão dos alunos, e mudanças nas relações interpessoais, incluindo-se alunos, escola, família e comunidade. A narrativa demonstra o processo pelo qual uma escola está passando para se tornar inclusiva, como uma possibilidade de romper com a lógica da exclusão. Não se procurou apresentar um modelo de escola inclusiva, tampouco os passos para chegar-se à sua construção. Foi narrada a reconstrução de uma escola, a Dora Abreu, e, com esta narrativa, espera-se contribuir para que outras escolas e seus profissionais revejam suas práticas e busquem seus próprios caminhos na mesma direção: acolher a todos os alunos, sem quaisquer condições e discriminações. Trata-se de uma narrativa aberta ao diálogo e à cumplicidade de quem estiver lendo o textoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12781/388466.pdf.jpghttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17540/388466_anexos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃO E SOCIEDADEINCLUSÃO ESCOLARINCLUSÃO SOCIALEDUCAÇÃO ESPECIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388466.pdf.jpg388466.pdf.jpgimage/jpeg2760http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/3/388466.pdf.jpgb8be5e3afdedc6d4d4effa5c434f09faMD53388466_anexos.pdf.jpg388466_anexos.pdf.jpgimage/jpeg6024http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/6/388466_anexos.pdf.jpg5a495a81314fd709acf5d145116cfa2cMD56TEXT388466.pdf.txt388466.pdf.txttext/plain315567http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/2/388466.pdf.txt980d6479bf1fba54f1ad551dbbba26c4MD52388466_anexos.pdf.txt388466_anexos.pdf.txttext/plain991http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/5/388466_anexos.pdf.txt3164dec94777f0ce33d4545f7a4f900aMD55ORIGINAL388466.pdfapplication/pdf3531935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/1/388466.pdf437dabb22344100f8578702b79ce11bdMD51388466_anexos.pdf388466_anexos.pdfapplication/pdf13179714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/4/388466_anexos.pdf2f8b7da48a09a5dec1138a9eef238135MD54tede/37752015-04-17 15:54:57.423oai:tede2.pucrs.br:tede/3775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
title |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
spellingShingle |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano Gessinger, Rosana Maria EDUCAÇÃO E SOCIEDADEI NCLUSÃO ESCOLAR INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
title_full |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
title_fullStr |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
title_full_unstemmed |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
title_sort |
Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano |
author |
Gessinger, Rosana Maria |
author_facet |
Gessinger, Rosana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grillo, Marlene Correro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:08097046091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767823A7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:37808494020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774933Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gessinger, Rosana Maria |
contributor_str_mv |
Grillo, Marlene Correro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADEI NCLUSÃO ESCOLAR INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO ESPECIAL |
topic |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADEI NCLUSÃO ESCOLAR INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo narrar a trajetória de reconstrução de uma escola que está conseguindo, gradativamente, tornar-se inclusiva, ou melhor, aberta às diferenças de alunos. Conta-se essa história com o grupo de professoras que dela fazem parte, tendo como suporte as idéias sobre investigação narrativa de Clandinin e Conelly (2000), Ferraço (2003), Arnaus (1995), entre outros. Recorre-se à metáfora de rede para, junto com as professoras e com os teóricos que fundamentaram este trabalho, tecer conhecimentos que permitiram a construção da tese: É possível romper com a lógica da exclusão, abrindo-se a escola às diferenças. Para isso foi necessária uma ruptura consciente e coletiva, gerando mudanças de várias ordens: um movimento de formação continuada, marcado pela inclusão voluntária e compreensiva dos professores para atender às exigências de uma nova situação; mudanças nas concepções pessoais e pedagógicas que fundamentam as práticas educativas, permitindo a inclusão dos alunos, e mudanças nas relações interpessoais, incluindo-se alunos, escola, família e comunidade. A narrativa demonstra o processo pelo qual uma escola está passando para se tornar inclusiva, como uma possibilidade de romper com a lógica da exclusão. Não se procurou apresentar um modelo de escola inclusiva, tampouco os passos para chegar-se à sua construção. Foi narrada a reconstrução de uma escola, a Dora Abreu, e, com esta narrativa, espera-se contribuir para que outras escolas e seus profissionais revejam suas práticas e busquem seus próprios caminhos na mesma direção: acolher a todos os alunos, sem quaisquer condições e discriminações. Trata-se de uma narrativa aberta ao diálogo e à cumplicidade de quem estiver lendo o texto |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GESSINGER, Rosana Maria. Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775 |
identifier_str_mv |
GESSINGER, Rosana Maria. Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/3/388466.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/6/388466_anexos.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/2/388466.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/5/388466_anexos.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/1/388466.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3775/4/388466_anexos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8be5e3afdedc6d4d4effa5c434f09fa 5a495a81314fd709acf5d145116cfa2c 980d6479bf1fba54f1ad551dbbba26c4 3164dec94777f0ce33d4545f7a4f900a 437dabb22344100f8578702b79ce11bd 2f8b7da48a09a5dec1138a9eef238135 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295822274560 |