Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664 |
Resumo: | O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades. |
id |
P_RS_534ec17052b3eb7e99816b5f38cfa745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3664 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marcos VillelaCPF:38364670034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5CPF:45690820091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137457A9Zimmer, Rosane Oliveira Duarte2015-04-14T14:23:10Z2011-04-042011-01-12ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430433.pdf: 6823525 bytes, checksum: 6e30770e218554f14c883b06a6ea1799 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13395/430433.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOFREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALHUMANISMOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEntre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430433.pdf.jpg430433.pdf.jpgimage/jpeg3350http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/3/430433.pdf.jpgb064b687da729788132493ce9d978dfdMD53TEXT430433.pdf.txt430433.pdf.txttext/plain642928http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/2/430433.pdf.txt8c29f46c8faef502b99781511ad1a3d3MD52ORIGINAL430433.pdfapplication/pdf6823525http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/1/430433.pdf6e30770e218554f14c883b06a6ea1799MD51tede/36642015-04-17 15:54:58.842oai:tede2.pucrs.br:tede/3664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
title |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
spellingShingle |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano Zimmer, Rosane Oliveira Duarte EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL HUMANISMO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
title_full |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
title_fullStr |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
title_full_unstemmed |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
title_sort |
Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
author |
Zimmer, Rosane Oliveira Duarte |
author_facet |
Zimmer, Rosane Oliveira Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:38364670034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:45690820091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137457A9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmer, Rosane Oliveira Duarte |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL HUMANISMO |
topic |
EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL HUMANISMO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664 |
identifier_str_mv |
ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/3/430433.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/2/430433.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3664/1/430433.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b064b687da729788132493ce9d978dfd 8c29f46c8faef502b99781511ad1a3d3 6e30770e218554f14c883b06a6ea1799 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295032696832 |