Metacognição : uma teoria em busca de validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926 |
Resumo: | A metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validação |
id |
P_RS_5985a46b936fe0d0600d2b8ad382e279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/926 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jou, Graciela Inchausti deCPF:73132470015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7CPF:46752072000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162311H5Grendene, Mário Vinícius Canfild2015-04-14T13:22:34Z2007-05-212007-03-26GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390151.pdf: 259476 bytes, checksum: 74f8709b8a519516b9270c08ceea2b55 (MD5) Previous issue date: 2007-03-26A metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7290/390151.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaMETACOGNIÇÃOPSICOMETRIA (PSICOLOGIA)CONCEITOS (PSICOLOGIA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAMetacognição : uma teoria em busca de validaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390151.pdf.jpg390151.pdf.jpgimage/jpeg3747http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/3/390151.pdf.jpg4b495c00846fcb7d5a34dd8630880e3eMD53TEXT390151.pdf.txt390151.pdf.txttext/plain86301http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/2/390151.pdf.txt5f51f48c8d6b53f920e585cced94d39dMD52ORIGINAL390151.pdfapplication/pdf259476http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/1/390151.pdf74f8709b8a519516b9270c08ceea2b55MD51tede/9262015-04-17 17:19:28.531oai:tede2.pucrs.br:tede/926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
title |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
spellingShingle |
Metacognição : uma teoria em busca de validação Grendene, Mário Vinícius Canfild METACOGNIÇÃO PSICOMETRIA (PSICOLOGIA) CONCEITOS (PSICOLOGIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
title_full |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
title_fullStr |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
title_full_unstemmed |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
title_sort |
Metacognição : uma teoria em busca de validação |
author |
Grendene, Mário Vinícius Canfild |
author_facet |
Grendene, Mário Vinícius Canfild |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jou, Graciela Inchausti de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:73132470015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:46752072000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162311H5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grendene, Mário Vinícius Canfild |
contributor_str_mv |
Jou, Graciela Inchausti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
METACOGNIÇÃO PSICOMETRIA (PSICOLOGIA) CONCEITOS (PSICOLOGIA) |
topic |
METACOGNIÇÃO PSICOMETRIA (PSICOLOGIA) CONCEITOS (PSICOLOGIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validação |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:22:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926 |
identifier_str_mv |
GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2588426296948062698 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2599381623216554467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/3/390151.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/2/390151.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/926/1/390151.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b495c00846fcb7d5a34dd8630880e3e 5f51f48c8d6b53f920e585cced94d39d 74f8709b8a519516b9270c08ceea2b55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765276020965376 |