Metacognição e estilos de aprendizagem: perspectivas educacionais na formação do psicólogo clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luana Beatriz Santa Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6914503358958840
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7547
Resumo: A metacognição tem como definição a capacidade do sujeito de conhecer, monitorar e autorregular seus processos internos, de modo que aprenda a aprender de maneira eficaz e significativa. Os estilos de aprendizagem, por sua vez, são as escolhas educacionais tomadas pelo aprendiz para apresentar suas preferências quanto à construção do conhecimento. Neste estudo investigou-se as estratégias metacognitivas e os estilos de aprendizagem por meio das atividades práticas nas disciplinas em Psicologia na área clínica em diferentes contextos da saúde, da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, na cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, exploratória-descritiva, transversal. Participaram do estudo 30 estudantes (n=30), avaliados por meio da Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem (EAEA) e Grupo Focal (GF), analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Houve predominância de participantes do sexo feminino (n=21), entre dezoito e vinte e cinquenta e quatro (18 ≥ 54). Todos os participantes declararam estar cursando disciplinas em psicologia clínica com maioria na abordagem da psicanálise (n=10), no 9º período (n=21). A maioria (n=23) declarou-se empregado, exercendo estágio remunerado como função (n=17). Nas respostas da EAEA predominou a dimensão de condições pessoais (56,7%), na qual os alunos relatam que aprendem melhor fazendo e reconhecem a leitura como facilitadora dos estudos, seguido da dimensão de condições ambientais (50%), onde destacou-se que o ambiente iluminado e calmo favorecem os processos de estudos. Na sequência, as respostas destacaram a dimensão de condições sociais e de atividades (ambas com 43,3%), apontando que estudar em grupo, conversar com os colegas sobre assuntos de estudo facilitam a aprendizagem, assim como exemplificações e exercícios práticos facilitam a compreensão do assunto em sala de aula. Quanto as condições instrumentais (40%), os alunos afirmaram que a internet e o uso do computador são recursos que auxiliam em situações de aprendizagem. Quanto às respostas dos GF, surgiram cinco categorias de análises derivadas das falas dos alunos. A primeira categoria refere-se a metodologia didático-pedagógica do curso, tendo como subcategorias a formação teórico e prática dos professores, correlação entre as disciplinas, formação pouco generalista e incentivo à pesquisa; a segunda refere-se ao funcionamento didático pedagógico do Estágio Supervisionado, subdividindo-se em papel do supervisor, metodologia adotada nas supervisões e fundamentação teórica necessário para a prática; a terceira categoria refere-se a relação professor-aluno, tendo como subcategoria a relação com os professores ao longo da graduação e com o supervisor de estágio; na quarta categoria tem-se as estratégias dos alunos sobre aprendizagem, nas subcategorias a rotina de estudos, autopercepção do aprendizado, procrastinação e distrações no processo de aprendizagem e técnicas de práticas de estudo; a quinta categoria refere-se a trajetória acadêmica dos discentes, subdividindo-se em contribuições do Estágio Supervisionado, sugestões de mudanças no funcionamento do curso, espaço de atendimento CSPA e preocupações com a saúde mental do aluno estagiário. Os dados obtidos respondem as questões levantadas no início deste estudo, entendendo que a compreensão dos estilos de aprendizagem dos alunos e de estratégias metacognitivas estabelecidas por estes favorecem uma aprendizagem significativa ao longo de seu processo formativo.
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Participaram do estudo 30 estudantes (n=30), avaliados por meio da Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem (EAEA) e Grupo Focal (GF), analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Houve predominância de participantes do sexo feminino (n=21), entre dezoito e vinte e cinquenta e quatro (18 ≥ 54). Todos os participantes declararam estar cursando disciplinas em psicologia clínica com maioria na abordagem da psicanálise (n=10), no 9º período (n=21). A maioria (n=23) declarou-se empregado, exercendo estágio remunerado como função (n=17). Nas respostas da EAEA predominou a dimensão de condições pessoais (56,7%), na qual os alunos relatam que aprendem melhor fazendo e reconhecem a leitura como facilitadora dos estudos, seguido da dimensão de condições ambientais (50%), onde destacou-se que o ambiente iluminado e calmo favorecem os processos de estudos. Na sequência, as respostas destacaram a dimensão de condições sociais e de atividades (ambas com 43,3%), apontando que estudar em grupo, conversar com os colegas sobre assuntos de estudo facilitam a aprendizagem, assim como exemplificações e exercícios práticos facilitam a compreensão do assunto em sala de aula. Quanto as condições instrumentais (40%), os alunos afirmaram que a internet e o uso do computador são recursos que auxiliam em situações de aprendizagem. Quanto às respostas dos GF, surgiram cinco categorias de análises derivadas das falas dos alunos. A primeira categoria refere-se a metodologia didático-pedagógica do curso, tendo como subcategorias a formação teórico e prática dos professores, correlação entre as disciplinas, formação pouco generalista e incentivo à pesquisa; a segunda refere-se ao funcionamento didático pedagógico do Estágio Supervisionado, subdividindo-se em papel do supervisor, metodologia adotada nas supervisões e fundamentação teórica necessário para a prática; a terceira categoria refere-se a relação professor-aluno, tendo como subcategoria a relação com os professores ao longo da graduação e com o supervisor de estágio; na quarta categoria tem-se as estratégias dos alunos sobre aprendizagem, nas subcategorias a rotina de estudos, autopercepção do aprendizado, procrastinação e distrações no processo de aprendizagem e técnicas de práticas de estudo; a quinta categoria refere-se a trajetória acadêmica dos discentes, subdividindo-se em contribuições do Estágio Supervisionado, sugestões de mudanças no funcionamento do curso, espaço de atendimento CSPA e preocupações com a saúde mental do aluno estagiário. Os dados obtidos respondem as questões levantadas no início deste estudo, entendendo que a compreensão dos estilos de aprendizagem dos alunos e de estratégias metacognitivas estabelecidas por estes favorecem uma aprendizagem significativa ao longo de seu processo formativo.Metacognition has as its definition the ability of the subject to know, monitor and self-regulate their internal processes, so that they learn to learn effectively and meaningfully. Learning styles, in turn, are the educational choices made by the learner to present their preferences for knowledge building. This study investigated the metacognitive strategies and learning styles through practical activities in the Psychology disciplines in the clinical area in different health contexts, from the Federal University of Amazonas / UFAM, in the city of Manaus. This is a cross-sectional, exploratory-descriptive, cross-sectional research. Thirty students (n = 30), assessed through the Learning Styles Assessment Scale (EAEA) and Focus Group (FG), were analyzed. There was a predominance of female participants (n = 21), between eighteen and twenty and fifty-four (18 ≥ 54). All participants reported being in clinical psychology with the majority in the approach of psychoanalysis (n = 10) in the 9th period (n = 21). Most (n = 23) declared themselves employed, performing paid internship as a function (n = 17). In the EAEA responses, the personal conditions dimension (56.7%) predominated, in which students report that they learn better by doing and recognize reading as a facilitator of their studies, followed by the dimension of environmental conditions (50%), where they stood out. that the bright and calm environment favors the study processes. Following, the answers highlighted the dimension of social conditions and activities (both with 43.3%), pointing out that group study, talking with colleagues about study subjects facilitate learning, as well as examples and practical exercises facilitate understanding of the subject in the classroom. As for instrumental conditions (40%), the students stated that the internet and computer use are resources that help in learning situations. As for the answers of the FG, five categories of analysis emerged derived from the students' statements. The first category refers to the didactic-pedagogical methodology of the course, having as subcategories the theoretical and practical training of teachers, correlation between the disciplines, less general training and research incentive; the second refers to the pedagogical didactic functioning of the Supervised Internship, subdivided into the role of the supervisor, the methodology adopted in the supervisions and the theoretical foundation necessary for the practice; The third category refers to the teacher-student relationship, having as subcategory the relationship with the teachers during the undergraduate course and with the internship supervisor; In the fourth category there are students' learning strategies, in the subcategories the study routine, learning self-perception, procrastination and distractions in the learning process and study practice techniques; The fifth category refers to the academic trajectory of the students, subdivided into contributions from the Supervised Internship, suggestions for changes in the functioning of the course, CSPA attendance space and concerns with the intern student's mental health. The data obtained answer the questions raised at the beginning of this study, understanding that the understanding of students' learning styles and metacognitive strategies established by them favor a meaningful learning throughout their formative process.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaHayasida, Nazaré Maria de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406Oliveira, Katya Luciane dehttp://lattes.cnpq.br/4705886258107687Resende, Gisele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250Barbosa, Luana Beatriz Santa Ritahttp://lattes.cnpq.br/69145033589588402019-12-05T20:16:46Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Luana Beatriz Santa Rita. Metacognição e estilos de aprendizagem: perspectivas educacionais na formação do psicólogo clínico. 2019. 113 f. 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