Qualidade do ensino superior no curso de administração : a avaliação dos egressos
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3642 |
Resumo: | A qualidade do ensino superior vem sendo questionada constantemente no Brasil e tem sido regulada pelo Estado. Os cursos de nível superior crescem em números significativos, em especial o curso de administração: é o primeiro curso em número de ingressos e em número de formados por ano. O presente estudo desenvolvido no CEES Centro de Estudos em Educação Superior, na PUCRS, tem como objetivo analisar como o egresso avalia a qualidade de seu curso de graduação em relação a sua qualificação na profissão de administrador. A tese defendida no estudo é: A qualificação do egresso de administração para a empregabilidade é decorrente da qualidade do ensino superior e do envolvimento do estudante na sua formação. Para tanto, utilizou dados de egressos do INEP/MEC, elaborando indicadores de qualidade para a avaliação dos cursos de administração a partir da satisfação, da congruência e da empregabilidade no mercado de trabalho. O referencial teórico sustenta-se em autores internacionais e nacionais (CABRERA, HOLLAND, MOROSINI, TEZANOS) e aborda a satisfação e qualidade na perspectiva do sistema de ensino superior. Apresenta o histórico de educação superior no Brasil, seu desenvolvimento, o reconhecimento da profissão de administrador, a qualidade de ensino do curso de administração, os modelos de avaliação do MEC, o SINAES e, especificamente, o ENADE 2006 do curso de administração. Refere também o mercado de trabalho, sua evolução, impacto social dos egressos e empregabilidade. A metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo foi inicialmente quantitativa, com uma análise dos dados do ENADE 2006 de administração, depois foi elaborada e aplicada uma survey. Este questionário foi aplicado aos egressos de administração de uma IES privada, sendo posteriormente efetivada uma parte qualitativa da pesquisa com a técnica de grupo focal, com 7 egressos. A análise dos dados confirma as hipóteses indicadas neste trabalho. Conclui-se que a qualidade do ensino superior tem muitos fatores envolvidos, não só os teóricos, mas outros que são desenvolvidos em diferentes momentos da formação dos egressos. |
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