Empregabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em diferentes regiões do estado de Minas Gerais: o caso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuliano Viana de Alkmin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHH2
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, por meio do tema Educação Profissional e Trabalho, o processo de inserção e manutenção do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST em ADS) no mundo do trabalho. No primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico com a abordagem sobre relação de alguns temas com a educação, como a empregabilidade, o neoliberalismo, a influência da sociedade civil nas políticas públicas, além da discussão em torno dos CST, com foco em aspectos inerentes a suas legislações, diferenças entre suas concepções e as de cursos tradicionais, suas evoluções e o perfil profissional do tecnólogo. Esta investigação caracterizou-se como mista, fundamentada, portanto, nas técnicas quantitativa e qualitativa de coleta de dados. A pesquisa de campo foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Januária e Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, por meio da aplicação de questionário eletrônico e de entrevista semiestruturada aos egressos do referido curso dessas instituições. Os resultados obtidos contribuíram para a corroboração e refutação das hipóteses apresentadas no início desta pesquisa. A corroboração está associada às evidências de que o tecnólogo formado no CST em ADS, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) mineiros que fizeram parte do estudo, consegue grande inserção/manutenção no mundo do trabalho, pois, quantitativamente, ficou provado que, de forma geral ou por meio da análise comparativa por campus, o índice de empregabilidade do tecnólogo é alto. A refutação está relacionada ao fato de não se evidenciar, nos relatos dos informantes, situação que induza a entender que exista subutilização da força de trabalho do tecnólogo, bem como o desconhecimento do perfil desse profissional por parte das empresas onde os mesmos exercem suas atividades profissionais.
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A pesquisa de campo foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Januária e Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, por meio da aplicação de questionário eletrônico e de entrevista semiestruturada aos egressos do referido curso dessas instituições. Os resultados obtidos contribuíram para a corroboração e refutação das hipóteses apresentadas no início desta pesquisa. A corroboração está associada às evidências de que o tecnólogo formado no CST em ADS, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) mineiros que fizeram parte do estudo, consegue grande inserção/manutenção no mundo do trabalho, pois, quantitativamente, ficou provado que, de forma geral ou por meio da análise comparativa por campus, o índice de empregabilidade do tecnólogo é alto. A refutação está relacionada ao fato de não se evidenciar, nos relatos dos informantes, situação que induza a entender que exista subutilização da força de trabalho do tecnólogo, bem como o desconhecimento do perfil desse profissional por parte das empresas onde os mesmos exercem suas atividades profissionais.This study aims to analyze, through the theme Vocational Education and Labor, the process of inserting and maintaining of the graduates in the Higher Technology Course in Analysis and System Development in the labor market. In the first moment, it was performed a literature review about the relationship among some issues and education such as: employability, neoliberalism, the influence of civil society in public policies, besides the discussion about the Higher Education Courses of Technology. This discussion was focusing on aspects inherent to their legislation, differences between their views and those of traditional courses, their evolutions and the technologist s professional profile. This research was characterized as mixed, once it was based on quantitative and qualitative technique of data collection. The field research was conducted at the Federal Institute of Minas Gerais - Bambuí Campus, Federal Institute of North of Minas Gerais- Januaria Campus, Federal Institute of Mineiro Triangle - Uberaba Campus. It was performed through the electronic application of questionnaire and semi-structured interviews to graduates of that course in these institutions. The results contributed to a confirmation and refutation of the assumptions made at the beginning of this research. Corroboration is linked to evidence that the technologist who graduated in Technology Course in Analysis and System Development, in the Federal Institutes of Minas Gerais, who participated in the study, get a large insertion / maintenance in the labor market, as quantitatively it was proved that in general or by comparative analysis in each campus, the technologists employment rate is high. The refutation is related to the fact that in the informants reports there is no evidence that induces to an understanding that there is an underutilization of the technologists work force, as well as if companies, where these technologists exert their activities, are unaware of the professional profile of these technologists.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnalistas de sistemas Mercado de trabalhoEducaçãoEnsino superiorTecnólogos Mercado de trabalhoEnsino profissionalInstitutos FederaisTecnólogosEmpregabilidadeEmpregabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em diferentes regiões do estado de Minas Gerais: o caso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_giuliano_viana_alkmim_corrigido.pdfapplication/pdf2584599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHH2/1/tese_giuliano_viana_alkmim_corrigido.pdf62ef873e58f3ed921fc710da98a2d3d9MD51TEXTtese_giuliano_viana_alkmim_corrigido.pdf.txttese_giuliano_viana_alkmim_corrigido.pdf.txtExtracted texttext/plain534728https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHH2/2/tese_giuliano_viana_alkmim_corrigido.pdf.txt43d30e3bb6e370e61c1c898f24ea2bd8MD521843/BUBD-A3NHH22019-11-14 03:11:12.622oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NHH2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:11:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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