A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386 |
Resumo: | A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções. |
id |
P_RS_630387e21cb106f53b88966369356c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3386 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:40713776072http://lattes.cnpq.br/9698047526032025Lucchesi, Ivana Lima2015-04-14T14:12:42Z2010-08-092010-01-15http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425193.pdf: 669529 bytes, checksum: d572d5116b6453ee792de40cc2b03406 (MD5) Previous issue date: 2010-01-15A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11521/425193.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOINTERDISCIPLINARIDADEMATEMÁTICA - METODOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL425193.pdf.jpg425193.pdf.jpgimage/jpeg3141http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/3/425193.pdf.jpg66d4aba55f59e2a9a72e1c134f1344c7MD53TEXT425193.pdf.txt425193.pdf.txttext/plain263786http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/2/425193.pdf.txt087dbb4a0d9b2b00b2047b4869f4960dMD52ORIGINAL425193.pdfapplication/pdf669529http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/1/425193.pdfd572d5116b6453ee792de40cc2b03406MD51tede/33862015-04-17 15:59:57.111oai:tede2.pucrs.br:tede/3386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
title |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
spellingShingle |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática Lucchesi, Ivana Lima AUTONOMIA (EDUCAÇÃO) MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA - METODOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
title_full |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
title_fullStr |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
title_sort |
A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática |
author |
Lucchesi, Ivana Lima |
author_facet |
Lucchesi, Ivana Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:23772093000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:40713776072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9698047526032025 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchesi, Ivana Lima |
contributor_str_mv |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AUTONOMIA (EDUCAÇÃO) MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA - METODOLOGIA |
topic |
AUTONOMIA (EDUCAÇÃO) MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA - METODOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/3/425193.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/2/425193.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/1/425193.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66d4aba55f59e2a9a72e1c134f1344c7 087dbb4a0d9b2b00b2047b4869f4960d d572d5116b6453ee792de40cc2b03406 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293034110976 |