A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Ivana Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386
Resumo: A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.
id P_RS_630387e21cb106f53b88966369356c1e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3386
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:40713776072http://lattes.cnpq.br/9698047526032025Lucchesi, Ivana Lima2015-04-14T14:12:42Z2010-08-092010-01-15http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425193.pdf: 669529 bytes, checksum: d572d5116b6453ee792de40cc2b03406 (MD5) Previous issue date: 2010-01-15A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11521/425193.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOINTERDISCIPLINARIDADEMATEMÁTICA - METODOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL425193.pdf.jpg425193.pdf.jpgimage/jpeg3141http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/3/425193.pdf.jpg66d4aba55f59e2a9a72e1c134f1344c7MD53TEXT425193.pdf.txt425193.pdf.txttext/plain263786http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/2/425193.pdf.txt087dbb4a0d9b2b00b2047b4869f4960dMD52ORIGINAL425193.pdfapplication/pdf669529http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/1/425193.pdfd572d5116b6453ee792de40cc2b03406MD51tede/33862015-04-17 15:59:57.111oai:tede2.pucrs.br:tede/3386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
title A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
spellingShingle A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
Lucchesi, Ivana Lima
AUTONOMIA (EDUCAÇÃO)
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - METODOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
title_full A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
title_fullStr A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
title_full_unstemmed A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
title_sort A ilha interdisciplinar de racionalidade e a construção da autonomia no ensino da matemática
author Lucchesi, Ivana Lima
author_facet Lucchesi, Ivana Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:40713776072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9698047526032025
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Ivana Lima
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv AUTONOMIA (EDUCAÇÃO)
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - METODOLOGIA
topic AUTONOMIA (EDUCAÇÃO)
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - METODOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa apresentada refere-se ao tema autonomia. Contemplou o estudo da metodologia interdisciplinar intitulada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez (1997) focalizando o estudo das noções de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. A investigação de natureza qualitativo-quantitativa teve como objetivo compreender como a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade pode contribuir para o processo de construção da autonomia do aluno no Ensino Médio. O processo de investigação, delineado como estudo de caso, foi realizado com uma turma de quarenta alunos do segundo ano do Ensino Médio. Por meio dos instrumentos: diários do aluno, diário do investigador, algumas falas gravadas e questionário final, foram recolhidos dados, posteriormente analisados. O acompanhamento da evolução dos alunos em cada etapa da metodologia permitiu estabelecer indicadores de autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuído graus de intensidade. O somatório dos graus de intensidade originou o índice de interação em cada indicador de autonomia. Os comportamentos observados foram cotejados com os indicadores de autonomia gerando quatro categorias: organização e planejamento, negociação, flexibilidade e comunicação às quais foram interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. O processo de análise permite afirmar que as etapas metodológicas contemplaram princípios de pesquisa evidenciada pelos momentos de elaboração de questionamentos, formulação de argumentações e pela comunicação dos resultados. Os momentos de planejamento das atividades, debates, elaborações próprias, comunicação escrita e comunicação oral, vivenciados pelos educandos, sugerem que a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade no ensino da Matemática contribui para o avanço da autonomia do aluno, à medida que se responsabilizam cooperativamente, reorganizando e reelaborando significados por meio da reflexão, do diálogo e de suas próprias construções.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/3/425193.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/2/425193.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3386/1/425193.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66d4aba55f59e2a9a72e1c134f1344c7
087dbb4a0d9b2b00b2047b4869f4960d
d572d5116b6453ee792de40cc2b03406
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293034110976