Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58333
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
id UFPR_f849a2b85d5bd26c265d06b9fa3cb1a1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58333
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFagundes, Maurício Cesar Vitória2019-05-27T13:55:15Z2019-05-27T13:55:15Z2018https://hdl.handle.net/1884/58333Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 30/08/2018Inclui referências: p.71-75Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A partir do objetivo geral delimitamos o objetivo específico: analisar se a Modelagem Matemática proporcionou percepções diferentes daquelas que o estudante já possuía em relação à maneira como a Matemática era trabalhada em sala de aula através dos livros didáticos e agora com a participação na elaboração e resolução das atividades. Numa abordagem qualitativa, pesquisa traz o referencial teórico sobre o tema com as concepções de alguns autores em relação à Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. A pesquisa aponta para a possibilidade de, metodologicamente, utilizar a Modelagem Matemática como uma estratégia para a apreensão dos conteúdos matemáticos, utilizando-se como base os resultados obtidos pelo grupo de vinte e cinco estudantes do terceiro ano do ensino médio. A presente pesquisa utilizou-se de entrevistas, análise de materiais produzidos pelos estudantes pesquisados, observação e grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes que formavam a terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Tunas do Paraná. Os principais interlocutores utilizados para fundamentação desta pesquisa foram os professores: Ubiratan D' Ambrósio, Maria Salett Biembengut, Rodney Bassanezi, Jonei Cerqueira Barbosa e Dionísio Burak. Palavras Chave: Modelagem Matemática. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Educação Básica. Metodologia.Abstract: This research has as general objective to analyze how the students of the third grade of High School, from a public school in the municipality of Tunas do Paraná, perceive Mathematical Modeling for their learning. From the general objective we delimit the specific objective: to analyze if the Mathematical Modeling provided different perceptions of those that the student already had in relation to the way Mathematics was worked in the classroom through the didactic books and now with the participation in the elaboration and resolution of activities. In a qualitative approach, research brings the theoretical reference on the subject with the conceptions of some authors in relation to Mathematical Modeling and its contributions to Mathematical Education. The research points to the possibility of methodologically using Mathematical Modeling as a strategy for the apprehension of mathematical contents, using as basis the results obtained by the group of twenty-five students of the third year of high school. The present research was used of interviews, analysis of materials produced by the researched students, observation and focal group. The subjects of the research were twenty-five students who formed the third series of the High School of a public school of the Municipality of Tunas of Paraná. The main interlocutors used to support this research were the teachers: Ubiratan D 'Ambrósio, Maria Salett Biembengut, Rodney Bassanezi, Jonei Cerqueira Barbosa and Dionísio Burak. Keywords: Mathematical Modeling. Teaching and Learning of Mathematics. Basic Education. Methodology.96 p. : il.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoMatemática - MetodologiaEnsino médioModelagem matemáticaAprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROMEU GONCALVES DE MORAIS.pdfapplication/pdf1213786https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58333/1/R%20-%20D%20-%20ROMEU%20GONCALVES%20DE%20MORAIS.pdf2cd1829c125e2801b688864b049ffa5fMD51open access1884/583332019-05-27 10:55:15.568open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58333Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-27T13:55:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
title Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
spellingShingle Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
Matemática - Estudo e ensino
Educação
Matemática - Metodologia
Ensino médio
Modelagem matemática
title_short Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
title_full Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
title_fullStr Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
title_full_unstemmed Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
title_sort Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
author Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
author_facet Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Romeu Gonçalves de, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Educação
Matemática - Metodologia
Ensino médio
Modelagem matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Educação
Matemática - Metodologia
Ensino médio
Modelagem matemática
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-27T13:55:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-27T13:55:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58333
url https://hdl.handle.net/1884/58333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58333/1/R%20-%20D%20-%20ROMEU%20GONCALVES%20DE%20MORAIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cd1829c125e2801b688864b049ffa5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898897701994496