Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512 |
Resumo: | This research aims to investigate the presence of sexual and gender dissidence in pornochanchada films, based on the analysis of lesbian, transvestite and gay characters, between 1976 and 1981. Pornochanchadas are understood here as a comic-pornographic subgenre. , carried out mainly along the Rio-São Paulo axis, in the seventies and eighties. In general, they were characterized by being chronicles/comedies of customs, with simulation of sexual acts, exploration of the female body, double meaning jokes and repetition of typical characters. Cinema is operationalized here as an object and primary source. I borrow the notion of cinema as a technology of genre proposed by Teresa De Lauretis, in order to intend cinematographic productions as apparatuses that construct discursive and compulsory practices of gender and sexuality. The analyzed filmography is composed of six films: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). To obtain the results, the methodologies used were Film Analysis and Content Analysis. |
id |
P_RS_736aeb02aa2a341aa5ec287084761d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/10512 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meyrer, Marlise ReginaReis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos2022-10-11T18:43:20Z2022-08-29https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512This research aims to investigate the presence of sexual and gender dissidence in pornochanchada films, based on the analysis of lesbian, transvestite and gay characters, between 1976 and 1981. Pornochanchadas are understood here as a comic-pornographic subgenre. , carried out mainly along the Rio-São Paulo axis, in the seventies and eighties. In general, they were characterized by being chronicles/comedies of customs, with simulation of sexual acts, exploration of the female body, double meaning jokes and repetition of typical characters. Cinema is operationalized here as an object and primary source. I borrow the notion of cinema as a technology of genre proposed by Teresa De Lauretis, in order to intend cinematographic productions as apparatuses that construct discursive and compulsory practices of gender and sexuality. The analyzed filmography is composed of six films: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). To obtain the results, the methodologies used were Film Analysis and Content Analysis.Esta pesquisa tem por objetivo investigar a presença da dissidência sexual e de gênero nos filmes de pornochanchada, a partir da análise das personagens lésbicas, travestis e gays, entre os anos de 1976 e 1981. As pornochanchadas são entendidas aqui como um subgênero cômico- pornográfico, realizadas, principalmente, eixo Rio-São Paulo, nas décadas de setenta e oitenta. De modo geral, caracterizavam-se por se tratar de crônicas/comédias de costumes, com simulação de atos sexuais, exploração do corpo feminino, piadas de duplo sentido e repetição de personagens-tipo. O cinema é operacionalizado aqui como objeto e fonte primária. Tomo de empréstimo a noção de cinema como tecnologia de gênero proposta por Teresa De Lauretis, a fim de tencionar as produções cinematográficas como aparatos construtores de práticas discursivas e compulsórias de gênero e sexualidade. A filmografia analisada é composta por seis filmes: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). Para a obtenção dos resultados, as metodologias utilizadas foram a Análise Fílmica e Análise de Conteúdo.Submitted by PPG História (historia-pg@pucrs.br) on 2022-10-06T18:26:30Z No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5)Approved for entry into archive by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br) on 2022-10-11T18:37:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-11T18:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf: 2950319 bytes, checksum: ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf (MD5) Previous issue date: 2022-08-29Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185692/GABBIANA_%20CLAMER_%20FONSECA_%20FALAVIGNA_%20DOS_%20REIS_TES.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBrasilEscola de HumanidadesPornochanchadasCinema PornográficoDissidência Sexual e de GêneroEstudos de GêneroEstudos QueerCinema-históriaPornochanchadasPornographic CinemaSexual and Gender DissidenceGender StudiesQueer StudiesCinema-historyCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação2600208937974908513500500500600-6557531471218110192-38409219363320405913590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf.jpgGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf.jpgimage/jpeg5834https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/4/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdf.jpg903cca254a410526c87d6dbaf351bce8MD54TEXTGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf.txtGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdf.txttext/plain711705https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/3/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdf.txte6edb18463acc6ed74a28e11cd62ad45MD53ORIGINALGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdfGABBIANA_ CLAMER_ FONSECA_ FALAVIGNA_ DOS_ REIS_TES.pdfapplication/pdf2950319https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/2/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdfed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcfMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/105122022-10-11 20:00:25.086oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2022-10-11T23:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
title |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
spellingShingle |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) Reis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos Pornochanchadas Cinema Pornográfico Dissidência Sexual e de Gênero Estudos de Gênero Estudos Queer Cinema-história Pornochanchadas Pornographic Cinema Sexual and Gender Dissidence Gender Studies Queer Studies Cinema-history CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
title_full |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
title_fullStr |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
title_full_unstemmed |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
title_sort |
Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos” : a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981) |
author |
Reis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos |
author_facet |
Reis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meyrer, Marlise Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos |
contributor_str_mv |
Meyrer, Marlise Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pornochanchadas Cinema Pornográfico Dissidência Sexual e de Gênero Estudos de Gênero Estudos Queer Cinema-história |
topic |
Pornochanchadas Cinema Pornográfico Dissidência Sexual e de Gênero Estudos de Gênero Estudos Queer Cinema-história Pornochanchadas Pornographic Cinema Sexual and Gender Dissidence Gender Studies Queer Studies Cinema-history CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pornochanchadas Pornographic Cinema Sexual and Gender Dissidence Gender Studies Queer Studies Cinema-history |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This research aims to investigate the presence of sexual and gender dissidence in pornochanchada films, based on the analysis of lesbian, transvestite and gay characters, between 1976 and 1981. Pornochanchadas are understood here as a comic-pornographic subgenre. , carried out mainly along the Rio-São Paulo axis, in the seventies and eighties. In general, they were characterized by being chronicles/comedies of customs, with simulation of sexual acts, exploration of the female body, double meaning jokes and repetition of typical characters. Cinema is operationalized here as an object and primary source. I borrow the notion of cinema as a technology of genre proposed by Teresa De Lauretis, in order to intend cinematographic productions as apparatuses that construct discursive and compulsory practices of gender and sexuality. The analyzed filmography is composed of six films: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). To obtain the results, the methodologies used were Film Analysis and Content Analysis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T18:43:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512 |
url |
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2600208937974908513 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-6557531471218110192 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-3840921936332040591 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
3590462550136975366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/4/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdf.jpg https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/3/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdf.txt https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/2/GABBIANA_+CLAMER_+FONSECA_+FALAVIGNA_+DOS_+REIS_TES.pdf https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10512/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
903cca254a410526c87d6dbaf351bce8 e6edb18463acc6ed74a28e11cd62ad45 ed691a2ba5a2a76d3c4329247d4f0fcf 220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765358570110976 |