Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656 |
Resumo: | Esta tese propõe uma reflexão a respeito da realização docente como uma prática amparada em mecanismos de sujeição e gratificação reveladores de obediência. A obediência aqui não é entendida como um controle genérico da conduta por parte de um mestre nem como um ponto final pela ausência de autonomia, mas sim como uma tecnologia de si. Em nome de uma docência gratificada, alguns professores se satisfazem em sua missão de ensinar agregando o sofrimento e o sacrifício, tornando-os parte da sua realização, evidenciando uma atitude de redução de danos. Pretendo fazer ver, a partir de hermenêutica foucaultiana, o entrelaçamento de certos dados históricos com o que está acontecendo com os professores que afirmam sentirem-se realizados em meio a adversidades. Não se trata, portanto, de buscar explicações para justificar suas histórias, mas sim refletir sobre como se realizam na produção de suas atuais práticas docentes. Sustento a tese de que alguns professores se realizam ao experimentarem um estado de gratificação no exercício de uma prática complexa e vivenciando como estratégia de redução de danos. O estudo é feito a partir do recolhimento de pistas, vestígios, situações, indícios e sintomas encontrados principalmente em falas e depoimentos de professores que cursaram o segundo semestre, no ano de 2008, do Curso de Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas. |
id |
P_RS_74cb7fb22d2d19d7a1afb2483767c670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3656 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marcos VillelaCPF:38364670034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5CPF:36081795004http://lattes.cnpq.br/1706406950183024Debacco, Maria Simone2015-04-14T14:23:08Z2010-05-182010-01-15DEBACCO, Maria Simone. Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação. 2010. 100 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422944.pdf: 563957 bytes, checksum: 3e64cfb6bd925575477e3250a296ac9d (MD5) Previous issue date: 2010-01-15Esta tese propõe uma reflexão a respeito da realização docente como uma prática amparada em mecanismos de sujeição e gratificação reveladores de obediência. A obediência aqui não é entendida como um controle genérico da conduta por parte de um mestre nem como um ponto final pela ausência de autonomia, mas sim como uma tecnologia de si. Em nome de uma docência gratificada, alguns professores se satisfazem em sua missão de ensinar agregando o sofrimento e o sacrifício, tornando-os parte da sua realização, evidenciando uma atitude de redução de danos. Pretendo fazer ver, a partir de hermenêutica foucaultiana, o entrelaçamento de certos dados históricos com o que está acontecendo com os professores que afirmam sentirem-se realizados em meio a adversidades. Não se trata, portanto, de buscar explicações para justificar suas histórias, mas sim refletir sobre como se realizam na produção de suas atuais práticas docentes. Sustento a tese de que alguns professores se realizam ao experimentarem um estado de gratificação no exercício de uma prática complexa e vivenciando como estratégia de redução de danos. O estudo é feito a partir do recolhimento de pistas, vestígios, situações, indícios e sintomas encontrados principalmente em falas e depoimentos de professores que cursaram o segundo semestre, no ano de 2008, do Curso de Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13351/422944.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALOBEDIÊNCIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORealização docente : mecanismos de sujeição e gratificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422944.pdf.jpg422944.pdf.jpgimage/jpeg3556http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/3/422944.pdf.jpg35e81b62d99ca5aad879cbfffcb668c7MD53TEXT422944.pdf.txt422944.pdf.txttext/plain238573http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/2/422944.pdf.txt9ba32fd701c9d19e1bbd6711b70b2826MD52ORIGINAL422944.pdfapplication/pdf563957http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/1/422944.pdf3e64cfb6bd925575477e3250a296ac9dMD51tede/36562015-04-17 15:54:58.74oai:tede2.pucrs.br:tede/3656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
title |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
spellingShingle |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação Debacco, Maria Simone PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL OBEDIÊNCIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
title_full |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
title_fullStr |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
title_full_unstemmed |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
title_sort |
Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação |
author |
Debacco, Maria Simone |
author_facet |
Debacco, Maria Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:38364670034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:36081795004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1706406950183024 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debacco, Maria Simone |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL OBEDIÊNCIA |
topic |
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL OBEDIÊNCIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta tese propõe uma reflexão a respeito da realização docente como uma prática amparada em mecanismos de sujeição e gratificação reveladores de obediência. A obediência aqui não é entendida como um controle genérico da conduta por parte de um mestre nem como um ponto final pela ausência de autonomia, mas sim como uma tecnologia de si. Em nome de uma docência gratificada, alguns professores se satisfazem em sua missão de ensinar agregando o sofrimento e o sacrifício, tornando-os parte da sua realização, evidenciando uma atitude de redução de danos. Pretendo fazer ver, a partir de hermenêutica foucaultiana, o entrelaçamento de certos dados históricos com o que está acontecendo com os professores que afirmam sentirem-se realizados em meio a adversidades. Não se trata, portanto, de buscar explicações para justificar suas histórias, mas sim refletir sobre como se realizam na produção de suas atuais práticas docentes. Sustento a tese de que alguns professores se realizam ao experimentarem um estado de gratificação no exercício de uma prática complexa e vivenciando como estratégia de redução de danos. O estudo é feito a partir do recolhimento de pistas, vestígios, situações, indícios e sintomas encontrados principalmente em falas e depoimentos de professores que cursaram o segundo semestre, no ano de 2008, do Curso de Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DEBACCO, Maria Simone. Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação. 2010. 100 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656 |
identifier_str_mv |
DEBACCO, Maria Simone. Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação. 2010. 100 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/3/422944.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/2/422944.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3656/1/422944.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35e81b62d99ca5aad879cbfffcb668c7 9ba32fd701c9d19e1bbd6711b70b2826 3e64cfb6bd925575477e3250a296ac9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295010676736 |