Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broi, Marisônia Pederiva da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387
Resumo: A investigação da trajetória de professores de Matemática busca compreender as características positivas pessoais dos docentes universitários, que influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam positivamente o processo de formação dos professores de Matemática e que possivelmente os auxiliam a organizar satisfatoriamente as situações de aprendizagem de seus alunos. Encontrar tais indicativos significa, dentre outras coisas, possibilitar a outros professores a (re)construção de sua prática docente. A investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quer compreender na trajetória de vida e ação pedagógica destes professores a fim de conhecer as dimensões que os destacam como bons professores de Matemática. A pesquisa foi realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos de pesquisa são os professores indicados pelos alunos, através de questionário, o segundo instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada. Nesta abordagem, trabalha-se com teorias emergentes, examinando o significado no contexto a fim de compreender manifestações das teorias, procurando ainda compreender através da entrevista com os sujeitos, aspectos básicos do comportamento humano, num tempo histórico, as suas histórias de vida. Compreende-se, que o professor formador carrega em sua trajetória um compromisso para além do institucional, para o social, de contribuir na formação de um profissional da educação que seja competente e crítico, como co-participante na construção de uma sociedade mais humana e justa para todos.
id P_RS_c928b9596a70d3cc01a3cd0f38f353fe
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3387
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:47300442072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235998T3Broi, Marisônia Pederiva da2015-04-14T14:12:42Z2010-09-172010-04-19BROI, Marisônia Pederiva da. Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425810.pdf: 335416 bytes, checksum: d04afa28effe8d0adce36480ed4f9395 (MD5) Previous issue date: 2010-04-19A investigação da trajetória de professores de Matemática busca compreender as características positivas pessoais dos docentes universitários, que influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam positivamente o processo de formação dos professores de Matemática e que possivelmente os auxiliam a organizar satisfatoriamente as situações de aprendizagem de seus alunos. Encontrar tais indicativos significa, dentre outras coisas, possibilitar a outros professores a (re)construção de sua prática docente. A investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quer compreender na trajetória de vida e ação pedagógica destes professores a fim de conhecer as dimensões que os destacam como bons professores de Matemática. A pesquisa foi realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos de pesquisa são os professores indicados pelos alunos, através de questionário, o segundo instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada. Nesta abordagem, trabalha-se com teorias emergentes, examinando o significado no contexto a fim de compreender manifestações das teorias, procurando ainda compreender através da entrevista com os sujeitos, aspectos básicos do comportamento humano, num tempo histórico, as suas histórias de vida. Compreende-se, que o professor formador carrega em sua trajetória um compromisso para além do institucional, para o social, de contribuir na formação de um profissional da educação que seja competente e crítico, como co-participante na construção de uma sociedade mais humana e justa para todos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11531/425810.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL425810.pdf.jpg425810.pdf.jpgimage/jpeg3522http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/3/425810.pdf.jpg6709dc202c695d01fd1968da6253029aMD53TEXT425810.pdf.txt425810.pdf.txttext/plain247067http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/2/425810.pdf.txt99b84cd7b884f216af98190c92ec9e10MD52ORIGINAL425810.pdfapplication/pdf335416http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/1/425810.pdfd04afa28effe8d0adce36480ed4f9395MD51tede/33872015-04-17 15:59:57.128oai:tede2.pucrs.br:tede/3387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
title Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
spellingShingle Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
Broi, Marisônia Pederiva da
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
title_full Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
title_fullStr Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
title_full_unstemmed Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
title_sort Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas
author Broi, Marisônia Pederiva da
author_facet Broi, Marisônia Pederiva da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:47300442072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235998T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Broi, Marisônia Pederiva da
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
topic EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A investigação da trajetória de professores de Matemática busca compreender as características positivas pessoais dos docentes universitários, que influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam positivamente o processo de formação dos professores de Matemática e que possivelmente os auxiliam a organizar satisfatoriamente as situações de aprendizagem de seus alunos. Encontrar tais indicativos significa, dentre outras coisas, possibilitar a outros professores a (re)construção de sua prática docente. A investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quer compreender na trajetória de vida e ação pedagógica destes professores a fim de conhecer as dimensões que os destacam como bons professores de Matemática. A pesquisa foi realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos de pesquisa são os professores indicados pelos alunos, através de questionário, o segundo instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada. Nesta abordagem, trabalha-se com teorias emergentes, examinando o significado no contexto a fim de compreender manifestações das teorias, procurando ainda compreender através da entrevista com os sujeitos, aspectos básicos do comportamento humano, num tempo histórico, as suas histórias de vida. Compreende-se, que o professor formador carrega em sua trajetória um compromisso para além do institucional, para o social, de contribuir na formação de um profissional da educação que seja competente e crítico, como co-participante na construção de uma sociedade mais humana e justa para todos.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BROI, Marisônia Pederiva da. Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387
identifier_str_mv BROI, Marisônia Pederiva da. Professores de matemática : trajetória docente e história de vida entrelaçadas. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/3/425810.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/2/425810.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3387/1/425810.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6709dc202c695d01fd1968da6253029a
99b84cd7b884f216af98190c92ec9e10
d04afa28effe8d0adce36480ed4f9395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293037256704