Equidade e televisão : o programa Mister Brau, da Rede Globo, e o estímulo à (re)construção do imaginário social do negro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Machado da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8407
Resumo: This study aims to analyze the (in)visibility of black people on television and how this has resulted, over the years, in a devaluation of this ethnic group, contributing to the strengthening of a negative discourse and accentuating inequality in Brazil. Nevertheless, through the insistence and struggle of this subjugated people, a new panorama begins to be perceived in Brazil, where black people’s imagination can be (re)constructed based on TV shows such as Rede Globo’s Mister Brau, and the prominence of black actors provides ownership and empowerment to the population. By analyzing the retrospect of reasons that reified black people and how slavery placed black people in a lower condition, using the methodology of Discursive Textual Analysis, it is possible to understand that black actors Lázaro Ramos and Taís Araújo are managing to gradually deconstruct white hegemony in the media and in the social imaginary and conquer spaces of power, currently being references and a stimulus to the press and society beyond stereotypes. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.
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spelling Silva, Juremir Machado dahttp://lattes.cnpq.br/2393503669129057http://lattes.cnpq.br/9636905065949825Silva, Wagner Machado da2019-01-11T18:21:55Z2018-11-20http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8407This study aims to analyze the (in)visibility of black people on television and how this has resulted, over the years, in a devaluation of this ethnic group, contributing to the strengthening of a negative discourse and accentuating inequality in Brazil. Nevertheless, through the insistence and struggle of this subjugated people, a new panorama begins to be perceived in Brazil, where black people’s imagination can be (re)constructed based on TV shows such as Rede Globo’s Mister Brau, and the prominence of black actors provides ownership and empowerment to the population. By analyzing the retrospect of reasons that reified black people and how slavery placed black people in a lower condition, using the methodology of Discursive Textual Analysis, it is possible to understand that black actors Lázaro Ramos and Taís Araújo are managing to gradually deconstruct white hegemony in the media and in the social imaginary and conquer spaces of power, currently being references and a stimulus to the press and society beyond stereotypes. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.Essa pesquisa tem como objetivo analisar a (in)visibilidade do negro na televisão e como ela tem resultado, ao longo dos anos, na desvalorização dessa etnia, contribuindo para o fortalecimento de um discurso negativo e acentuando a não equidade no país. Porém, através da insistência e luta desse mesmo povo que é subjugado, um novo panorama começa a ser percebido, no Brasil, no qual o imaginário do negro pode ser (re)construído, a partir de programas televisivos como Mister Brau, da Rede Globo, onde o protagonismo de atores negros, em um seriado, traz pertencimento e empoderamento para a população. Após passar pelo retrospecto dos motivos que coisificaram o negro e entendermos como a escravização colocou o afrodescendente em uma condição inferior, por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, percebemos que Lázaro Ramos e Taís Araújo, também através de seus personagens, estão conseguindo, aos poucos, desconstruir a hegemonia branca, na mídia, e o imaginário social e étnico e conquistar espaços de poder. Eles são, na atualidade, referências e estímulo para uma imprensa e sociedade para além dos estereótipos. Realizamos esta dissertação com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2018-12-28T10:05:07Z No. of bitstreams: 1 Wagner_Machado_da_Silva_DIS.pdf: 2090904 bytes, checksum: 97ac2329b635dde670db9cf14d47bf0a (MD5)Rejected by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br), reason: Devolvido devido à data de defesa cadastrada na publicação (20/12/2018) estar diferente da data de defesa que consta na folha de aprovação da banca (20/11/2018) no arquivo PDF. on 2019-01-04T17:51:57Z (GMT)Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2019-01-04T18:02:41Z No. of bitstreams: 1 Wagner_Machado_da_Silva_DIS.pdf: 2090904 bytes, checksum: 97ac2329b635dde670db9cf14d47bf0a (MD5)Approved for entry into archive by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br) on 2019-01-11T18:17:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Wagner_Machado_da_Silva_DIS.pdf: 2090904 bytes, checksum: 97ac2329b635dde670db9cf14d47bf0a (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-11T18:21:55Z (GMT). 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