As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704 |
Resumo: | Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto. |
id |
P_RS_7ba2dde28846f199515085726899914a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5704 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Gabriela CardozoCPF:60153903015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3CPF:42355141053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797644U0Silveira, João Antonio Jardim2015-04-14T14:52:39Z2007-10-222007-08-31SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395842.pdf: 901036 bytes, checksum: fd54b3b50755efcb0e61ebb61663960f (MD5) Previous issue date: 2007-08-31Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15385/395842.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaARROZ - COMÉRCIOAGRONEGÓCIOSESTRATÉGIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAAs estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395842.pdf.jpg395842.pdf.jpgimage/jpeg2913http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/3/395842.pdf.jpg68834d3a3b6bd5fcef16a90eafc5b715MD53TEXT395842.pdf.txt395842.pdf.txttext/plain333298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/2/395842.pdf.txtfe67af334b3ce9ae9298a2e9d49adc4aMD52ORIGINAL395842.pdfapplication/pdf901036http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/1/395842.pdffd54b3b50755efcb0e61ebb61663960fMD51tede/57042015-05-14 10:11:24.441oai:tede2.pucrs.br:tede/5704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
title |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul Silveira, João Antonio Jardim ARROZ - COMÉRCIO AGRONEGÓCIOS ESTRATÉGIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul |
author |
Silveira, João Antonio Jardim |
author_facet |
Silveira, João Antonio Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Gabriela Cardozo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:60153903015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:42355141053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797644U0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, João Antonio Jardim |
contributor_str_mv |
Ferreira, Gabriela Cardozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARROZ - COMÉRCIO AGRONEGÓCIOS ESTRATÉGIA |
topic |
ARROZ - COMÉRCIO AGRONEGÓCIOS ESTRATÉGIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/3/395842.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/2/395842.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/1/395842.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68834d3a3b6bd5fcef16a90eafc5b715 fe67af334b3ce9ae9298a2e9d49adc4a fd54b3b50755efcb0e61ebb61663960f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765310067179520 |