As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, João Antonio Jardim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704
Resumo: Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto.
id P_RS_7ba2dde28846f199515085726899914a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5704
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ferreira, Gabriela CardozoCPF:60153903015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3CPF:42355141053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797644U0Silveira, João Antonio Jardim2015-04-14T14:52:39Z2007-10-222007-08-31SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395842.pdf: 901036 bytes, checksum: fd54b3b50755efcb0e61ebb61663960f (MD5) Previous issue date: 2007-08-31Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15385/395842.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaARROZ - COMÉRCIOAGRONEGÓCIOSESTRATÉGIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAAs estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395842.pdf.jpg395842.pdf.jpgimage/jpeg2913http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/3/395842.pdf.jpg68834d3a3b6bd5fcef16a90eafc5b715MD53TEXT395842.pdf.txt395842.pdf.txttext/plain333298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/2/395842.pdf.txtfe67af334b3ce9ae9298a2e9d49adc4aMD52ORIGINAL395842.pdfapplication/pdf901036http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/1/395842.pdffd54b3b50755efcb0e61ebb61663960fMD51tede/57042015-05-14 10:11:24.441oai:tede2.pucrs.br:tede/5704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
title As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
Silveira, João Antonio Jardim
ARROZ - COMÉRCIO
AGRONEGÓCIOS
ESTRATÉGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
title_full As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
title_sort As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul
author Silveira, João Antonio Jardim
author_facet Silveira, João Antonio Jardim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Gabriela Cardozo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:60153903015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:42355141053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797644U0
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, João Antonio Jardim
contributor_str_mv Ferreira, Gabriela Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv ARROZ - COMÉRCIO
AGRONEGÓCIOS
ESTRATÉGIA
topic ARROZ - COMÉRCIO
AGRONEGÓCIOS
ESTRATÉGIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Este trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704
identifier_str_mv SILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/3/395842.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/2/395842.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5704/1/395842.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68834d3a3b6bd5fcef16a90eafc5b715
fe67af334b3ce9ae9298a2e9d49adc4a
fd54b3b50755efcb0e61ebb61663960f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765310067179520