Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varella, Clarita Eveline Moraes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592
Resumo: Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.
id P_RS_7e820fa0038e4dfa28672fce2aa00918
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3592
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:76843661068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253762A8Varella, Clarita Eveline Moraes2015-04-14T14:22:51Z2009-04-022009-01-21http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410844.pdf: 423809 bytes, checksum: 54f4ae191ab1052fa3b6a10145f907a3 (MD5) Previous issue date: 2009-01-21Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13202/410844.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALPESQUISAS CIENTÍFICASPESQUISADORESESPIRITUALIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEspiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410844.pdf.jpg410844.pdf.jpgimage/jpeg3043http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/3/410844.pdf.jpg787095535e647bb8c7e71325f855e200MD53TEXT410844.pdf.txt410844.pdf.txttext/plain160334http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/2/410844.pdf.txte0c63f50ec2a40b8b2c4f362acd9a995MD52ORIGINAL410844.pdfapplication/pdf423809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/1/410844.pdf54f4ae191ab1052fa3b6a10145f907a3MD51tede/35922015-04-17 15:54:58.277oai:tede2.pucrs.br:tede/3592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
title Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
spellingShingle Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
Varella, Clarita Eveline Moraes
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISAS CIENTÍFICAS
PESQUISADORES
ESPIRITUALIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
title_full Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
title_fullStr Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
title_full_unstemmed Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
title_sort Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica
author Varella, Clarita Eveline Moraes
author_facet Varella, Clarita Eveline Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:76843661068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253762A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Varella, Clarita Eveline Moraes
contributor_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISAS CIENTÍFICAS
PESQUISADORES
ESPIRITUALIDADE
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESQUISAS CIENTÍFICAS
PESQUISADORES
ESPIRITUALIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/3/410844.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/2/410844.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3592/1/410844.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 787095535e647bb8c7e71325f855e200
e0c63f50ec2a40b8b2c4f362acd9a995
54f4ae191ab1052fa3b6a10145f907a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294428717056