Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513 |
Resumo: | A Educação se assenta sobre uma multiplicidade de contextos e olhares. Dentre eles, a Formação Humana representa uma ampliação do fenômeno educativo e um contraponto a perspectivas educativas tecnicistas e neoliberais. O objetivo desse artigo é mapear a produção acadêmica (stricto sensu) brasileira acerca da Formação Humana, nos últimos cinco anos, na área de Educação, com fins de identificar as principais perspectivas, limites e as repercussões da inclusão das Espiritualidades nesse campo. Para isso, recorremos a uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Analisamos dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco produzidas entre 2015 e 2019. Observamos uma variedade de delineamentos teórico-metodológicos e epistemológicos, que apontam para uma pluralidade epistêmica como fundamento do saber e como compromisso ético-político com a alteridade como princípios da pesquisa educacional. |
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