Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva de Medeiros, Lis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Montenegro Silva Leão, Maria Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513
Resumo: A Educação se assenta sobre uma multiplicidade de contextos e olhares. Dentre eles, a Formação Humana representa uma ampliação do fenômeno educativo e um contraponto a perspectivas educativas tecnicistas e neoliberais. O objetivo desse artigo é mapear a produção acadêmica (stricto sensu) brasileira acerca da Formação Humana, nos últimos cinco anos, na área de Educação, com fins de identificar as principais perspectivas, limites e as repercussões da inclusão das Espiritualidades nesse campo. Para isso, recorremos a uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Analisamos dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco produzidas entre 2015 e 2019. Observamos uma variedade de delineamentos teórico-metodológicos e epistemológicos, que apontam para uma pluralidade epistêmica como fundamento do saber e como compromisso ético-político com a alteridade como princípios da pesquisa educacional.
id UEMG-2_192a7e9e004712581f25391abf57c0dc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5513
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileirasEspiritualidades.Formação acadêmica.Formação Humana.Pesquisa científica.A Educação se assenta sobre uma multiplicidade de contextos e olhares. Dentre eles, a Formação Humana representa uma ampliação do fenômeno educativo e um contraponto a perspectivas educativas tecnicistas e neoliberais. O objetivo desse artigo é mapear a produção acadêmica (stricto sensu) brasileira acerca da Formação Humana, nos últimos cinco anos, na área de Educação, com fins de identificar as principais perspectivas, limites e as repercussões da inclusão das Espiritualidades nesse campo. Para isso, recorremos a uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Analisamos dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco produzidas entre 2015 e 2019. Observamos uma variedade de delineamentos teórico-metodológicos e epistemológicos, que apontam para uma pluralidade epistêmica como fundamento do saber e como compromisso ético-político com a alteridade como princípios da pesquisa educacional.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/551310.36704/eef.v25i45.5513Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-419Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-419Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-4192317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513/3989Copyright (c) 2022 Lis Paiva de Medeiros, Maria Sandra Montenegro Silva Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva de Medeiros, LisMontenegro Silva Leão, Maria Sandra2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5513Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
title Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
spellingShingle Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
Paiva de Medeiros, Lis
Espiritualidades.
Formação acadêmica.
Formação Humana.
Pesquisa científica.
title_short Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
title_full Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
title_fullStr Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
title_full_unstemmed Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
title_sort Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras
author Paiva de Medeiros, Lis
author_facet Paiva de Medeiros, Lis
Montenegro Silva Leão, Maria Sandra
author_role author
author2 Montenegro Silva Leão, Maria Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva de Medeiros, Lis
Montenegro Silva Leão, Maria Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritualidades.
Formação acadêmica.
Formação Humana.
Pesquisa científica.
topic Espiritualidades.
Formação acadêmica.
Formação Humana.
Pesquisa científica.
description A Educação se assenta sobre uma multiplicidade de contextos e olhares. Dentre eles, a Formação Humana representa uma ampliação do fenômeno educativo e um contraponto a perspectivas educativas tecnicistas e neoliberais. O objetivo desse artigo é mapear a produção acadêmica (stricto sensu) brasileira acerca da Formação Humana, nos últimos cinco anos, na área de Educação, com fins de identificar as principais perspectivas, limites e as repercussões da inclusão das Espiritualidades nesse campo. Para isso, recorremos a uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Analisamos dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco produzidas entre 2015 e 2019. Observamos uma variedade de delineamentos teórico-metodológicos e epistemológicos, que apontam para uma pluralidade epistêmica como fundamento do saber e como compromisso ético-político com a alteridade como princípios da pesquisa educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513
10.36704/eef.v25i45.5513
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5513/3989
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lis Paiva de Medeiros, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lis Paiva de Medeiros, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-419
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-419
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 397-419
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470324228096