Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é contribuir para os estudos sobre a consciência fonológica e aquisição da língua escrita em crianças que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como colaborar para o ensino de modo a proporcionar aos professores alfabetizadores atividades linguístico-pedagógicas adequadas às características de seus alunos. Com base no CONFIAS (MOOJEN E COL., 2003), foram criados um teste de consciência fonológica e um teste de escrita para serem aplicados às crianças do grupo experimental e do grupo controle de forma a validar os objetivos da pesquisa. Ademais, levando-se em consideração os citados estudos, foram criadas e/ou adaptadas atividades linguístico-pedagógicas que desenvolvam a consciência fonológica. A amostra da presente pesquisa foi composta por seis crianças do GC e seis crianças do GE, que frequentavam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual urbana do município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Primeiramente foram aplicados os pré-testes de consciência fonológica e de escrita, tanto com as crianças do GC, quanto com os indivíduos do GE. Logo, as atividades linguístico-pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos do GE. Por fim, foram aplicados pós-testes de escrita e de consciência fonológica, para que se comparasse a evolução das crianças dos dois grupos nessas habilidades após a aplicação das atividades propostas com o GE. Como resultado, pode-se destacar: o desenvolvimento de atividades que ampliem a consciência fonológica favorece as habilidades de identificação e manipulação dos sons da fala do indivíduo e, consequentemente, a aquisição da escrita. |
id |
P_RS_7ef504e7b3d89439ce66b5b26cda2c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2007 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:97644943072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239697E4Santos, Liliana Fraga dos2015-04-14T13:38:26Z2011-05-312011-03-02SANTOS, Liliana Fraga dos. Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431585.pdf: 5196733 bytes, checksum: 9b3b69e038a5742a22cf87dead7917c1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02O objetivo da presente pesquisa é contribuir para os estudos sobre a consciência fonológica e aquisição da língua escrita em crianças que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como colaborar para o ensino de modo a proporcionar aos professores alfabetizadores atividades linguístico-pedagógicas adequadas às características de seus alunos. Com base no CONFIAS (MOOJEN E COL., 2003), foram criados um teste de consciência fonológica e um teste de escrita para serem aplicados às crianças do grupo experimental e do grupo controle de forma a validar os objetivos da pesquisa. Ademais, levando-se em consideração os citados estudos, foram criadas e/ou adaptadas atividades linguístico-pedagógicas que desenvolvam a consciência fonológica. A amostra da presente pesquisa foi composta por seis crianças do GC e seis crianças do GE, que frequentavam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual urbana do município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Primeiramente foram aplicados os pré-testes de consciência fonológica e de escrita, tanto com as crianças do GC, quanto com os indivíduos do GE. Logo, as atividades linguístico-pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos do GE. Por fim, foram aplicados pós-testes de escrita e de consciência fonológica, para que se comparasse a evolução das crianças dos dois grupos nessas habilidades após a aplicação das atividades propostas com o GE. Como resultado, pode-se destacar: o desenvolvimento de atividades que ampliem a consciência fonológica favorece as habilidades de identificação e manipulação dos sons da fala do indivíduo e, consequentemente, a aquisição da escrita.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10496/431585.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAESCRITA - APRENDIZAGEMFONOLOGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASConsciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431585.pdf.jpg431585.pdf.jpgimage/jpeg3261http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/3/431585.pdf.jpg98346962914e6d8cb4998b1ffc44d827MD53TEXT431585.pdf.txt431585.pdf.txttext/plain179802http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/2/431585.pdf.txt5bea3cb582c639d79f35808d09127ca2MD52ORIGINAL431585.pdfapplication/pdf5196733http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/1/431585.pdf9b3b69e038a5742a22cf87dead7917c1MD51tede/20072015-04-17 16:57:03.915oai:tede2.pucrs.br:tede/2007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
title |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
spellingShingle |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática Santos, Liliana Fraga dos LINGUÍSTICA ESCRITA - APRENDIZAGEM FONOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
title_full |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
title_fullStr |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
title_full_unstemmed |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
title_sort |
Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática |
author |
Santos, Liliana Fraga dos |
author_facet |
Santos, Liliana Fraga dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:28033159049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:97644943072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239697E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Liliana Fraga dos |
contributor_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA ESCRITA - APRENDIZAGEM FONOLOGIA |
topic |
LINGUÍSTICA ESCRITA - APRENDIZAGEM FONOLOGIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O objetivo da presente pesquisa é contribuir para os estudos sobre a consciência fonológica e aquisição da língua escrita em crianças que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como colaborar para o ensino de modo a proporcionar aos professores alfabetizadores atividades linguístico-pedagógicas adequadas às características de seus alunos. Com base no CONFIAS (MOOJEN E COL., 2003), foram criados um teste de consciência fonológica e um teste de escrita para serem aplicados às crianças do grupo experimental e do grupo controle de forma a validar os objetivos da pesquisa. Ademais, levando-se em consideração os citados estudos, foram criadas e/ou adaptadas atividades linguístico-pedagógicas que desenvolvam a consciência fonológica. A amostra da presente pesquisa foi composta por seis crianças do GC e seis crianças do GE, que frequentavam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual urbana do município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Primeiramente foram aplicados os pré-testes de consciência fonológica e de escrita, tanto com as crianças do GC, quanto com os indivíduos do GE. Logo, as atividades linguístico-pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos do GE. Por fim, foram aplicados pós-testes de escrita e de consciência fonológica, para que se comparasse a evolução das crianças dos dois grupos nessas habilidades após a aplicação das atividades propostas com o GE. Como resultado, pode-se destacar: o desenvolvimento de atividades que ampliem a consciência fonológica favorece as habilidades de identificação e manipulação dos sons da fala do indivíduo e, consequentemente, a aquisição da escrita. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Liliana Fraga dos. Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Liliana Fraga dos. Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/3/431585.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/2/431585.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2007/1/431585.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98346962914e6d8cb4998b1ffc44d827 5bea3cb582c639d79f35808d09127ca2 9b3b69e038a5742a22cf87dead7917c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283403988992 |