O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2561
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de intervenção, buscando-se a compreensão e a explicação da realidade. A questão norteadora foi: Qual o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informatizados? E como objetivos analisar o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informáticos na aprendizagem de idosos; analisar os principais aspectos que evidenciam a apropriaçao da língua espanhola por idosos; identificar as principais dificuldades e possibilidades dos idosos na aprendizagem da língua espanhola. Na pesquisa participaram 40 idosos que freqüentam oficinas pedagógicas de inclusão digital, que voluntariamente optaram por aprender sobre língua espanhola. As atividades foram propostas de forma a desafiar os grupos a aprenderem o idioma, a se familiarizarem com um ensino que utiliza a tecnologia e a elaborarem materiais que evidenciassem a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de observação participante e análise da produção dos idosos. Utilizou-se análise discursiva interpretativa no tratamento dos dados. Percebeu-se que as atividades didáticas da Língua Espanhola, mediadas pelo computador, requeriam procedimentos e método adequados aos idosos, para que pudessem organizar e produzir esquemas mentais e estabelecer relação com os conhecimentos prévios, de modo que houvesse aquisição de novo conhecimento e interação com o que já conheciam. Muitas são as ferramentas disponíveis para tornar os processos de ensino e aprendizagem mais motivadores e permitir que a informação seja mais abrangente, mas ao optarmos por usos mais simplificados, percebemos que os idosos denotavam seu crescimento e se motivavam a continuar. As principais dificuldades que tivemos que superar ao longo das oficinas, desde a nomenclatura dos ícones, a utilização do mouse e a reorientação das atividades ao constatarmos a desmotivação em relação a determinados desafios propostos, das ferramentas até o domínio da língua estrangeira que estavam aprendendo. Passamos por vários processos de criação e autoconhecimento, sentimentos de alegria, conquista, frustração e impotência afloraram, descobertas e surpresas foram permitidas nestas oficinas, quando solicitávamos aos idosos-alunos, que produzissem. Nesta pesquisa comprovou-se também que estereótipos sobre a incompetência dos idosos de que não conseguem ou não podem aprender um idioma e a usar o computador são questionáveis. Eles parecem necessitar de mais tempo para aprender que uma pessoa mais jovem levaria para concluir uma tarefa, mas não estão impedidos de dominar a máquina ou aprender um idioma.
id P_RS_892c892161da5c40c4ec8ab7f2eb48a9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2561
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo eCPF:19311087068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2CPF:45583919000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731434H7Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques2015-04-14T13:53:18Z2008-06-182006-04-18WEHMEYER, Cláudia de Oliveira Tacques. O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2561Made available in DSpace on 2015-04-14T13:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401981.pdf: 489058 bytes, checksum: 8837365aec58d00bec1656ab33bf3179 (MD5) Previous issue date: 2006-04-18A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de intervenção, buscando-se a compreensão e a explicação da realidade. A questão norteadora foi: Qual o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informatizados? E como objetivos analisar o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informáticos na aprendizagem de idosos; analisar os principais aspectos que evidenciam a apropriaçao da língua espanhola por idosos; identificar as principais dificuldades e possibilidades dos idosos na aprendizagem da língua espanhola. Na pesquisa participaram 40 idosos que freqüentam oficinas pedagógicas de inclusão digital, que voluntariamente optaram por aprender sobre língua espanhola. As atividades foram propostas de forma a desafiar os grupos a aprenderem o idioma, a se familiarizarem com um ensino que utiliza a tecnologia e a elaborarem materiais que evidenciassem a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de observação participante e análise da produção dos idosos. Utilizou-se análise discursiva interpretativa no tratamento dos dados. Percebeu-se que as atividades didáticas da Língua Espanhola, mediadas pelo computador, requeriam procedimentos e método adequados aos idosos, para que pudessem organizar e produzir esquemas mentais e estabelecer relação com os conhecimentos prévios, de modo que houvesse aquisição de novo conhecimento e interação com o que já conheciam. Muitas são as ferramentas disponíveis para tornar os processos de ensino e aprendizagem mais motivadores e permitir que a informação seja mais abrangente, mas ao optarmos por usos mais simplificados, percebemos que os idosos denotavam seu crescimento e se motivavam a continuar. As principais dificuldades que tivemos que superar ao longo das oficinas, desde a nomenclatura dos ícones, a utilização do mouse e a reorientação das atividades ao constatarmos a desmotivação em relação a determinados desafios propostos, das ferramentas até o domínio da língua estrangeira que estavam aprendendo. Passamos por vários processos de criação e autoconhecimento, sentimentos de alegria, conquista, frustração e impotência afloraram, descobertas e surpresas foram permitidas nestas oficinas, quando solicitávamos aos idosos-alunos, que produzissem. Nesta pesquisa comprovou-se também que estereótipos sobre a incompetência dos idosos de que não conseguem ou não podem aprender um idioma e a usar o computador são questionáveis. Eles parecem necessitar de mais tempo para aprender que uma pessoa mais jovem levaria para concluir uma tarefa, mas não estão impedidos de dominar a máquina ou aprender um idioma.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10288/401981.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia BiomédicaPUCRSBRInstituto de Geriatria e GerontologiaGERIATRIAGERONTOLOGIAENVELHECIMENTOIDOSOSLÍNGUAS - APRENDIZAGEMESPANHOL - ENSINOINFORMÁTICA - ENSINOINCLUSÃO DIGITALENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAO ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis44386614769531790335006002296420844541114010info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401981.pdf.jpg401981.pdf.jpgimage/jpeg3879http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/3/401981.pdf.jpg45ea8f2d3cd6f188c67e42fb79bfb453MD53TEXT401981.pdf.txt401981.pdf.txttext/plain197915http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/2/401981.pdf.txtfab8cbde4ea50a4eee2ffb8337dbca91MD52ORIGINAL401981.pdfapplication/pdf489058http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/1/401981.pdf8837365aec58d00bec1656ab33bf3179MD51tede/25612015-04-17 16:36:29.956oai:tede2.pucrs.br:tede/2561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
title O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
spellingShingle O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques
GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
LÍNGUAS - APRENDIZAGEM
ESPANHOL - ENSINO
INFORMÁTICA - ENSINO
INCLUSÃO DIGITAL
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
title_full O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
title_fullStr O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
title_full_unstemmed O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
title_sort O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos
author Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques
author_facet Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19311087068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:45583919000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731434H7
dc.contributor.author.fl_str_mv Wehmeyer, Cláudia de Oliveira Tacques
contributor_str_mv Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
dc.subject.por.fl_str_mv GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
LÍNGUAS - APRENDIZAGEM
ESPANHOL - ENSINO
INFORMÁTICA - ENSINO
INCLUSÃO DIGITAL
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
topic GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
LÍNGUAS - APRENDIZAGEM
ESPANHOL - ENSINO
INFORMÁTICA - ENSINO
INCLUSÃO DIGITAL
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de intervenção, buscando-se a compreensão e a explicação da realidade. A questão norteadora foi: Qual o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informatizados? E como objetivos analisar o potencial de um ensino de língua espanhola associado ao uso de recursos informáticos na aprendizagem de idosos; analisar os principais aspectos que evidenciam a apropriaçao da língua espanhola por idosos; identificar as principais dificuldades e possibilidades dos idosos na aprendizagem da língua espanhola. Na pesquisa participaram 40 idosos que freqüentam oficinas pedagógicas de inclusão digital, que voluntariamente optaram por aprender sobre língua espanhola. As atividades foram propostas de forma a desafiar os grupos a aprenderem o idioma, a se familiarizarem com um ensino que utiliza a tecnologia e a elaborarem materiais que evidenciassem a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de observação participante e análise da produção dos idosos. Utilizou-se análise discursiva interpretativa no tratamento dos dados. Percebeu-se que as atividades didáticas da Língua Espanhola, mediadas pelo computador, requeriam procedimentos e método adequados aos idosos, para que pudessem organizar e produzir esquemas mentais e estabelecer relação com os conhecimentos prévios, de modo que houvesse aquisição de novo conhecimento e interação com o que já conheciam. Muitas são as ferramentas disponíveis para tornar os processos de ensino e aprendizagem mais motivadores e permitir que a informação seja mais abrangente, mas ao optarmos por usos mais simplificados, percebemos que os idosos denotavam seu crescimento e se motivavam a continuar. As principais dificuldades que tivemos que superar ao longo das oficinas, desde a nomenclatura dos ícones, a utilização do mouse e a reorientação das atividades ao constatarmos a desmotivação em relação a determinados desafios propostos, das ferramentas até o domínio da língua estrangeira que estavam aprendendo. Passamos por vários processos de criação e autoconhecimento, sentimentos de alegria, conquista, frustração e impotência afloraram, descobertas e surpresas foram permitidas nestas oficinas, quando solicitávamos aos idosos-alunos, que produzissem. Nesta pesquisa comprovou-se também que estereótipos sobre a incompetência dos idosos de que não conseguem ou não podem aprender um idioma e a usar o computador são questionáveis. Eles parecem necessitar de mais tempo para aprender que uma pessoa mais jovem levaria para concluir uma tarefa, mas não estão impedidos de dominar a máquina ou aprender um idioma.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WEHMEYER, Cláudia de Oliveira Tacques. O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2561
identifier_str_mv WEHMEYER, Cláudia de Oliveira Tacques. O ensino com o uso de recursos informatizados na aprendizagem da língua espanhola por idosos. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4438661476953179033
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2296420844541114010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Geriatria e Gerontologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/3/401981.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/2/401981.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2561/1/401981.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45ea8f2d3cd6f188c67e42fb79bfb453
fab8cbde4ea50a4eee2ffb8337dbca91
8837365aec58d00bec1656ab33bf3179
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765287345586176