Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Donarte Nunes dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524
Resumo: A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial.
id P_RS_972d43ba79873cde824056365c10588d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3524
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lahm, Regis AlexandreCPF:31494315068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5CPF:65100867000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237009Y6Santos Júnior, Donarte Nunes dos2015-04-14T14:13:17Z2007-10-172007-03-30SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395652.pdf: 9549241 bytes, checksum: ef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41 (MD5) Previous issue date: 2007-03-30A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12795/395652.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaGEOGRAFIA - ENSINO MÉDIOEDUCAÇÃO E TECNOLOGIASUBJETIVIDADEESPAÇO GEOGRÁFICOPERCEPÇÃO ESPACIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIAGeografia do espaço percebido : uma educação subjetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395652.pdf.jpg395652.pdf.jpgimage/jpeg2491http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/3/395652.pdf.jpgeb15236933545f89f4a654024b0e211cMD53TEXT395652.pdf.txt395652.pdf.txttext/plain523092http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/2/395652.pdf.txt1b55e6699de56a9d3b0d746e9c9041b9MD52ORIGINAL395652.pdfapplication/pdf9549241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/1/395652.pdfef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41MD51tede/35242015-04-17 15:59:58.944oai:tede2.pucrs.br:tede/3524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
title Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
spellingShingle Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
Santos Júnior, Donarte Nunes dos
GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
SUBJETIVIDADE
ESPAÇO GEOGRÁFICO
PERCEPÇÃO ESPACIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA
title_short Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
title_full Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
title_fullStr Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
title_full_unstemmed Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
title_sort Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
author Santos Júnior, Donarte Nunes dos
author_facet Santos Júnior, Donarte Nunes dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lahm, Regis Alexandre
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31494315068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:65100867000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237009Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior, Donarte Nunes dos
contributor_str_mv Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
SUBJETIVIDADE
ESPAÇO GEOGRÁFICO
PERCEPÇÃO ESPACIAL
topic GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
SUBJETIVIDADE
ESPAÇO GEOGRÁFICO
PERCEPÇÃO ESPACIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA
description A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524
identifier_str_mv SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/3/395652.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/2/395652.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/1/395652.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb15236933545f89f4a654024b0e211c
1b55e6699de56a9d3b0d746e9c9041b9
ef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293809008640