Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524 |
Resumo: | A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial. |
id |
P_RS_972d43ba79873cde824056365c10588d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3524 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lahm, Regis AlexandreCPF:31494315068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5CPF:65100867000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237009Y6Santos Júnior, Donarte Nunes dos2015-04-14T14:13:17Z2007-10-172007-03-30SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395652.pdf: 9549241 bytes, checksum: ef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41 (MD5) Previous issue date: 2007-03-30A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12795/395652.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaGEOGRAFIA - ENSINO MÉDIOEDUCAÇÃO E TECNOLOGIASUBJETIVIDADEESPAÇO GEOGRÁFICOPERCEPÇÃO ESPACIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIAGeografia do espaço percebido : uma educação subjetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL395652.pdf.jpg395652.pdf.jpgimage/jpeg2491http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/3/395652.pdf.jpgeb15236933545f89f4a654024b0e211cMD53TEXT395652.pdf.txt395652.pdf.txttext/plain523092http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/2/395652.pdf.txt1b55e6699de56a9d3b0d746e9c9041b9MD52ORIGINAL395652.pdfapplication/pdf9549241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/1/395652.pdfef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41MD51tede/35242015-04-17 15:59:58.944oai:tede2.pucrs.br:tede/3524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
title |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
spellingShingle |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva Santos Júnior, Donarte Nunes dos GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUBJETIVIDADE ESPAÇO GEOGRÁFICO PERCEPÇÃO ESPACIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA |
title_short |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
title_full |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
title_fullStr |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
title_full_unstemmed |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
title_sort |
Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva |
author |
Santos Júnior, Donarte Nunes dos |
author_facet |
Santos Júnior, Donarte Nunes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lahm, Regis Alexandre |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31494315068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:65100867000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237009Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Júnior, Donarte Nunes dos |
contributor_str_mv |
Lahm, Regis Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUBJETIVIDADE ESPAÇO GEOGRÁFICO PERCEPÇÃO ESPACIAL |
topic |
GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUBJETIVIDADE ESPAÇO GEOGRÁFICO PERCEPÇÃO ESPACIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA |
description |
A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524 |
identifier_str_mv |
SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. Geografia do espaço percebido : uma educação subjetiva. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/3/395652.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/2/395652.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3524/1/395652.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb15236933545f89f4a654024b0e211c 1b55e6699de56a9d3b0d746e9c9041b9 ef1b022ffe3780f9def2b8e397821c41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293809008640 |