Representação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo : uma abordagem da geografia humanista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malanski, Lawrence Mayer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30505
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Salete Kozel
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spelling Teixeira, Salete KozelUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaMalanski, Lawrence Mayer2024-04-04T18:22:22Z2024-04-04T18:22:22Z2013https://hdl.handle.net/1884/30505Orientadora : Profª. Drª. Salete KozelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 25/03/2013Bibliografia : fls. 111-115Resumo: Pessoas vivem imersas em espaços que refletem aspectos culturais, preferências sociais, que despertam desejos e ambições e revelam problemas comuns a elas. A forma como as pessoas interpretam e representam estímulos sensoriais espaciais varia muito e é influenciada pelo contexto cultural, estado emocional e capacidade sensitiva. Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. No entanto esses espaços, sobretudo de escolas públicas, demonstram, num primeiro momento, não serem humanizados, pois se encontram mal conservados, vandalizados e limitados a padrões arquitetônicos que dificultam a criação de laços identitários pelos seus frequentadores. Nesse contexto, o estudo dessa dissertação teve por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acreditou-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Nessa perspectiva, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo, uma forma de representação que valoriza a interação social e facilita a leitura e interpretação do material cartográfico. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar.Abstract: People are immersed in spaces that reflect the cultural aspects, social preferences, awakening desires, ambitionsand reveal common problems with them. The way that these people interpret and represent spatial sensory stimulus varies a lot and is influenced by cultural context, emotional condition and sensory capacity. Much of the day some people occurs into schools with spaces architected to support the progress of teaching, learning and socialization. However, these spaces, especially public schools, demonstrated, at first, not be humanized, because are poorly maintained, vandalized and limited to architectural standards that difficult the creation of identity links for their goers. In this context, the explanation of this study intended elaborate an analytical synthesis of a geographical area public school from representations of people who live daily. It is believed that understand the meanings attributed by them to this space can be the start to make it more humane. According this perspective, space is addressed from paradigms of Humanistic Geography, in which performs a dialogic function with people who live in this place. For this, was utilized the collective mental mapping, a form of representation that values social interaction and facilitates the reading and interpretation of cartographic material. The explanation and analysis of collective mental map and qualitative synthesis show us that the school space analyzed are reified and compartmented in others smaller spaces, that are predominantly functional and hierarchical. Moreover, accept that these spaces has short imageability and many exhibit points topofobics and non- places.118f. : il., [algumas color]., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalGeografia humanaPercepção espacialRepresentações de gruposGeografiaRepresentação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo : uma abordagem da geografia humanistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAWRENCE MAYER MALANSKI.pdfapplication/pdf5781852https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30505/1/R%20-%20D%20-%20LAWRENCE%20MAYER%20MALANSKI.pdf965260575e527cd8663d524a3a021e22MD51open accessTEXTR - D - LAWRENCE MAYER MALANSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain187407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30505/2/R%20-%20D%20-%20LAWRENCE%20MAYER%20MALANSKI.pdf.txtb32231a7c0faccb8f0aebb22d657dcffMD52open accessTHUMBNAILR - D - LAWRENCE MAYER MALANSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30505/3/R%20-%20D%20-%20LAWRENCE%20MAYER%20MALANSKI.pdf.jpg005714309be7f392eb23a527525c5259MD53open access1884/305052024-04-04 15:22:22.199open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30505Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-04T18:22:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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