O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viêra, Marivane Menuncin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422
Resumo: Esta dissertação faz parte de um projeto maior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como título Ciência, História, Educação e Cultura: dos Centros de Treinamento de Professores de Ciências aos atuais Centros e Museus Interativos. Este trabalho se justifica pela importância que um destes Centros teve para a educação científica do estado, o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), e procura compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas (1965/2000), bem como analisar a história de vida de um dos professores que participou ativamente de todas as fases do Centro. Assim sendo, o problema desta pesquisa é o seguinte: qual a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas? Esta investigação utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, mais especificamente a história oral de vida. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e originou três categorias principais. A primeira delas, denominada Registros da vida: recompondo tempos e espaços, trata de fatos importantes da vida pessoal e profissional do professor sujeito da pesquisa, delineando, assim, uma linha de tempo, destacando a forma como ocorreu a escolha da profissão, o início da carreira e os desafios enfrentados no decorrer da sua vida profissional. A segunda categoria, denominada Histórias que se entrelaçam: o CECIRS e a trajetória profissional do professor, apresenta o amálgama entre a vida profissional do professor e o referido Centro, pois, como o próprio sujeito de pesquisa relatou, a vida dele foi cheia de coincidências agradáveis, e o CECIRS teve grande participação nesse processo. A última categoria, intitulada Marcas que permanecem: o professor, o CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul, trata das influências exercidas pelo CECIRS no ensino científico riograndense, refletindo sobre a repercussão das atividades promovidas pelo Centro, em especial as Feiras de Ciências e suas formas de avaliação, bem como os cursos ministrados e as transformações do ensino de Ciências no Rio Grande do Sul. Algumas dessas marcas permanecem até hoje e, como esse professor ainda é atuante, continua a influenciar o ensino de Ciências. O último capítulo, intitulado A caminhada terminou, ou está recomeçando?, apresenta as considerações finais e responde a questão da pesquisa inicialmente colocada. Na qual, considero que foi possível, através da história de vida pessoal e profissional do professor Lourenço, e da história do CECIRS, analisar o desenvolvimento científico ocorrido no Rio Grande do Sul.
id P_RS_9effb9cae8ca94f231a26a4cd4b4923a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3422
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:04794543964http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439165H7Viêra, Marivane Menuncin2015-04-14T14:12:50Z2012-05-252011-03-25VIÊRA, Marivane Menuncin. O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438648.pdf: 2487518 bytes, checksum: ce9a0839f639affab5feef195eb9aa46 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25Esta dissertação faz parte de um projeto maior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como título Ciência, História, Educação e Cultura: dos Centros de Treinamento de Professores de Ciências aos atuais Centros e Museus Interativos. Este trabalho se justifica pela importância que um destes Centros teve para a educação científica do estado, o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), e procura compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas (1965/2000), bem como analisar a história de vida de um dos professores que participou ativamente de todas as fases do Centro. Assim sendo, o problema desta pesquisa é o seguinte: qual a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas? Esta investigação utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, mais especificamente a história oral de vida. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e originou três categorias principais. A primeira delas, denominada Registros da vida: recompondo tempos e espaços, trata de fatos importantes da vida pessoal e profissional do professor sujeito da pesquisa, delineando, assim, uma linha de tempo, destacando a forma como ocorreu a escolha da profissão, o início da carreira e os desafios enfrentados no decorrer da sua vida profissional. A segunda categoria, denominada Histórias que se entrelaçam: o CECIRS e a trajetória profissional do professor, apresenta o amálgama entre a vida profissional do professor e o referido Centro, pois, como o próprio sujeito de pesquisa relatou, a vida dele foi cheia de coincidências agradáveis, e o CECIRS teve grande participação nesse processo. A última categoria, intitulada Marcas que permanecem: o professor, o CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul, trata das influências exercidas pelo CECIRS no ensino científico riograndense, refletindo sobre a repercussão das atividades promovidas pelo Centro, em especial as Feiras de Ciências e suas formas de avaliação, bem como os cursos ministrados e as transformações do ensino de Ciências no Rio Grande do Sul. Algumas dessas marcas permanecem até hoje e, como esse professor ainda é atuante, continua a influenciar o ensino de Ciências. O último capítulo, intitulado A caminhada terminou, ou está recomeçando?, apresenta as considerações finais e responde a questão da pesquisa inicialmente colocada. Na qual, considero que foi possível, através da história de vida pessoal e profissional do professor Lourenço, e da história do CECIRS, analisar o desenvolvimento científico ocorrido no Rio Grande do Sul.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12379/438648.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOCIÊNCIAS - ENSINOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALENTREVISTASHISTÓRIA ORALDEPOIMENTO PESSOALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL438648.pdf.jpg438648.pdf.jpgimage/jpeg2509http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/3/438648.pdf.jpg3c9c5fd5174c157b7c30c712db46f327MD53TEXT438648.pdf.txt438648.pdf.txttext/plain350361http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/2/438648.pdf.txteb5319214ddd504a0794a9cfee7175d2MD52ORIGINAL438648.pdfapplication/pdf2487518http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/1/438648.pdfce9a0839f639affab5feef195eb9aa46MD51tede/34222015-04-17 15:59:57.516oai:tede2.pucrs.br:tede/3422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
title O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
spellingShingle O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
Viêra, Marivane Menuncin
EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENTREVISTAS
HISTÓRIA ORAL
DEPOIMENTO PESSOAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
title_full O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
title_fullStr O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
title_full_unstemmed O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
title_sort O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
author Viêra, Marivane Menuncin
author_facet Viêra, Marivane Menuncin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:04794543964
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439165H7
dc.contributor.author.fl_str_mv Viêra, Marivane Menuncin
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENTREVISTAS
HISTÓRIA ORAL
DEPOIMENTO PESSOAL
topic EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENTREVISTAS
HISTÓRIA ORAL
DEPOIMENTO PESSOAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação faz parte de um projeto maior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como título Ciência, História, Educação e Cultura: dos Centros de Treinamento de Professores de Ciências aos atuais Centros e Museus Interativos. Este trabalho se justifica pela importância que um destes Centros teve para a educação científica do estado, o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), e procura compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas (1965/2000), bem como analisar a história de vida de um dos professores que participou ativamente de todas as fases do Centro. Assim sendo, o problema desta pesquisa é o seguinte: qual a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas? Esta investigação utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, mais especificamente a história oral de vida. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e originou três categorias principais. A primeira delas, denominada Registros da vida: recompondo tempos e espaços, trata de fatos importantes da vida pessoal e profissional do professor sujeito da pesquisa, delineando, assim, uma linha de tempo, destacando a forma como ocorreu a escolha da profissão, o início da carreira e os desafios enfrentados no decorrer da sua vida profissional. A segunda categoria, denominada Histórias que se entrelaçam: o CECIRS e a trajetória profissional do professor, apresenta o amálgama entre a vida profissional do professor e o referido Centro, pois, como o próprio sujeito de pesquisa relatou, a vida dele foi cheia de coincidências agradáveis, e o CECIRS teve grande participação nesse processo. A última categoria, intitulada Marcas que permanecem: o professor, o CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul, trata das influências exercidas pelo CECIRS no ensino científico riograndense, refletindo sobre a repercussão das atividades promovidas pelo Centro, em especial as Feiras de Ciências e suas formas de avaliação, bem como os cursos ministrados e as transformações do ensino de Ciências no Rio Grande do Sul. Algumas dessas marcas permanecem até hoje e, como esse professor ainda é atuante, continua a influenciar o ensino de Ciências. O último capítulo, intitulado A caminhada terminou, ou está recomeçando?, apresenta as considerações finais e responde a questão da pesquisa inicialmente colocada. Na qual, considero que foi possível, através da história de vida pessoal e profissional do professor Lourenço, e da história do CECIRS, analisar o desenvolvimento científico ocorrido no Rio Grande do Sul.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-25
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIÊRA, Marivane Menuncin. O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422
identifier_str_mv VIÊRA, Marivane Menuncin. O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/3/438648.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/2/438648.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3422/1/438648.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c9c5fd5174c157b7c30c712db46f327
eb5319214ddd504a0794a9cfee7175d2
ce9a0839f639affab5feef195eb9aa46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293134774272