Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4439 |
Resumo: | A classificação tradicional de públicos, relatada na literatura de Relações Públicas, consiste na taxonomia de públicos internos, externos e mistos. Esta classificação não parece estar adequadamente definida, pois, como salientam Simões (1995), Kunsch (1997) e França (2004), ela mostra-se insuficiente para a compreensão do relacionamento organização-públicos. Outro qualificativo de públicos a ser considerado, e que vem sendo tratado com destaque na classificação de públicos em Relações Públicas e em Administração, são os stakeholders. Esses públicos são relevantes porque afetam as atividades da organização de forma decisiva. Considerando que os profissionais de Relações Públicas exercem suas funções direcionadas, entre outras, aos stakeholders das organizações em que atuam, torna- se relevante identificar como esses profissionais relacionam-se com o stakeholder interno, o funcionário. A partir da revisão bibliográfica sobre Relações Públicas e Administração, o questionamento que orienta a pesquisa aqui proposta pode ser expresso da seguinte forma: Quais são as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte aos profissionais desta área ao se relacionarem com os stakeholders internos da organização? Sob esta perspectiva, o principal objetivo deste estudo é propor dimensões de relacionamento em Relações Públicas com stakeholders internos, considerando a fundamentação teórica desta área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica. Nesta última, foram identificadas cinco dimensões de relacionamento em Relações Públicas. Com base em entrevistas de profundidade realizadas com profissionais de Relações Públicas que atuam em empresas listadas entre as 100 maiores do Rio Grande do Sul, buscou-se identificar as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte à relação com o stakeholder interno, o funcionário, da organização. A Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007) foi utilizada para a análise dos resultados, que confirmaram, a partir das falas dos entrevistados, as cinco dimensões identificadas na teoria, além de duas dimensões adicionais. |
id |
P_RS_9faeafc4547da55c5ca78ada29a0a09e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4439 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Cláudia Peixoto deCPF:37402706087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9CPF:92170110704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758317D0Rodrigues, Marley de Almeida Tavares2015-04-14T14:41:18Z2011-03-302010-12-06RODRIGUES, Marley de Almeida Tavares. Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4439Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 429588.pdf: 3118067 bytes, checksum: a29a78661616c259e80e09abf71177bf (MD5) Previous issue date: 2010-12-06A classificação tradicional de públicos, relatada na literatura de Relações Públicas, consiste na taxonomia de públicos internos, externos e mistos. Esta classificação não parece estar adequadamente definida, pois, como salientam Simões (1995), Kunsch (1997) e França (2004), ela mostra-se insuficiente para a compreensão do relacionamento organização-públicos. Outro qualificativo de públicos a ser considerado, e que vem sendo tratado com destaque na classificação de públicos em Relações Públicas e em Administração, são os stakeholders. Esses públicos são relevantes porque afetam as atividades da organização de forma decisiva. Considerando que os profissionais de Relações Públicas exercem suas funções direcionadas, entre outras, aos stakeholders das organizações em que atuam, torna- se relevante identificar como esses profissionais relacionam-se com o stakeholder interno, o funcionário. A partir da revisão bibliográfica sobre Relações Públicas e Administração, o questionamento que orienta a pesquisa aqui proposta pode ser expresso da seguinte forma: Quais são as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte aos profissionais desta área ao se relacionarem com os stakeholders internos da organização? Sob esta perspectiva, o principal objetivo deste estudo é propor dimensões de relacionamento em Relações Públicas com stakeholders internos, considerando a fundamentação teórica desta área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica. Nesta última, foram identificadas cinco dimensões de relacionamento em Relações Públicas. Com base em entrevistas de profundidade realizadas com profissionais de Relações Públicas que atuam em empresas listadas entre as 100 maiores do Rio Grande do Sul, buscou-se identificar as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte à relação com o stakeholder interno, o funcionário, da organização. A Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007) foi utilizada para a análise dos resultados, que confirmaram, a partir das falas dos entrevistados, as cinco dimensões identificadas na teoria, além de duas dimensões adicionais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13917/429588.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃORELAÇÕES PÚBLICASADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPÚBLICOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL429588.pdf.jpg429588.pdf.jpgimage/jpeg3794http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4439/2/429588.pdf.jpg05ab2da248cd49efaa8bdf9017b0157fMD52ORIGINAL429588.pdfapplication/pdf3118067http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4439/1/429588.pdfa29a78661616c259e80e09abf71177bfMD51tede/44392015-04-20 12:32:34.695oai:tede2.pucrs.br:tede/4439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
title |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
spellingShingle |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos Rodrigues, Marley de Almeida Tavares COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
title_full |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
title_fullStr |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
title_full_unstemmed |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
title_sort |
Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos |
author |
Rodrigues, Marley de Almeida Tavares |
author_facet |
Rodrigues, Marley de Almeida Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Cláudia Peixoto de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37402706087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92170110704 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758317D0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marley de Almeida Tavares |
contributor_str_mv |
Moura, Cláudia Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICO |
topic |
COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A classificação tradicional de públicos, relatada na literatura de Relações Públicas, consiste na taxonomia de públicos internos, externos e mistos. Esta classificação não parece estar adequadamente definida, pois, como salientam Simões (1995), Kunsch (1997) e França (2004), ela mostra-se insuficiente para a compreensão do relacionamento organização-públicos. Outro qualificativo de públicos a ser considerado, e que vem sendo tratado com destaque na classificação de públicos em Relações Públicas e em Administração, são os stakeholders. Esses públicos são relevantes porque afetam as atividades da organização de forma decisiva. Considerando que os profissionais de Relações Públicas exercem suas funções direcionadas, entre outras, aos stakeholders das organizações em que atuam, torna- se relevante identificar como esses profissionais relacionam-se com o stakeholder interno, o funcionário. A partir da revisão bibliográfica sobre Relações Públicas e Administração, o questionamento que orienta a pesquisa aqui proposta pode ser expresso da seguinte forma: Quais são as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte aos profissionais desta área ao se relacionarem com os stakeholders internos da organização? Sob esta perspectiva, o principal objetivo deste estudo é propor dimensões de relacionamento em Relações Públicas com stakeholders internos, considerando a fundamentação teórica desta área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica. Nesta última, foram identificadas cinco dimensões de relacionamento em Relações Públicas. Com base em entrevistas de profundidade realizadas com profissionais de Relações Públicas que atuam em empresas listadas entre as 100 maiores do Rio Grande do Sul, buscou-se identificar as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte à relação com o stakeholder interno, o funcionário, da organização. A Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007) foi utilizada para a análise dos resultados, que confirmaram, a partir das falas dos entrevistados, as cinco dimensões identificadas na teoria, além de duas dimensões adicionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:41:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Marley de Almeida Tavares. Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4439 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Marley de Almeida Tavares. Proposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internos. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4439/2/429588.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4439/1/429588.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05ab2da248cd49efaa8bdf9017b0157f a29a78661616c259e80e09abf71177bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765300631044096 |