Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1941 |
Resumo: | A consciência fonológica, capacidade de tomar a língua como objeto de análise, tem sido amplamente estudada em língua materna - português, inclusive em suas diversas relações com escrita, leitura, memória e etc. Em língua estrangeira, poucos são os estudos realizados e instrumentos criados para a avaliação das habilidades dos aprendizes. Assim, pouco se sabe sobre a ordem de desenvolvimento da consciência fonológica em língua estrangeira e o caminho percorrido pelos aprendizes até o domínio da fonologia da L2. A presente investigação avaliou habilidades em consciência fonológica apresentadas por alunos de disciplinas de inglês do curso de graduação em letras de uma universidade em Porto Alegre. 40 sujeitos prestaram um teste de CF em língua estrangeira inglês elaborado para tal pesquisa. Os objetivos do trabalho foram: avaliar se o aprendiz brasileiro de inglês como LE em nível intermediário possui bons níveis de CF nos níveis silábico e fonêmico, considerando processos de transferência de conhecimentos da L1 para a LE; relacionar resultados obtidos por alunos dos diferentes níveis de proficiência na LE para o estabelecimento de uma ordem desenvolvimento da CF em língua estrangeira e comparar os resultados obtidos com essa investigação ao que se sabe sobre o processo de aquisição fonológica em português como língua materna. Os resultados do teste sugerem que os alunos brasileiros apresentam altos níveis de CF na língua inglesa desde os primeiros semestres de contato com o idioma, provavelmente devido à transferência de conhecimentos e habilidades de L1 para LE. Entretanto, o grande número de transferências parece indicar a necessidade de instrução explícita acerca de alguns aspectos fonético-fonológicos da LE e sobre as diferenças entre as línguas em questão. Notou-se que o desenvolvimento da CF na língua estrangeira segue os mesmos padrões conhecidos em língua materna, primeiramente de unidades perceptualmente mais salientes as sílabas e apenas posteriormente as unidades mínimas os fonemas. Dessa forma, a ordem de desenvolvimento de tais habilidades parece ser universal. E, por fim, foi encontrada uma diferença significativa de performances entre os três primeiros grupos testados N1, N2 e N3 e o quarto grupo N4. Os dados apontam para o fato de que o tempo de contato com a língua, assim como a instrução em 7 disciplinas específicas de fonética e fonologia da LE, influenciam o desenvolvimento das habilidades de CF. |
id |
P_RS_a09912949ef074a560c25a2c7f9325f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1941 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lamprecht, Regina RitterCPF:47891050082http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6CPF:00309276098http://lattes.cnpq.br/6441547613921575Aquino, Carla de2015-04-14T13:37:57Z2010-03-192010-01-04AQUINO, Carla de. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1941Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421837.pdf: 1478328 bytes, checksum: d80b3defff27f841107607c1caea8645 (MD5) Previous issue date: 2010-01-04A consciência fonológica, capacidade de tomar a língua como objeto de análise, tem sido amplamente estudada em língua materna - português, inclusive em suas diversas relações com escrita, leitura, memória e etc. Em língua estrangeira, poucos são os estudos realizados e instrumentos criados para a avaliação das habilidades dos aprendizes. Assim, pouco se sabe sobre a ordem de desenvolvimento da consciência fonológica em língua estrangeira e o caminho percorrido pelos aprendizes até o domínio da fonologia da L2. A presente investigação avaliou habilidades em consciência fonológica apresentadas por alunos de disciplinas de inglês do curso de graduação em letras de uma universidade em Porto Alegre. 40 sujeitos prestaram um teste de CF em língua estrangeira inglês elaborado para tal pesquisa. Os objetivos do trabalho foram: avaliar se o aprendiz brasileiro de inglês como LE em nível intermediário possui bons níveis de CF nos níveis silábico e fonêmico, considerando processos de transferência de conhecimentos da L1 para a LE; relacionar resultados obtidos por alunos dos diferentes níveis de proficiência na LE para o estabelecimento de uma ordem desenvolvimento da CF em língua estrangeira e comparar os resultados obtidos com essa investigação ao que se sabe sobre o processo de aquisição fonológica em português como língua materna. Os resultados do teste sugerem que os alunos brasileiros apresentam altos níveis de CF na língua inglesa desde os primeiros semestres de contato com o idioma, provavelmente devido à transferência de conhecimentos e habilidades de L1 para LE. Entretanto, o grande número de transferências parece indicar a necessidade de instrução explícita acerca de alguns aspectos fonético-fonológicos da LE e sobre as diferenças entre as línguas em questão. Notou-se que o desenvolvimento da CF na língua estrangeira segue os mesmos padrões conhecidos em língua materna, primeiramente de unidades perceptualmente mais salientes as sílabas e apenas posteriormente as unidades mínimas os fonemas. Dessa forma, a ordem de desenvolvimento de tais habilidades parece ser universal. E, por fim, foi encontrada uma diferença significativa de performances entre os três primeiros grupos testados N1, N2 e N3 e o quarto grupo N4. Os dados apontam para o fato de que o tempo de contato com a língua, assim como a instrução em 7 disciplinas específicas de fonética e fonologia da LE, influenciam o desenvolvimento das habilidades de CF.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9979/421837.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAINGLÊS - FONOLOGIAPORTUGUÊS - FONOLOGIAAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUAINGLÊS - ENSINOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASUma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421837.pdf.jpg421837.pdf.jpgimage/jpeg4433http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/3/421837.pdf.jpge3a60ffd06994344cecd08ee006be99dMD53TEXT421837.pdf.txt421837.pdf.txttext/plain223397http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/2/421837.pdf.txt98eaec58a0b6d9492b7408aa1a561fdbMD52ORIGINAL421837.pdfapplication/pdf1478328http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/1/421837.pdfd80b3defff27f841107607c1caea8645MD51tede/19412015-04-30 08:15:33.326oai:tede2.pucrs.br:tede/1941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
title |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
spellingShingle |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica Aquino, Carla de LINGUÍSTICA INGLÊS - FONOLOGIA PORTUGUÊS - FONOLOGIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA INGLÊS - ENSINO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
title_full |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
title_fullStr |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
title_full_unstemmed |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
title_sort |
Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica |
author |
Aquino, Carla de |
author_facet |
Aquino, Carla de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lamprecht, Regina Ritter |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47891050082 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00309276098 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6441547613921575 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Carla de |
contributor_str_mv |
Lamprecht, Regina Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA INGLÊS - FONOLOGIA PORTUGUÊS - FONOLOGIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA INGLÊS - ENSINO |
topic |
LINGUÍSTICA INGLÊS - FONOLOGIA PORTUGUÊS - FONOLOGIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA INGLÊS - ENSINO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A consciência fonológica, capacidade de tomar a língua como objeto de análise, tem sido amplamente estudada em língua materna - português, inclusive em suas diversas relações com escrita, leitura, memória e etc. Em língua estrangeira, poucos são os estudos realizados e instrumentos criados para a avaliação das habilidades dos aprendizes. Assim, pouco se sabe sobre a ordem de desenvolvimento da consciência fonológica em língua estrangeira e o caminho percorrido pelos aprendizes até o domínio da fonologia da L2. A presente investigação avaliou habilidades em consciência fonológica apresentadas por alunos de disciplinas de inglês do curso de graduação em letras de uma universidade em Porto Alegre. 40 sujeitos prestaram um teste de CF em língua estrangeira inglês elaborado para tal pesquisa. Os objetivos do trabalho foram: avaliar se o aprendiz brasileiro de inglês como LE em nível intermediário possui bons níveis de CF nos níveis silábico e fonêmico, considerando processos de transferência de conhecimentos da L1 para a LE; relacionar resultados obtidos por alunos dos diferentes níveis de proficiência na LE para o estabelecimento de uma ordem desenvolvimento da CF em língua estrangeira e comparar os resultados obtidos com essa investigação ao que se sabe sobre o processo de aquisição fonológica em português como língua materna. Os resultados do teste sugerem que os alunos brasileiros apresentam altos níveis de CF na língua inglesa desde os primeiros semestres de contato com o idioma, provavelmente devido à transferência de conhecimentos e habilidades de L1 para LE. Entretanto, o grande número de transferências parece indicar a necessidade de instrução explícita acerca de alguns aspectos fonético-fonológicos da LE e sobre as diferenças entre as línguas em questão. Notou-se que o desenvolvimento da CF na língua estrangeira segue os mesmos padrões conhecidos em língua materna, primeiramente de unidades perceptualmente mais salientes as sílabas e apenas posteriormente as unidades mínimas os fonemas. Dessa forma, a ordem de desenvolvimento de tais habilidades parece ser universal. E, por fim, foi encontrada uma diferença significativa de performances entre os três primeiros grupos testados N1, N2 e N3 e o quarto grupo N4. Os dados apontam para o fato de que o tempo de contato com a língua, assim como a instrução em 7 disciplinas específicas de fonética e fonologia da LE, influenciam o desenvolvimento das habilidades de CF. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AQUINO, Carla de. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1941 |
identifier_str_mv |
AQUINO, Carla de. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE : o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/3/421837.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/2/421837.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1941/1/421837.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3a60ffd06994344cecd08ee006be99d 98eaec58a0b6d9492b7408aa1a561fdb d80b3defff27f841107607c1caea8645 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283204759552 |