Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675 |
Resumo: | Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. |
id |
P_RS_a261d44ac2df751036c1f01fd6160627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3675 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:43353460934http://lattes.cnpq.br/0521946218695103Vieira, Josimar de Aparecido2015-04-14T14:23:12Z2011-04-082011-01-11VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430601.pdf: 1260887 bytes, checksum: c0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1d (MD5) Previous issue date: 2011-01-11Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13399/430601.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçENSINO SUPERIORPEDAGOGIAEDUCAÇÃO - QUALIDADEPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430601.pdf.jpg430601.pdf.jpgimage/jpeg3519http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/3/430601.pdf.jpg7bd3c63331e9d04fb8ec23485071f790MD53TEXT430601.pdf.txt430601.pdf.txttext/plain526703http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/2/430601.pdf.txt690806371aba9bb59d3a1da1775a83e2MD52ORIGINAL430601.pdfapplication/pdf1260887http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/1/430601.pdfc0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1dMD51tede/36752015-04-17 15:54:58.855oai:tede2.pucrs.br:tede/3675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
title |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
spellingShingle |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos Vieira, Josimar de Aparecido ENSINO SUPERIOR PEDAGOGIA EDUCAÇÃO - QUALIDADE PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
title_full |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
title_fullStr |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
title_full_unstemmed |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
title_sort |
Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos |
author |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author_facet |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:14887029004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:43353460934 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0521946218695103 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Josimar de Aparecido |
contributor_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR PEDAGOGIA EDUCAÇÃO - QUALIDADE PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
topic |
ENSINO SUPERIOR PEDAGOGIA EDUCAÇÃO - QUALIDADE PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/3/430601.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/2/430601.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/1/430601.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bd3c63331e9d04fb8ec23485071f790 690806371aba9bb59d3a1da1775a83e2 c0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295063105536 |