Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Josimar de Aparecido
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675
Resumo: Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos.
id P_RS_a261d44ac2df751036c1f01fd6160627
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3675
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:43353460934http://lattes.cnpq.br/0521946218695103Vieira, Josimar de Aparecido2015-04-14T14:23:12Z2011-04-082011-01-11VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430601.pdf: 1260887 bytes, checksum: c0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1d (MD5) Previous issue date: 2011-01-11Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13399/430601.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçENSINO SUPERIORPEDAGOGIAEDUCAÇÃO - QUALIDADEPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430601.pdf.jpg430601.pdf.jpgimage/jpeg3519http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/3/430601.pdf.jpg7bd3c63331e9d04fb8ec23485071f790MD53TEXT430601.pdf.txt430601.pdf.txttext/plain526703http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/2/430601.pdf.txt690806371aba9bb59d3a1da1775a83e2MD52ORIGINAL430601.pdfapplication/pdf1260887http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/1/430601.pdfc0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1dMD51tede/36752015-04-17 15:54:58.855oai:tede2.pucrs.br:tede/3675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
title Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
spellingShingle Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
Vieira, Josimar de Aparecido
ENSINO SUPERIOR
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
title_full Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
title_fullStr Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
title_full_unstemmed Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
title_sort Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
author Vieira, Josimar de Aparecido
author_facet Vieira, Josimar de Aparecido
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14887029004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:43353460934
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0521946218695103
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Josimar de Aparecido
contributor_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
topic ENSINO SUPERIOR
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675
identifier_str_mv VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/3/430601.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/2/430601.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3675/1/430601.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bd3c63331e9d04fb8ec23485071f790
690806371aba9bb59d3a1da1775a83e2
c0ad8633867fcea09a2e3f273dcc6c1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295063105536