Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fernanda Brasil
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686
Resumo: A presente dissertação é um estudo de caso. Com este, busco identificar e analisar formas de participação e sociabilidade de jovens integrantes de um grêmio estudantil de uma grande cidade. Tenho como objetivo demonstrar quem são esses jovens que valorizam o ingresso em uma organização política dentro do ambiente escolar e qual o significado que atribuem a essa participação. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: quais ideias e valores fundamentais que constituem o discurso dos membros da direção do grêmio sobre si mesmos? Que sentido atribuem à participação no movimento estudantil e como se dá esta participação no cotidiano? Como classificam estudantes que não participam do grêmio e que estratégias de aproximação são utilizadas? O trabalho de campo foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Parobé, localizado na cidade de Porto Alegre, no período compreendido entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Primeiramente, foram realizadas observações e entrevistas com os dirigentes do grêmio e alguns frequentadores.Num segundo momento, foram realizadas entrevistas a partir de perguntas semiestruturadas com jovens que não participam da agremiação. Abordo nesta pesquisa as relações entre a direção do grêmio e os demais jovens da escola que caracterizo como frequentadores do GEPA, voluntários, chapas de oposição e não frequentadores. Concluo que a convivência nesse espaço contribui para a aprendizagem de formas mais cooperativas de comportamento, desenvolvendo sentimentos de responsabilidade e compromisso. Apesar do empenho dos dirigentes dessa agremiação em tentar romper com as imagens estereotipadas de jovens alienados e egoístas, minha pesquisa demonstra que suas outras ocupações e obrigações em muito dificultam a continuidade do engajamento no grêmio estudantil e a participação fica subordinada à vida profissional.
id P_RS_a74ec29fda696f2a4b1786545f94dba7
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4686
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Fernanda BittencourtCPF:53948289034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728243P6CPF:98523511091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421334H6Mendes, Fernanda Brasil2015-04-14T14:46:04Z2011-05-312011-04-07MENDES, Fernanda Brasil. Um "grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431592.pdf: 617234 bytes, checksum: 18a05f2d65e291a7f0066a3614e9551c (MD5) Previous issue date: 2011-04-07A presente dissertação é um estudo de caso. Com este, busco identificar e analisar formas de participação e sociabilidade de jovens integrantes de um grêmio estudantil de uma grande cidade. Tenho como objetivo demonstrar quem são esses jovens que valorizam o ingresso em uma organização política dentro do ambiente escolar e qual o significado que atribuem a essa participação. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: quais ideias e valores fundamentais que constituem o discurso dos membros da direção do grêmio sobre si mesmos? Que sentido atribuem à participação no movimento estudantil e como se dá esta participação no cotidiano? Como classificam estudantes que não participam do grêmio e que estratégias de aproximação são utilizadas? O trabalho de campo foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Parobé, localizado na cidade de Porto Alegre, no período compreendido entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Primeiramente, foram realizadas observações e entrevistas com os dirigentes do grêmio e alguns frequentadores.Num segundo momento, foram realizadas entrevistas a partir de perguntas semiestruturadas com jovens que não participam da agremiação. Abordo nesta pesquisa as relações entre a direção do grêmio e os demais jovens da escola que caracterizo como frequentadores do GEPA, voluntários, chapas de oposição e não frequentadores. Concluo que a convivência nesse espaço contribui para a aprendizagem de formas mais cooperativas de comportamento, desenvolvendo sentimentos de responsabilidade e compromisso. Apesar do empenho dos dirigentes dessa agremiação em tentar romper com as imagens estereotipadas de jovens alienados e egoístas, minha pesquisa demonstra que suas outras ocupações e obrigações em muito dificultam a continuidade do engajamento no grêmio estudantil e a participação fica subordinada à vida profissional.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15132/431592.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasSOCIALIZAÇÃOJUVENTUDEIDENTIDADE SOCIALPARTICIPAÇÃO POLÍTICACNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISUm"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-73670270857646239525006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431592.pdf.jpg431592.pdf.jpgimage/jpeg3168http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/3/431592.pdf.jpg251617b859cc18a2b6c6bfafa432011aMD53TEXT431592.pdf.txt431592.pdf.txttext/plain261081http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/2/431592.pdf.txte634999030427be0f7e05ad552c1b121MD52ORIGINAL431592.pdfapplication/pdf617234http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/1/431592.pdf18a05f2d65e291a7f0066a3614e9551cMD51tede/46862015-04-30 08:15:42.485oai:tede2.pucrs.br:tede/4686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
title Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
spellingShingle Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
Mendes, Fernanda Brasil
SOCIALIZAÇÃO
JUVENTUDE
IDENTIDADE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
title_full Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
title_fullStr Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
title_full_unstemmed Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
title_sort Um"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"
author Mendes, Fernanda Brasil
author_facet Mendes, Fernanda Brasil
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Fernanda Bittencourt
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:53948289034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728243P6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98523511091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421334H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Fernanda Brasil
contributor_str_mv Ribeiro, Fernanda Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv SOCIALIZAÇÃO
JUVENTUDE
IDENTIDADE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
topic SOCIALIZAÇÃO
JUVENTUDE
IDENTIDADE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description A presente dissertação é um estudo de caso. Com este, busco identificar e analisar formas de participação e sociabilidade de jovens integrantes de um grêmio estudantil de uma grande cidade. Tenho como objetivo demonstrar quem são esses jovens que valorizam o ingresso em uma organização política dentro do ambiente escolar e qual o significado que atribuem a essa participação. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: quais ideias e valores fundamentais que constituem o discurso dos membros da direção do grêmio sobre si mesmos? Que sentido atribuem à participação no movimento estudantil e como se dá esta participação no cotidiano? Como classificam estudantes que não participam do grêmio e que estratégias de aproximação são utilizadas? O trabalho de campo foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Parobé, localizado na cidade de Porto Alegre, no período compreendido entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Primeiramente, foram realizadas observações e entrevistas com os dirigentes do grêmio e alguns frequentadores.Num segundo momento, foram realizadas entrevistas a partir de perguntas semiestruturadas com jovens que não participam da agremiação. Abordo nesta pesquisa as relações entre a direção do grêmio e os demais jovens da escola que caracterizo como frequentadores do GEPA, voluntários, chapas de oposição e não frequentadores. Concluo que a convivência nesse espaço contribui para a aprendizagem de formas mais cooperativas de comportamento, desenvolvendo sentimentos de responsabilidade e compromisso. Apesar do empenho dos dirigentes dessa agremiação em tentar romper com as imagens estereotipadas de jovens alienados e egoístas, minha pesquisa demonstra que suas outras ocupações e obrigações em muito dificultam a continuidade do engajamento no grêmio estudantil e a participação fica subordinada à vida profissional.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Fernanda Brasil. Um "grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686
identifier_str_mv MENDES, Fernanda Brasil. Um "grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7367027085764623952
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1531447313960029988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/3/431592.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/2/431592.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4686/1/431592.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 251617b859cc18a2b6c6bfafa432011a
e634999030427be0f7e05ad552c1b121
18a05f2d65e291a7f0066a3614e9551c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765302383214592