Grêmio estudantil : ação democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Colvara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151656
Resumo: O presente trabalho se trata da apresentação do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem foco na criação de um Grêmio Estudantil, no primeiro semestre de 2015. Foi aplicado na EMEF Carlos Soares da Silveira, localizada em Canguçu. Tem a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade, pois onde surge um problema é necessário intervir de forma pedagógica para provocar uma mudança na realidade. Dentre os conceitos que sustentaram este projeto, destaco o da gestão democrática, pois através desta há uma abertura de diálogo, onde a criação do Grêmio Estudantil faz a ponte com a comunidade escolar. Foram desenvolvidas três das cinco etapas propostas para a criação do Grêmio: reuniões com a comunidade escolar para apresentação do trabalho que seria desenvolvido e formação das comissões; aprovação do Regimento Eleitoral e calendário eleitoral e exposição das propostas das chapas. Não foi possível a realização de todas as etapas do projeto devido a organização das datas previstas não ocorrerem na normalidade por paralisação das aulas pela mobilização em prol da educação e a constante chuva, privando os alunos de comparecerem às aulas. Apesar das dificuldades os alunos caminham em busca da concretização do Grêmio Estudantil, a eleição e a posse, promovendo ações dentro da escola.
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