Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandra Maria Leal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953
Resumo: Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos.
id P_RS_b09557647642eee2e701dec3d267dfb9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1953
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:20656521015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735977T3Alves, Sandra Maria Leal2015-04-14T13:38:12Z2010-04-072010-01-07ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422011.pdf: 6348883 bytes, checksum: 74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554f (MD5) Previous issue date: 2010-01-07Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10012/422011.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAPSICOLINGÜÍSTICALEITURA - COMPREENSÃORESUMOS - ELABORAÇÃOPRODUÇÃO TEXTUALCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422011.pdf.jpg422011.pdf.jpgimage/jpeg3298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/3/422011.pdf.jpg00524724688cad9ed294b68d4af1c4b4MD53TEXT422011.pdf.txt422011.pdf.txttext/plain316387http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/2/422011.pdf.txt3d946b6d127a48e39aba80fa4069e2e4MD52ORIGINAL422011.pdfapplication/pdf6348883http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/1/422011.pdf74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554fMD51tede/19532015-04-30 08:15:33.386oai:tede2.pucrs.br:tede/1953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
title Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
spellingShingle Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
Alves, Sandra Maria Leal
LINGUÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
RESUMOS - ELABORAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
title_full Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
title_fullStr Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
title_full_unstemmed Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
title_sort Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
author Alves, Sandra Maria Leal
author_facet Alves, Sandra Maria Leal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:20656521015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735977T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sandra Maria Leal
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
RESUMOS - ELABORAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL
topic LINGUÍSTICA
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
RESUMOS - ELABORAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953
identifier_str_mv ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/3/422011.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/2/422011.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/1/422011.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00524724688cad9ed294b68d4af1c4b4
3d946b6d127a48e39aba80fa4069e2e4
74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283257188352