Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953 |
Resumo: | Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos. |
id |
P_RS_b09557647642eee2e701dec3d267dfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1953 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:20656521015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735977T3Alves, Sandra Maria Leal2015-04-14T13:38:12Z2010-04-072010-01-07ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422011.pdf: 6348883 bytes, checksum: 74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554f (MD5) Previous issue date: 2010-01-07Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10012/422011.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAPSICOLINGÜÍSTICALEITURA - COMPREENSÃORESUMOS - ELABORAÇÃOPRODUÇÃO TEXTUALCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422011.pdf.jpg422011.pdf.jpgimage/jpeg3298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/3/422011.pdf.jpg00524724688cad9ed294b68d4af1c4b4MD53TEXT422011.pdf.txt422011.pdf.txttext/plain316387http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/2/422011.pdf.txt3d946b6d127a48e39aba80fa4069e2e4MD52ORIGINAL422011.pdfapplication/pdf6348883http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/1/422011.pdf74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554fMD51tede/19532015-04-30 08:15:33.386oai:tede2.pucrs.br:tede/1953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
title |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
spellingShingle |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos Alves, Sandra Maria Leal LINGUÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO RESUMOS - ELABORAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
title_full |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
title_fullStr |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
title_sort |
Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos |
author |
Alves, Sandra Maria Leal |
author_facet |
Alves, Sandra Maria Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:28033159049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:20656521015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735977T3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sandra Maria Leal |
contributor_str_mv |
Pereira, Vera Wannmacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO RESUMOS - ELABORAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL |
topic |
LINGUÍSTICA PSICOLINGÜÍSTICA LEITURA - COMPREENSÃO RESUMOS - ELABORAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953 |
identifier_str_mv |
ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico : aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/3/422011.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/2/422011.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1953/1/422011.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00524724688cad9ed294b68d4af1c4b4 3d946b6d127a48e39aba80fa4069e2e4 74b86f2449ae4e4d61e52ead294f554f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283257188352 |