Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551 |
Resumo: | Esta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo, focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi (1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente, ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch (1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas. Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz. |
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RODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.http://lattes.cnpq.br/9787353864767301SILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, E. M.http://lattes.cnpq.br/2114551483682345WANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405OLIVEIRA, H. A. G.http://lattes.cnpq.br/4567774554695590OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.Esta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo, focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi (1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente, ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch (1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas. Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz.This research reinforces the discussion held around the production of textual summary genre, focusing, in particular, the linguistic-textual strategies deployed to their production. Accordingly, we aim to investigate the strategies linguistic-textual production summary and, therefore, we propose to describe these types of strategies and examined how undergraduates mobilized in the production of this text. We base the investigation, initially, the concept of summary, from what is put in NBR (Brazilian Standard) 6028/2003 of ABNT, in Lakatos and Marconi (1992) scientific writing manuals and Severino (2007), as well as in which is investigated in Applied Linguistics, through the studies of Machado (2010) and Motta-Roth and Hendges (2010). Subsequently, we anchored in studies on learning strategies conducted by Boruchovitch (1999) and Figueira (2006) and finally, in the study by Rodrigues (2012) regarding the subdivision of learning strategies in cognitive, linguistic, textual and discursive . For the generation of the data were observed and recorded in field notes, the lessons of a discipline whose object of study was the production of academic genres, among them, the genre summary, the period 2013.1 offered by the Academic Unit of Arts (UAL), Federal University of Campina Grande (UFCG).The corpus of this study consists of a set of thirty productions written for undergraduates, which we select from the criteria of grades assigned to productions by the lecturer of the course, four samples for analysis. Through the analysis we found that, even with the directions given by the teacher about the production summary, we note that the producers effectively demonstrated partial mastery of functioning linguistic and textual production. For this reason, we believe it is necessary to invest more in discussions and analyzes of the organization of linguistic and textual summary and it requires the teacher to use procedures that promote the perception of the administration of textual and linguistic functioning of writing this text, as required, the student, greater commitment to producing.Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2023-01-02T18:33:31Z No. of bitstreams: 1 HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdf: 2709331 bytes, checksum: 207fe663d63597705dc4a5c0268c7c78 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T18:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdf: 2709331 bytes, checksum: 207fe663d63597705dc4a5c0268c7c78 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaResumo - estratégia de elaboraçãoSummary - elaboration strategyEstratégias linguístico-textuais - elaboração de resumoLinguistic-textual strategies - preparation of abstractGênero textual resumo - estratégia de elaboraçãoAbstract textual genre - elaboration strategyProdução textual - resumoTextual production - summaryLinguística aplicadaApplied LinguisticsEstratégias linguístico-textuais para a produção de resumo.Linguistic-textual strategies for abstract production.2013-09-272023-01-02T18:33:31Z2023-01-022023-01-02T18:33:31Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em:vhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28551/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALHERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfHERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA - MON. LIC. 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Esta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo, focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi (1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente, ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch (1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas. Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz. |
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