A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Patrícia Fortes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino.
id P_RS_b23661ccb19af9c20dfa8933ac6565cb
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1840
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Poersch, José MarcelinoCPF:08412723015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9CPF:90030273072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509170J4Alves, Patrícia Fortes2015-04-14T13:37:28Z2008-04-042008-01-04ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399741.pdf: 514416 bytes, checksum: 7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-04A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9610/399741.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAMORFOSSINTAXECONSCIÊNCIAINGLÊS - APRENDIZAGEMANÁLISE DE ERROS (ENSINO)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399741.pdf.jpg399741.pdf.jpgimage/jpeg4319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/3/399741.pdf.jpga2dd758171f2f8761510fb5b16cae723MD53TEXT399741.pdf.txt399741.pdf.txttext/plain122295http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/2/399741.pdf.txtbae73473e0651922d68a36516a4a131aMD52ORIGINAL399741.pdfapplication/pdf514416http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/1/399741.pdf7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6MD51tede/18402015-04-17 16:57:01.533oai:tede2.pucrs.br:tede/1840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
title A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
spellingShingle A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
Alves, Patrícia Fortes
LINGÜÍSTICA
MORFOSSINTAXE
CONSCIÊNCIA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
ANÁLISE DE ERROS (ENSINO)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
title_full A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
title_fullStr A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
title_full_unstemmed A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
title_sort A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
author Alves, Patrícia Fortes
author_facet Alves, Patrícia Fortes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:08412723015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:90030273072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509170J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Patrícia Fortes
contributor_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA
MORFOSSINTAXE
CONSCIÊNCIA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
ANÁLISE DE ERROS (ENSINO)
topic LINGÜÍSTICA
MORFOSSINTAXE
CONSCIÊNCIA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
ANÁLISE DE ERROS (ENSINO)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840
identifier_str_mv ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/3/399741.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/2/399741.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/1/399741.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2dd758171f2f8761510fb5b16cae723
bae73473e0651922d68a36516a4a131a
7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765282582953984