A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. |
id |
P_RS_b23661ccb19af9c20dfa8933ac6565cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1840 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Poersch, José MarcelinoCPF:08412723015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9CPF:90030273072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509170J4Alves, Patrícia Fortes2015-04-14T13:37:28Z2008-04-042008-01-04ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399741.pdf: 514416 bytes, checksum: 7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-04A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9610/399741.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAMORFOSSINTAXECONSCIÊNCIAINGLÊS - APRENDIZAGEMANÁLISE DE ERROS (ENSINO)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399741.pdf.jpg399741.pdf.jpgimage/jpeg4319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/3/399741.pdf.jpga2dd758171f2f8761510fb5b16cae723MD53TEXT399741.pdf.txt399741.pdf.txttext/plain122295http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/2/399741.pdf.txtbae73473e0651922d68a36516a4a131aMD52ORIGINAL399741.pdfapplication/pdf514416http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/1/399741.pdf7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6MD51tede/18402015-04-17 16:57:01.533oai:tede2.pucrs.br:tede/1840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
title |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
spellingShingle |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro Alves, Patrícia Fortes LINGÜÍSTICA MORFOSSINTAXE CONSCIÊNCIA INGLÊS - APRENDIZAGEM ANÁLISE DE ERROS (ENSINO) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
title_full |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
title_fullStr |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
title_full_unstemmed |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
title_sort |
A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro |
author |
Alves, Patrícia Fortes |
author_facet |
Alves, Patrícia Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Poersch, José Marcelino |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:08412723015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:90030273072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509170J4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Patrícia Fortes |
contributor_str_mv |
Poersch, José Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA MORFOSSINTAXE CONSCIÊNCIA INGLÊS - APRENDIZAGEM ANÁLISE DE ERROS (ENSINO) |
topic |
LINGÜÍSTICA MORFOSSINTAXE CONSCIÊNCIA INGLÊS - APRENDIZAGEM ANÁLISE DE ERROS (ENSINO) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo verificar a correlação existente entre o nível de consciência morfossintática e os erros de alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede Pública de Ensino na aprendizagem do Simple Present como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. Para tanto foram utilizados dois instrumentos. O primeiro visou fornecer dados para identificar o tipo de erro mais freqüente, enquanto o segundo instrumento buscou verificar o nível de consciência morfossintática dos alunos. Os resultados encontrados mostraram que os erros cometidos com maior freqüência foram os sintáticos e que há uma correlação estatisticamente significativa entre o nível de consciência morfossintática e os erros. Quanto maior o nível de consciência morfossintática, menor o número de erros dos alunos. Os pressupostos teóricos conexionistas nortearam nossa pesquisa enriquecendo os estudos sobre os processos cognitivos presentes na aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira em situação formal regular de ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840 |
identifier_str_mv |
ALVES, Patrícia Fortes. A consciência morfossintática na aprendizagem do Simple Present por alunos falantes do português brasileiro. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/3/399741.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/2/399741.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1840/1/399741.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2dd758171f2f8761510fb5b16cae723 bae73473e0651922d68a36516a4a131a 7fbe2097e8540dc26f81a045306ccef6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282582953984 |