Aprendizagem por idosos na utilização da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Schroeder de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
Resumo: Foram elaborados três artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre o declínio cognitivo na terceira idade e a sua relação com aprendizagem, enfocando a sua relação com a metacognição. Neste artigo abordaram-se aspectos envolvidos na aprendizagem de informática por idosos. Para tanto, destacou-se o que a literatura nos traz em referência ao declínio cognitivo do idoso, à metacognição e às experiências de ensino na terceira idade já realizadas, contemplando programas de ensino em informática desta natureza. O segundo artigo se propôs a realizar um estudo de casos múltiplos realizado com quatro idosas residentes no município de Cascavel, Paraná, onde durante quatro meses participaram de um curso para adquirirem habilidades específicas do uso do computador especificamente a utilização da Internet. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do declínio cognitivo, da depressão e de características sócio-econômicas no desempenho das participantes nas atividades com o computador. Observou-se também, ao longo do curso, as estratégias metacognitivas utilizadas no processo de aprendizagem das idosas. O terceiro artigo trata-se de um estudo transversal, quase-experimental, que investigou a relação entre o declínio cognitivo, a depressão e características como escolaridade, idade, uso de medicamentos, saúde e o desempenho na aprendizagem do uso da internet. Participaram 30 idosos com idades entre 60 e 75 anos residentes no município de Cascavel, Paraná. Foram avaliados em aspectos voltados à cognição, depressão e inteligência, bem como foram levantados dados sócio-demográficos para serem relacionados ao desempenho final de cada participante em função das habilidades adquiridas no uso do computador. Os 30 participantes estavam divididos em dois subgrupos segundo o curso que participaram. Um grupo maior com 24 idosos participava de um curso regular oferecido pelo programa assistencial da Fundação Assis Gurgacz, enquanto que o grupo menor de seis idosos foi organizado pelo pesquisador e pela Comissão de Orientação em Pesquisa e Extensão da Faculdade Assis Gurgacz com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes. Os resultados mostraram que nenhuma das variáveis independentes estudadas mostrava-se associada ao desempenho na aprendizagem das habilidades em informática, o que nos permite supor que neste nível de aprendizagem não existiriam impedimentos nem cognitivos, nem de escolaridade para que os idosos aprendam a lidar num nível básico com uma ferramenta que os conecte com a sociedade, amigos e lhe ofereça informações e entretenimento.
id P_RS_b2f5aeaa8bbfc8aac350a50112e3ce09
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/628
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Jou, Graciela Inchausti deCPF:73132470015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7CPF:93997604053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779880Z7Oliveira, Felipe Schroeder de2015-04-14T13:21:27Z2006-11-202006-03-30OLIVEIRA, Felipe Schroeder de. Aprendizagem por idosos na utilização da internet. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 380717.pdf: 528270 bytes, checksum: 1ccb1177a3fc4010484a3a46f50d8255 (MD5) Previous issue date: 2006-03-30Foram elaborados três artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre o declínio cognitivo na terceira idade e a sua relação com aprendizagem, enfocando a sua relação com a metacognição. Neste artigo abordaram-se aspectos envolvidos na aprendizagem de informática por idosos. Para tanto, destacou-se o que a literatura nos traz em referência ao declínio cognitivo do idoso, à metacognição e às experiências de ensino na terceira idade já realizadas, contemplando programas de ensino em informática desta natureza. O segundo artigo se propôs a realizar um estudo de casos múltiplos realizado com quatro idosas residentes no município de Cascavel, Paraná, onde durante quatro meses participaram de um curso para adquirirem habilidades específicas do uso do computador especificamente a utilização da Internet. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do declínio cognitivo, da depressão e de características sócio-econômicas no desempenho das participantes nas atividades com o computador. Observou-se também, ao longo do curso, as estratégias metacognitivas utilizadas no processo de aprendizagem das idosas. O terceiro artigo trata-se de um estudo transversal, quase-experimental, que investigou a relação entre o declínio cognitivo, a depressão e características como escolaridade, idade, uso de medicamentos, saúde e o desempenho na aprendizagem do uso da internet. Participaram 30 idosos com idades entre 60 e 75 anos residentes no município de Cascavel, Paraná. Foram avaliados em aspectos voltados à cognição, depressão e inteligência, bem como foram levantados dados sócio-demográficos para serem relacionados ao desempenho final de cada participante em função das habilidades adquiridas no uso do computador. Os 30 participantes estavam divididos em dois subgrupos segundo o curso que participaram. Um grupo maior com 24 idosos participava de um curso regular oferecido pelo programa assistencial da Fundação Assis Gurgacz, enquanto que o grupo menor de seis idosos foi organizado pelo pesquisador e pela Comissão de Orientação em Pesquisa e Extensão da Faculdade Assis Gurgacz com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes. Os resultados mostraram que nenhuma das variáveis independentes estudadas mostrava-se associada ao desempenho na aprendizagem das habilidades em informática, o que nos permite supor que neste nível de aprendizagem não existiriam impedimentos nem cognitivos, nem de escolaridade para que os idosos aprendam a lidar num nível básico com uma ferramenta que os conecte com a sociedade, amigos e lhe ofereça informações e entretenimento.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6999/380717.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA SOCIALIDOSOSIDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVASINFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAISPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAprendizagem por idosos na utilização da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL380717.pdf.jpg380717.pdf.jpgimage/jpeg2954http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/3/380717.pdf.jpga6ddc86bf4b94009ed88afd2c98ad0dfMD53TEXT380717.pdf.txt380717.pdf.txttext/plain137884http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/2/380717.pdf.txt10f634dfc78429a72eaea5c5eec91ee4MD52ORIGINAL380717.pdfapplication/pdf528270http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/1/380717.pdf1ccb1177a3fc4010484a3a46f50d8255MD51tede/6282015-04-17 17:19:27.28oai:tede2.pucrs.br:tede/628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem por idosos na utilização da internet
title Aprendizagem por idosos na utilização da internet
spellingShingle Aprendizagem por idosos na utilização da internet
Oliveira, Felipe Schroeder de
PSICOLOGIA SOCIAL
IDOSOS
IDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVAS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Aprendizagem por idosos na utilização da internet
title_full Aprendizagem por idosos na utilização da internet
title_fullStr Aprendizagem por idosos na utilização da internet
title_full_unstemmed Aprendizagem por idosos na utilização da internet
title_sort Aprendizagem por idosos na utilização da internet
author Oliveira, Felipe Schroeder de
author_facet Oliveira, Felipe Schroeder de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:73132470015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93997604053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779880Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Felipe Schroeder de
contributor_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
IDOSOS
IDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVAS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
topic PSICOLOGIA SOCIAL
IDOSOS
IDOSOS - ATIVIDADES COGNITIVAS
INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Foram elaborados três artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre o declínio cognitivo na terceira idade e a sua relação com aprendizagem, enfocando a sua relação com a metacognição. Neste artigo abordaram-se aspectos envolvidos na aprendizagem de informática por idosos. Para tanto, destacou-se o que a literatura nos traz em referência ao declínio cognitivo do idoso, à metacognição e às experiências de ensino na terceira idade já realizadas, contemplando programas de ensino em informática desta natureza. O segundo artigo se propôs a realizar um estudo de casos múltiplos realizado com quatro idosas residentes no município de Cascavel, Paraná, onde durante quatro meses participaram de um curso para adquirirem habilidades específicas do uso do computador especificamente a utilização da Internet. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do declínio cognitivo, da depressão e de características sócio-econômicas no desempenho das participantes nas atividades com o computador. Observou-se também, ao longo do curso, as estratégias metacognitivas utilizadas no processo de aprendizagem das idosas. O terceiro artigo trata-se de um estudo transversal, quase-experimental, que investigou a relação entre o declínio cognitivo, a depressão e características como escolaridade, idade, uso de medicamentos, saúde e o desempenho na aprendizagem do uso da internet. Participaram 30 idosos com idades entre 60 e 75 anos residentes no município de Cascavel, Paraná. Foram avaliados em aspectos voltados à cognição, depressão e inteligência, bem como foram levantados dados sócio-demográficos para serem relacionados ao desempenho final de cada participante em função das habilidades adquiridas no uso do computador. Os 30 participantes estavam divididos em dois subgrupos segundo o curso que participaram. Um grupo maior com 24 idosos participava de um curso regular oferecido pelo programa assistencial da Fundação Assis Gurgacz, enquanto que o grupo menor de seis idosos foi organizado pelo pesquisador e pela Comissão de Orientação em Pesquisa e Extensão da Faculdade Assis Gurgacz com a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes. Os resultados mostraram que nenhuma das variáveis independentes estudadas mostrava-se associada ao desempenho na aprendizagem das habilidades em informática, o que nos permite supor que neste nível de aprendizagem não existiriam impedimentos nem cognitivos, nem de escolaridade para que os idosos aprendam a lidar num nível básico com uma ferramenta que os conecte com a sociedade, amigos e lhe ofereça informações e entretenimento.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Felipe Schroeder de. Aprendizagem por idosos na utilização da internet. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
identifier_str_mv OLIVEIRA, Felipe Schroeder de. Aprendizagem por idosos na utilização da internet. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/3/380717.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/2/380717.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/628/1/380717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6ddc86bf4b94009ed88afd2c98ad0df
10f634dfc78429a72eaea5c5eec91ee4
1ccb1177a3fc4010484a3a46f50d8255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765273839927296