Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999 |
Resumo: | É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciais |
id |
P_RS_b2fc28ac91f586555aa106333645ef22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1999 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perna, Cristina Becker LopesCPF:43287336053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4CPF:00330764043http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718612U3Santos, Calhandra Pinter de Souza2015-04-14T13:38:24Z2011-05-052011-01-04SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431124.pdf: 1093612 bytes, checksum: b6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60 (MD5) Previous issue date: 2011-01-04É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciaisapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10462/431124.pdf.jpgengPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICA INGLESAINGLÊS - ENSINOINGLÊS - APRENDIZAGEMAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUATEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASRaising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431124.pdf.jpg431124.pdf.jpgimage/jpeg3050http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/3/431124.pdf.jpgbfa536ff1c90de9f271d0e1cb52706a0MD53TEXT431124.pdf.txt431124.pdf.txttext/plain292404http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/2/431124.pdf.txt17799385c9d9d22e0e95f6e2cffbf02fMD52ORIGINAL431124.pdfapplication/pdf1093612http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/1/431124.pdfb6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60MD51tede/19992015-04-17 16:57:03.82oai:tede2.pucrs.br:tede/1999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.eng.fl_str_mv |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
title |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
spellingShingle |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory Santos, Calhandra Pinter de Souza LINGUÍSTICA INGLESA INGLÊS - ENSINO INGLÊS - APRENDIZAGEM AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
title_full |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
title_fullStr |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
title_full_unstemmed |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
title_sort |
Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory |
author |
Santos, Calhandra Pinter de Souza |
author_facet |
Santos, Calhandra Pinter de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perna, Cristina Becker Lopes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43287336053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00330764043 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718612U3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Calhandra Pinter de Souza |
contributor_str_mv |
Perna, Cristina Becker Lopes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA INGLESA INGLÊS - ENSINO INGLÊS - APRENDIZAGEM AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA |
topic |
LINGUÍSTICA INGLESA INGLÊS - ENSINO INGLÊS - APRENDIZAGEM AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA TEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA) LINGUÍSTICA - PRAGMÁTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
É provável que características pragmáticas da língua inglesa sejam ignoradas no ambiente escolar de ensino de língua inglesa. O desenvolvimento da consciência pragmática em língua inglesa é importante devido ao fato de que isso pode decidir se uma interação comunicativa é bem‐sucedida ou não. Com o objetivo de obter uma interação bem-sucedida no aprendizado de língua, os professores deveriam não só destacar formas linguisticas e regras sintáticas, mas também reconhecer a língua como socioculturalmente enraizada. As ambiguidades das estruturas em língua inglesa, que podem aparecer durante o processo de aquisição da língua, são possíveis de serem resolvidas por inferência e reconhecimento da implicitude de enunciados ambos aspectos pragmáticos que podem ser negligenciados durante o ato de ensinar. Para a aquisição da língua inglesa acontecer, é necessário incorporar características pragmáticas no ensino. Devido ao fato da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995) lidar com comunicação humana, ela é a teoria escolhida para integrar aspectos naturais da cognição humana com o processo inferencial de enunciados, no intuito de promover consciência pragmática da língua inglesa através do ensino de atividades inferenciais |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Calhandra Pinter de Souza. Raising pragmatic awareness of similar structures in english through relevance theory. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/3/431124.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/2/431124.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1999/1/431124.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfa536ff1c90de9f271d0e1cb52706a0 17799385c9d9d22e0e95f6e2cffbf02f b6d8f141521fa7269aaa004a6941ab60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283384066048 |