Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3609 |
Resumo: | O presente trabalho que sustentou-se na tese: Criar uma cultura avaliativa na UNIVATES implica contemplar, além das dimensões explícitas indicadas pela legislação do SINAES, a dimensão humana implícita em cada um dos sujeitos, simultaneamente avaliadores e avaliados, integrantes da comunidade acadêmica na persecução do compromisso de permanente melhoria de qualidade da Educação Superior, analisou o conjunto de ações desenvolvidas no interior dos processos avaliativos institucionais, verificou as práticas produzidas como resultantes desses processos e buscou junto aos sujeitos avaliadores/avaliados os entendimentos sobre como criar uma cultura avaliativa, quando se necessita da construção coletiva, com intensa participação da comunidade acadêmica, tanto nos procedimentos e implementação, quanto na utilização dos resultados. A investigação considerou a retrospectiva histórica dos processos avaliativos institucionais desenvolvidos na última década na e pela UNIVATES e as adequações realizadas com a implantação do novo sistema de avaliação SINAES/2004 para compreender melhor o papel dos sujeitos avaliadores/avaliados envolvidos na construção de uma cultura avaliativa comprometida com a melhoria da qualidade da Educação que está a exigir a compreensão do todo em que está inserida e, principalmente da dimensão humana, que os processos legalmente instituídos ainda pouco nos revelam. Assim, buscou-se identificar por meio de uma abordagem Transdisciplinar, uma possível preocupação com o ser humano, ouvindo os sete membros da Comissão Própria de Avaliação CPA (por entrevista semi-estruturada) e os seis integrantes da Comissão Interna de Avaliação CIA, UNIVATES (por Grupo Focal). Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos de Nicolescu, Morin e Wilber, enfocando as dimensões voltadas para a inteireza do ser, - Ser Humano Integral. O processo de avaliação desenvolvido nos mostrou que a cultura avaliativa desejada, embora não explicitada nos preceitos legais, se faz presente e em fase de construção na UNIVATES. Sugere-se, para tanto, a sustentação em um novo olhar (transdisciplinar) que viabiliza pelos seus pilares: complexidade, lógica do terceiro incluído e níveis de realidade, a abertura de possibilidade de não contradição entre diferentes culturas, vislumbrando caminhos para novas e permanentes construções, numa perspectiva de inacabamento. |
id |
P_RS_b5ae47468a654a120d76e7a945017f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3609 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:04191773020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799446J6Schneider, Ledi2015-04-14T14:22:56Z2009-06-172009-03-23SCHNEIDER, Ledi. Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3609Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413252.pdf: 497056 bytes, checksum: 8ad7fde4489624542d841549699cb36e (MD5) Previous issue date: 2009-03-23O presente trabalho que sustentou-se na tese: Criar uma cultura avaliativa na UNIVATES implica contemplar, além das dimensões explícitas indicadas pela legislação do SINAES, a dimensão humana implícita em cada um dos sujeitos, simultaneamente avaliadores e avaliados, integrantes da comunidade acadêmica na persecução do compromisso de permanente melhoria de qualidade da Educação Superior, analisou o conjunto de ações desenvolvidas no interior dos processos avaliativos institucionais, verificou as práticas produzidas como resultantes desses processos e buscou junto aos sujeitos avaliadores/avaliados os entendimentos sobre como criar uma cultura avaliativa, quando se necessita da construção coletiva, com intensa participação da comunidade acadêmica, tanto nos procedimentos e implementação, quanto na utilização dos resultados. A investigação considerou a retrospectiva histórica dos processos avaliativos institucionais desenvolvidos na última década na e pela UNIVATES e as adequações realizadas com a implantação do novo sistema de avaliação SINAES/2004 para compreender melhor o papel dos sujeitos avaliadores/avaliados envolvidos na construção de uma cultura avaliativa comprometida com a melhoria da qualidade da Educação que está a exigir a compreensão do todo em que está inserida e, principalmente da dimensão humana, que os processos legalmente instituídos ainda pouco nos revelam. Assim, buscou-se identificar por meio de uma abordagem Transdisciplinar, uma possível preocupação com o ser humano, ouvindo os sete membros da Comissão Própria de Avaliação CPA (por entrevista semi-estruturada) e os seis integrantes da Comissão Interna de Avaliação CIA, UNIVATES (por Grupo Focal). Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos de Nicolescu, Morin e Wilber, enfocando as dimensões voltadas para a inteireza do ser, - Ser Humano Integral. O processo de avaliação desenvolvido nos mostrou que a cultura avaliativa desejada, embora não explicitada nos preceitos legais, se faz presente e em fase de construção na UNIVATES. Sugere-se, para tanto, a sustentação em um novo olhar (transdisciplinar) que viabiliza pelos seus pilares: complexidade, lógica do terceiro incluído e níveis de realidade, a abertura de possibilidade de não contradição entre diferentes culturas, vislumbrando caminhos para novas e permanentes construções, numa perspectiva de inacabamento.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13230/413252.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃOPOLÍTICA EDUCACIONAL - BRASILUNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413252.pdf.jpg413252.pdf.jpgimage/jpeg2928http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/3/413252.pdf.jpgc5a5e0abb82390ef541d00452d697b0bMD53TEXT413252.pdf.txt413252.pdf.txttext/plain292802http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/2/413252.pdf.txt6c57a6e79ca9ca391083d39a7ce0a8eeMD52ORIGINAL413252.pdfapplication/pdf497056http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/1/413252.pdf8ad7fde4489624542d841549699cb36eMD51tede/36092015-04-30 08:15:38.804oai:tede2.pucrs.br:tede/3609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
title |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
spellingShingle |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo Schneider, Ledi ENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL UNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
title_full |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
title_fullStr |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
title_sort |
Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo |
author |
Schneider, Ledi |
author_facet |
Schneider, Ledi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portal, Leda Lísia Franciosi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29243980025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:04191773020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799446J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Ledi |
contributor_str_mv |
Portal, Leda Lísia Franciosi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL UNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL |
topic |
ENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL UNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho que sustentou-se na tese: Criar uma cultura avaliativa na UNIVATES implica contemplar, além das dimensões explícitas indicadas pela legislação do SINAES, a dimensão humana implícita em cada um dos sujeitos, simultaneamente avaliadores e avaliados, integrantes da comunidade acadêmica na persecução do compromisso de permanente melhoria de qualidade da Educação Superior, analisou o conjunto de ações desenvolvidas no interior dos processos avaliativos institucionais, verificou as práticas produzidas como resultantes desses processos e buscou junto aos sujeitos avaliadores/avaliados os entendimentos sobre como criar uma cultura avaliativa, quando se necessita da construção coletiva, com intensa participação da comunidade acadêmica, tanto nos procedimentos e implementação, quanto na utilização dos resultados. A investigação considerou a retrospectiva histórica dos processos avaliativos institucionais desenvolvidos na última década na e pela UNIVATES e as adequações realizadas com a implantação do novo sistema de avaliação SINAES/2004 para compreender melhor o papel dos sujeitos avaliadores/avaliados envolvidos na construção de uma cultura avaliativa comprometida com a melhoria da qualidade da Educação que está a exigir a compreensão do todo em que está inserida e, principalmente da dimensão humana, que os processos legalmente instituídos ainda pouco nos revelam. Assim, buscou-se identificar por meio de uma abordagem Transdisciplinar, uma possível preocupação com o ser humano, ouvindo os sete membros da Comissão Própria de Avaliação CPA (por entrevista semi-estruturada) e os seis integrantes da Comissão Interna de Avaliação CIA, UNIVATES (por Grupo Focal). Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos de Nicolescu, Morin e Wilber, enfocando as dimensões voltadas para a inteireza do ser, - Ser Humano Integral. O processo de avaliação desenvolvido nos mostrou que a cultura avaliativa desejada, embora não explicitada nos preceitos legais, se faz presente e em fase de construção na UNIVATES. Sugere-se, para tanto, a sustentação em um novo olhar (transdisciplinar) que viabiliza pelos seus pilares: complexidade, lógica do terceiro incluído e níveis de realidade, a abertura de possibilidade de não contradição entre diferentes culturas, vislumbrando caminhos para novas e permanentes construções, numa perspectiva de inacabamento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHNEIDER, Ledi. Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3609 |
identifier_str_mv |
SCHNEIDER, Ledi. Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/3/413252.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/2/413252.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3609/1/413252.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5a5e0abb82390ef541d00452d697b0b 6c57a6e79ca9ca391083d39a7ce0a8ee 8ad7fde4489624542d841549699cb36e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294479048704 |