Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3838 |
Resumo: | Para quem acompanha e vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas. Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta, parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros, incluídos lingüistas. O problema investigado foi: - Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do Desenhando, lendo e escrevendo DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de estudo de caso, amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização, relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6 anos na aprendizagem da leitura e da escrita. |
id |
P_RS_b9c84c76877e0b2376444ae598acf761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3838 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Engers, Maria Emília AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:15139140063http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710651P9Trevisan, Albino2015-04-14T14:23:54Z2007-09-032007-08-06TREVISAN, Albino. Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3838Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393850.pdf: 7757871 bytes, checksum: 0cb1afe90fc669092b2605de222e7582 (MD5) Previous issue date: 2007-08-06Para quem acompanha e vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas. Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta, parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros, incluídos lingüistas. O problema investigado foi: - Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do Desenhando, lendo e escrevendo DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de estudo de caso, amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização, relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6 anos na aprendizagem da leitura e da escrita.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12813/393850.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçALFABETIZAÇÃO - MÉTODOS DE ENSINOALFABETIZAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393850.pdf.jpg393850.pdf.jpgimage/jpeg3044http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/3/393850.pdf.jpg9c6b782b485036a79738d2700637b7f0MD53TEXT393850.pdf.txt393850.pdf.txttext/plain425590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/2/393850.pdf.txta91917955247f652302af7e28473141eMD52ORIGINAL393850.pdfapplication/pdf7757871http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/1/393850.pdf0cb1afe90fc669092b2605de222e7582MD51tede/38382015-04-30 08:15:39.796oai:tede2.pucrs.br:tede/3838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
title |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
spellingShingle |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar Trevisan, Albino ALFABETIZAÇÃO - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
title_full |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
title_fullStr |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
title_full_unstemmed |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
title_sort |
Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar |
author |
Trevisan, Albino |
author_facet |
Trevisan, Albino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00500631034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:15139140063 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710651P9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Albino |
contributor_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO |
topic |
ALFABETIZAÇÃO - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Para quem acompanha e vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas. Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta, parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros, incluídos lingüistas. O problema investigado foi: - Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do Desenhando, lendo e escrevendo DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de estudo de caso, amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização, relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6 anos na aprendizagem da leitura e da escrita. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TREVISAN, Albino. Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3838 |
identifier_str_mv |
TREVISAN, Albino. Desenhando, lendo e escrevendo DELES : uma proposta metodológica de alfabetizar. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/3/393850.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/2/393850.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3838/1/393850.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c6b782b485036a79738d2700637b7f0 a91917955247f652302af7e28473141e 0cb1afe90fc669092b2605de222e7582 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765296424157184 |