O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ionara Barcellos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392
Resumo: Esta investigação tem por objetivo compreender como uma proposta metodológica, para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, utilizando os princípios do Educar pela Pesquisa, da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, pode proporcionar (re) construção de conhecimentos e maior autonomia na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, através de contato direto da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa, descritiva, investigativa e interpretativa, sem intenções de generalização. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de campo e de gravações em áudio. Para a interpretação dos dados, foi adotada a metodologia de Análise Textual Discursiva, pela qual foi possível reconhecer os fundamentos de uma sala de aula com pesquisa; o núcleo central da aprendizagem significativa; os princípios da aprendizagem significativa crítica. O estudo resultou na organização de duas categorias e suas subcategorias. Na categoria Construção de Conhecimentos, verificou-se e validou-se a influência do papel do professor e do aluno na construção de conhecimentos e as evidências da construção desse conhecimento, gerados em benefício do ser humano e da sociedade. A categoria Autonomia corroborou e legitimou a influência do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como o papel do estudante no desenvolvimento da própria autonomia. Apresentam-se evidências de trabalho autônomo realizado pelo estudante e a composição da avaliação das atividades propostas aos sujeitos. Interpreta-se a avaliação das atividades propostas aos sujeitos, pelos sujeitos. Analisa-se a importância de o professor estimular a pesquisa na sala de aula, considerar os conhecimentos prévios dos alunos e evidenciar ao aprendiz a finalidade da aquisição de um novo conhecimento. Concluiu-se que as estratégias desenvolvidas com os estudantes os auxiliaram o desenvolvimento da autonomia intelectual, a construção de conhecimentos para a formação de conexões com as demais áreas do conhecimento, a (re) descoberta de relações interpessoais, as quais propiciaram crescimento pessoal e os auxiliarão em suas vidas de trabalhadores na área da saúde.
id P_RS_bc8f90a904aa647f09decff27c529f31
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3392
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do RosárioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:40059618000http://lattes.cnpq.br/0380415528970545Amaral, Ionara Barcellos2015-04-14T14:12:43Z2010-11-122010-03-26AMARAL, Ionara Barcellos. O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426666.pdf: 1328645 bytes, checksum: 552d36b6efc360b9b4655c29f8802ee1 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26Esta investigação tem por objetivo compreender como uma proposta metodológica, para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, utilizando os princípios do Educar pela Pesquisa, da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, pode proporcionar (re) construção de conhecimentos e maior autonomia na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, através de contato direto da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa, descritiva, investigativa e interpretativa, sem intenções de generalização. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de campo e de gravações em áudio. Para a interpretação dos dados, foi adotada a metodologia de Análise Textual Discursiva, pela qual foi possível reconhecer os fundamentos de uma sala de aula com pesquisa; o núcleo central da aprendizagem significativa; os princípios da aprendizagem significativa crítica. O estudo resultou na organização de duas categorias e suas subcategorias. Na categoria Construção de Conhecimentos, verificou-se e validou-se a influência do papel do professor e do aluno na construção de conhecimentos e as evidências da construção desse conhecimento, gerados em benefício do ser humano e da sociedade. A categoria Autonomia corroborou e legitimou a influência do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como o papel do estudante no desenvolvimento da própria autonomia. Apresentam-se evidências de trabalho autônomo realizado pelo estudante e a composição da avaliação das atividades propostas aos sujeitos. Interpreta-se a avaliação das atividades propostas aos sujeitos, pelos sujeitos. Analisa-se a importância de o professor estimular a pesquisa na sala de aula, considerar os conhecimentos prévios dos alunos e evidenciar ao aprendiz a finalidade da aquisição de um novo conhecimento. Concluiu-se que as estratégias desenvolvidas com os estudantes os auxiliaram o desenvolvimento da autonomia intelectual, a construção de conhecimentos para a formação de conexões com as demais áreas do conhecimento, a (re) descoberta de relações interpessoais, as quais propiciaram crescimento pessoal e os auxiliarão em suas vidas de trabalhadores na área da saúde.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11567/426666.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - TEORIASAPRENDIZAGEMENSINO - METODOLOGIAENSINO PROFISSIONALIZANTEPESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIAMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOCURSOS TÉCNICOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL426666.pdf.jpg426666.pdf.jpgimage/jpeg3439http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/3/426666.pdf.jpg21897421458398827bbfdeb960d2f625MD53TEXT426666.pdf.txt426666.pdf.txttext/plain430194http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/2/426666.pdf.txte60bb56ca64f36d091cef046e5ecbf8aMD52ORIGINAL426666.pdfapplication/pdf1328645http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/1/426666.pdf552d36b6efc360b9b4655c29f8802ee1MD51tede/33922015-04-17 15:59:57.185oai:tede2.pucrs.br:tede/3392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
title O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
spellingShingle O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
Amaral, Ionara Barcellos
EDUCAÇÃO - TEORIAS
APRENDIZAGEM
ENSINO - METODOLOGIA
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
PESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CURSOS TÉCNICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
title_full O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
title_fullStr O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
title_full_unstemmed O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
title_sort O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos
author Amaral, Ionara Barcellos
author_facet Amaral, Ionara Barcellos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:40059618000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0380415528970545
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ionara Barcellos
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO - TEORIAS
APRENDIZAGEM
ENSINO - METODOLOGIA
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
PESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CURSOS TÉCNICOS
topic EDUCAÇÃO - TEORIAS
APRENDIZAGEM
ENSINO - METODOLOGIA
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
PESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CURSOS TÉCNICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta investigação tem por objetivo compreender como uma proposta metodológica, para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, utilizando os princípios do Educar pela Pesquisa, da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, pode proporcionar (re) construção de conhecimentos e maior autonomia na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, através de contato direto da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa, descritiva, investigativa e interpretativa, sem intenções de generalização. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de campo e de gravações em áudio. Para a interpretação dos dados, foi adotada a metodologia de Análise Textual Discursiva, pela qual foi possível reconhecer os fundamentos de uma sala de aula com pesquisa; o núcleo central da aprendizagem significativa; os princípios da aprendizagem significativa crítica. O estudo resultou na organização de duas categorias e suas subcategorias. Na categoria Construção de Conhecimentos, verificou-se e validou-se a influência do papel do professor e do aluno na construção de conhecimentos e as evidências da construção desse conhecimento, gerados em benefício do ser humano e da sociedade. A categoria Autonomia corroborou e legitimou a influência do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como o papel do estudante no desenvolvimento da própria autonomia. Apresentam-se evidências de trabalho autônomo realizado pelo estudante e a composição da avaliação das atividades propostas aos sujeitos. Interpreta-se a avaliação das atividades propostas aos sujeitos, pelos sujeitos. Analisa-se a importância de o professor estimular a pesquisa na sala de aula, considerar os conhecimentos prévios dos alunos e evidenciar ao aprendiz a finalidade da aquisição de um novo conhecimento. Concluiu-se que as estratégias desenvolvidas com os estudantes os auxiliaram o desenvolvimento da autonomia intelectual, a construção de conhecimentos para a formação de conexões com as demais áreas do conhecimento, a (re) descoberta de relações interpessoais, as quais propiciaram crescimento pessoal e os auxiliarão em suas vidas de trabalhadores na área da saúde.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Ionara Barcellos. O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392
identifier_str_mv AMARAL, Ionara Barcellos. O educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica : uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentos. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/3/426666.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/2/426666.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3392/1/426666.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21897421458398827bbfdeb960d2f625
e60bb56ca64f36d091cef046e5ecbf8a
552d36b6efc360b9b4655c29f8802ee1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293049839616